Em audiência na Câmara Federal, delegados reafirmam e detalham denúncias de espionagem ordenadas por secretário de Segurança

1comentário
Os delegados Tiago Bardal (participou por videoconferência) e Ney Anderson com o deputado federal Aluísio Mendes, autor do requerimento que deu ensejo à audiência

Ouvidos pela Comissão de Segurança Pública da Câmara Federal, na tarde desta terça-feira (2), o ex-delegado Tiago Bardal e o delegado Ney Anderson, que atuaram no combate ao crime organizado no Maranhão, reafirmaram e forneceram detalhes sobre as acusações de que o sistema de segurança pública do Estado tem sido usado pelo governo Flávio Dino (PCdoB) para perseguir e chantagear adversários e autoridades públicas.

Alguns políticos tiveram seus nomes citados pelo delegado Ney Anderson na oitiva, até o momento: um deles foi o ex-secretário de Estado da Comunicação Social e Assuntos Políticos e atual deputado federal (presente à audiência na Comissão de Segurança Pública da Câmara Federal), Márcio Jerry, que chegou a ser investigado por ordem do secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, apesar de ser membro do próprio governo comunista.

Outro mencionado foi o vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de São Luís Astro de Ogum, cujo telefone celular teria sido grampeado para investigação de um suposto caso de pedofilia. A atribuição da suspeita ao vereador seria um meio de chantageá-lo.

A prefeita de Raposa, Talita Laci (PCdoB) também foi mencionada na oitiva. O fato supostamente protagonizado pela comunista foi a acusação, feita com base em interceptações telefônicas, de que ela teve sua campanha eleitoral, em 2016, financiada por facções criminosas. Segundo Ney Anderson, a investigação iniciada pela delegacia especializada foi encerrada, antes da conclusão, e remetida à Delegacia de Raposa, procedimento que violou as normas da Polícia Civil.

O senador Roberto Rocha (PCdoB), também presente à oitiva, foi outro político espionado pelo sistema de segurança pública do Maranhão. Segundo Ney Anderson, o temor era de que o tucano criasse embaraços à campanha governista em 2018. O delegado chegou a fazer um juramento, mesmo que informal, olhando nos olhos do senador, de que estava falando a verdade.

Tiago Bardal ressaltou que a polícia do Maranhão está tão politizada nestes tempos de comunismo que no período eleitoral do ano passado, membros da cúpula da segurança pública foram constantemente obrigados a vestir a camisa do partido do governo em comícios, caminhadas e outros atos de campanha.

Desembargadores

Ainda segundo os depoentes, o secretário de Segurança determinou que assessores e até parentes de desembargadores tivessem seus telefones grampeados. Um dos magistrados do Tribunal de Justiça supostamente alvos de espionagem foi Guerreiro Júnior, por meio de uma filha e do marido dela. Outro foi José de Ribamar Froz Sobrinho, que teve dois assessores monitorados. Um terceiro desembargador a entrar na mira do secretário de Segurança foi Tyrone Silva, pelo fato de o mesmo ter soltado o empresário conhecido como Pacovan. A desembargadora Nelma Sarney também tornou-se alvo de Jefferson Portela. Segundo Ney Anderson, por várias vezes, o secretário teria pedido aos delegados de combate ao crime organizado que a espionassem.

Assista:

1 comentário para "Em audiência na Câmara Federal, delegados reafirmam e detalham denúncias de espionagem ordenadas por secretário de Segurança"


  1. Larissa

    tem q ser investigado todas essas operações. tem muito mais, infelizmente não tiveram tempo pra relatar o restante. o secretario de segurança tem que ser afastado, caso não queira, essa investigação tem que ser feita pela policia federal.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS