Professor reconhece melhorias na educação de Caxias na gestão de Fábio Gentil

0comentário
Escola foi completamente reformada em povoado de Caxias pela gestão do prefeito Fábio Gentil

Em depoimento escrito que circula nas mídias sociais, o professor da rede municipal de ensino de Caxias Antônio Rodrigues faz um reconhecimento público aos avanços na educação que marcam a gestão do prefeito Fábio Gentil. O educador destacou desde a boa infraestrutura das escolas já construídas e reformadas à qualidade da merenda escolar servida aos estudantes caxienses, além dos livros didáticos, que, conforme já constatou, não deixam nada a desejar em relação ao material utilizado por alunos da rede privada.

Contrapondo-se às críticas feitas à atual gestão feitas por pessoas nas ruas e denúncias veiculadas em emissoras de televisão, Antônio Rodrigues, que tem 18 anos de atuação no magistério, diz, convicto, que nenhum, outro prefeito fez tanto pela educação quanto Fábio Gentil.

Prefeito Fábio Gentil com servidores da cozinha de escola, que foi totalmente reestruturada

Sem deixar de admitir que ainda há muito por fazer, o professor mencionou as escolas já reformadas na sede e na zona rural de Caxias. Ressaltou ainda o cenário desfavorável no plano federal, já que o governo anterior congelou por 20 anos os investimentos em educação no país. Ainda assim, segundo o educador, os avanços no ensino são visíveis nestes três anos de administração de Fábio Gentil.

Área externa e vista da fachada da escola, que ganhou novo aspecto e estrutura física de excelência

Antônio Rodrigues atribui as críticas e denúncias a pessoas inconformadas com a perda das regalias proporcionadas pelo poder, que, na opinião dele, partem para o ataque com a a única intenção de tentar reaver os privilégios que já não têm mais.

Abaixo, o depoimento, na íntegra:

DEPOIMENTO DE UM PROFESSOR DE CAXIAS

Sou professor do estado e também do município de Caxias. Me chamo Antonio Rodrigues e tenho orgulho da minha profissão, que exerço há quase 18 anos. Tenho visto pessoas e até TV’s criticando a forma com que o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, está trabalhando na educação, mas olha, em quase 18 anos lecionando, eu afirmo com toda a sinceridade que nenhum prefeito, até hoje, fez tanto pela educação de nossa cidade quanto Fábio está fazendo. Falo isso com convicção de quem passou por vários prefeitos em Caxias.

Nem Ezíquio Barros, nem Márcia Marinho ou Paulo Marinho, nem mesmo Humberto ou Léo Coutinho. Léo foi quem não fez nada mesmo! A quantidade de escolas já reformadas na zona rural é impressionante, bem como na cidade.

Mas não podemos ser negligentes a ponto de dizer que não existem escolas da taipa no município, existem sim, não são muitas, mas existem. Tenho visto o empenho do prefeito para mudar essa realidade, que não é fácil! Em um país que congelou investimentos em educação pelos próximos 20 anos não é fácil administrar uma cidade como Caxias sem ajuda federal. Mas Fábio tem feito muito, mérito dele e precisamos reconhecer isso.

Caxias passou muitos anos sem investimentos na educação. A rede toda estava sucateada, mas hoje estamos vendo a chegada de carteiras novas em muitas escolas, a merenda das crianças segue rigorosamente o que o Ministério da Educação preconiza, balanceada e acompanhada por nutricionistas. Quantas escolas esse homem já inaugurou em três anos de mandato?!?! A da Vila Paraíso, por favor, uma baita de uma escola, moderna, com tudo que a rede oferece de bom.

Os livros que nossas crianças usam hoje são muito bons, não deixam em nada a desejar para os livros da rede privada. Isso tudo é investimento, não se pode negar que o prefeito tem trabalhado muito.

Ainda existem muitos problemas sim, mas são heranças malditas de anos e anos de abandono, sou professor e acompanhei durante muito tempo a educação de Caxias. Escolas ainda a serem reformadas ou construídas, todos nós sabemos que tem sim, e não foi o Fábio quem as deixou assim. Não podemos ser levianos em dizer que a culpa é do atual prefeito. Ele só tem três anos de mandato e está tentando ajeitar as coisas, a cidade toda pode ver.

Bem, para finalizar, quero dizer que não votei na eleição passada no atual prefeito, mas também não votei no anterior. Naquele momento, nenhum me representava. Mas admito que o atual prefeito, Fábio Gentil, tem me surpreendido muito com sua gestão. Eu converso com muitos colegas professores e muitos concordam, nem todos, claro! Mas o fato é que não podemos esquecer das mazelas do passado e ainda querer atribuir a culpa em quem não tem!

Estou vendo o esforço do gestor de Caxias e ele me tem feito acreditar que Caxias é a melhor cidade do mundo para se viver. Continuarei acreditando e abrindo os olhos das pessoas para que olhem para trás e façam uma comparação. Vejo hoje pessoas que nunca trabalharam, que sempre viveram grudadas no poder e que pelo fato de não ter mais as regalias de antes denigrem a imagem das pessoas e fazem de tudo para ter o poder novamente, mas não para ajudar quem precisa, mas para fazer tudo em favor de si mesmas.

Vamos abrir os olhos, meus amigos, quem teve chance de fazer antes, não fez, agora quer atribuir as mazelas que deixou para quem está tentando fazer. Não caiam nessa. Caxias tem crescido muito com essa administração, todo mundo vê!

Sem comentário para "Professor reconhece melhorias na educação de Caxias na gestão de Fábio Gentil"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS