Prefeito Edivaldo entrega creche em tempo integral na Chácara Brasil

0comentário

Além da creche, foram entregues também pelo prefeito Edivaldo dois carros-biblioteca totalmente equipados e adaptados com obras infantis; a ação reforça os investimentos que o prefeito vem realizado na área visando a melhoria da qualidade do ensino

Prefeito Edivaldo e primeira-dama, Camila Holanda, são cumprimentados pela comunidade na inauguração da creche

O prefeito Edivaldo Holanda Junior inaugurou neste sábado (21) a U.E.B. Carlos Salomão Chaib, localizada na Chácara Brasil. A creche municipal vai atender, em tempo integral, 190 crianças de 2 a 5 anos de idade da região. As matrículas já foram realizadas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e as aulas já começam na terça-feira (24). A abertura de novas vagas para a educação infantil integra a política educacional que o prefeito Edivaldo implantou e vem desenvolvendo em sua gestão. Além da creche, foram entregues também dois carros-biblioteca totalmente equipados e adaptados com obras infantis que promoverão a valorização da cultura maranhense e atenderão todas as escolas da rede municipal de ensino, seguindo um cronograma próprio.

“Estamos fazendo a entrega desta creche hoje com a certeza de que ela trará muitos benefícios para as crianças e famílias da região. A creche conta com toda a estrutura e equipe de profissionais necessárias para atender todas as necessidades dos alunos. A equipe é multiprofissional com nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos e outros. Ainda este ano entregaremos creches na Cidade Operária e Morada do Sol e temos outras em construção”, disse o prefeito Edivaldo que estava acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda, do vice-prefeito Julio Pinheiro e de secretários municipais, entre eles o titular da Semed, Moacir Feitosa.

Também acompanharam o prefeito na inauguração a promotora da Educação, Maria Luciane Lisboa Belo, os vereadores Marquinhos e Paulo Vitor e o presidente do Sinduscon-MA, Fábio Nanuz, entre outras autoridades.

Prefeito Edivaldo, vice-prefeito, Júlio Pinheiro, secretários Moacir Feitosa (Educação) e Nonato Chocolate (Representação Parlamentar) com educadoras da creche

A unidade atenderá principalmente a crianças dos bairros da região do Turu, como Divinéia, Vila Luizão, Alonso Costa, Chácara Brasil, entre outros. Estão sendo oferecidas 190 vagas em período integral, das 8h às 17h. A nova creche é totalmente climatizada e com toda infraestrutura para ofertar um serviço de qualidade às crianças e suas famílias. São espaços idealizados para o acolhimento e desenvolvimentos das crianças.

O vice-prefeito de São Luís, Júlio Pinheiro, destacou que a creche será um instrumento transformador na região. “Eu também sou professor, então, sei muito bem a importância que essa creche terá para essas famílias. A melhoria da educação tem sido um dos mais importantes compromissos do prefeito Edivaldo com São Luís e muitos avanços já foram conquistados”, informou.

APROVAÇÃO

As mães presentes na solenidade de inauguração, aprovaram a estrutura do espaço e estão ansiosas pelo início das aulas. Ana Carolina Pereira Costa, mãe dos gêmeos Samuel e Davi, de três anos, disse que agora ficará mais tranquila, tendo onde deixar os filhos. “Eu dava um agrado para minha prima ficar com eles enquanto eu trabalho, pois não tenho como pagar uma creche particular, principalmente porque são dois e ficaria muito caro. Agora vai ficar ótimo. Eles já estão matriculados. Eu visitei a creche e gostei muito das instalações”, disse.

Marcilene da Silva Santos tem um filho de 3 anos que também estudará na creche. Ela é representante da Comissão de Pais e agradeceu ao prefeito Edivaldo pela entrega da creche. “Nós tivemos várias reuniões para que pudéssemos contribuir com esse projeto. Acompanhamos de perto a construção e digo que estou emocionada com toda a estrutura que nossos filhos vão ter. Esta creche era muito aguardada e vai mudar a vida das famílias da região”, afirmou.

ESTRUTURA

Uma das 10 salas de aula que receberão as crianças e educadores da creche

A creche conta com 10 salas de aula, sala de multiuso, com TV e jogos educativos, fraldário, cozinha, pátio coberto, sala para amamentação, área livre com parquinho e jardim; secretaria, sala de professores e direção, além de seis banheiros, sendo três masculinos e três femininos. A sala de multiuso servirá também para reuniões e treinamento dos professores e educadores. A unidade fornecerá todas as refeições às crianças – do café da manhã ao jantar – antes de retornarem para casa.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, o período integral de atendimento é um diferencial deste equipamento. “A creche tem uma excelente estrutura para proporcionar uma educação de qualidade e dar aos pais a tranquilidade que necessitam, além de oferecer o atendimento em tempo integral e para os profissionais altamente capacitados para atuarem com meninos e meninas de 2 a 5 anos”, pontuou.

As aulas começam na terça-feira (24). As matrículas foram realizadas do dia 9 ao dia 12 deste mês, e no dia 13 foi realizada uma reunião com os pais das crianças que serão atendidas. Durante a reunião, foram dadas explicações sobre como será o funcionamento da creche, desde a parte pedagógica, rotina, alimentação, horários, até as especificidades de cada idade. A reunião aconteceu em dois momentos: um com os pais de crianças de 2 e 3 anos e outro com os das crianças de 4 e 5 anos.

Sala de recreação climatizada conta com vários brinquedos para as crianças

CARROS-BIBLIOTECA

Durante a entrega da creche, o prefeito Edivaldo entregou dois carros-biblioteca completamente equipados. São duas vans totalmente adaptadas para funcionar como bibliotecas móveis e para receber meninos e meninas, estimulando o interesse pela leitura e desenvolvendo o prazer de ler. Um dos veículos, que será destinado à Educação Infantil, possui o tema “Lendas Maranhenses”, e ilustra nossas principais lendas: Serpente Encantada, A carruagem de Ana Jansen, Rei Dom Sebastião, entre outras. O acervo também evidencia a produção literária maranhense com obras de autores como Marta Reis, Wilson Marques, Marcio Henrique, Sharlene Serra e Natinho Costa.

Prefeito Edivaldo Holanda Júnior com grupo de crianças e educadora em carro biblioteca

O outro carro, que beneficiará estudantes do Ensino Fundamental, traz dois cenários: um sobre a área urbana, com imagens do Centro Histórico de São Luís e da área rural, valorizando a natureza. Os dois cenários fazem alusão às brincadeiras e jogos que serão realizados nas atividades do carro biblioteca. Neste carro há um acervo de mais de 200 livros com textos clássicos da literatura infanto-juvenil entre eles Os Três Porquinhos, Branca de Neve, Pinóquio, Chapeuzinho Vermelho, entre outros.

FORMAÇÃO

Os profissionais que irão trabalhar na U.E.B Carlos Salomão Chaib estão há um mês participando de formação, em diversas temáticas, com o objetivo de capacitá-los para receberem as crianças. Dentre as temáticas que foram tratadas durante formação estão os ‘Direitos das Crianças’, ‘Autismo’, ‘Primeiros Socorros’, ‘O Papel do Cuidador na Escola’, a ‘Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil’, entre outros.

AVANÇOS NA EDUCAÇÃO

Fachada da UEB Salomão Chaib e creche e pré-escola. na Chácara Brasil

A educação é mais uma área em que o prefeito Edivaldo vem consolidando avanços ao longo da sua gestão. Para reestruturar a educação municipal, o prefeito Edivaldo implantou o macroprograma Educar Mais estruturado em cinco eixos: reforma da rede física, avaliação escolar, gestão escolar, formação docente e monitoramento permanente.

Através do Programa, já foram reformadas mais de 170 escolas municipais e o sistema de ensino da rede municipal conta atualmente com mais de mil salas de aula com ar-condicionado, garantindo mais conforto para os estudantes e profissionais.

A Prefeitura de São Luís já tem mais duas creches com obras em finalização. Estão sendo concluídas também outras na Cidade Operária e Morada do Sol.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Sem comentário para "Prefeito Edivaldo entrega creche em tempo integral na Chácara Brasil"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS