Neste sábado tem Exposição Panamericana e Internacional de Cães de Raça na Terra Zoo

0comentário
Cães de raças diferentes perfilados para a escolha do juiz

Neste sábado, 9 de novembro, a partir das 8h da manhã na Terra Zoo Forquilha acontecem várias exposições de cães de raça pura na Terra Zoo.

Serão 3 Exposições Panamericanas, 1 Internacional e 1 Exposição Especializada do Grupo II, quando serão escolhidos os melhores cães dentro de seus grupos.

A Terra Zoo da Forquilha, vem sediando várias exposições de cães de raça. Um programa diferente, que sempre agrada crianças e adultos, que podem apreciar de perto, em uma arena coberta, a apresentação de cães de raça pura de muitas raças diferentes. Aberto ao público em geral, o evento sempre atrai criadores veteranos de cães e leigos no assunto.

FIQUE POR DENTRO

Se você assistiu pela primeira vez à uma exposição de cães, deve ter se perguntado o que pessoas de ternos e blazers faziam correndo com cachorros ao redor de uma arena. De um lado um Fila Brasileiro enorme, de outro um minúsculo Chihuahua, ou ainda um Bulldog Inglês, com aquela cara achatada de mau, mas que na verdade, não passa de um excelente cão de companhia.

A primeira vez que se vai a uma exposição de cães, nem sempre se entende o que está acontecendo. Para um leigo, o máximo que se consegue é apreciar as diferentes raças. Pois bem, exposições de beleza de cães, são eventos nos quais cães de raça pura, competem uns contra os outros, baseados em seus padrões de raça. O termo beleza refere-se a atributos físicos dos cães, incluindo aparência e estrutura do corpo. Algumas destas exposições, de tão famosas reúnem milhares de cães.

Cão da raça Doberman posando para foto no pódio

Nos Estados Unidos, o American Kennel Club promove a Westminster, no Madson Square Garden em NY, reunindo em cada edição mais de 2.000 cães, sendo uma das exposição mais famosa do mundo. A Inglaterra sedia a maior exposição de cães do mundo – a Crufts Dog Show, que reúne mais de 21 mil cães de diversos países, vindos de até 45 países diferentes. Na Crufts, durante quatro dias, os cães participaram de uma série de competições, que avaliaram quesitos como beleza, porte físico e agilidade. O evento é uma tradição de mais de um século: a primeira edição foi realizada em 1891, organizada por Charles Cruft, um apaixonado por cães, e a cada ano aumenta a quantidade público e de cães participantes.

Em uma exposição, primeiro são escolhidos os cães mais bonitos de cada raça. Depois este cães, competem com os de outras raças dos mesmos grupos dos quais fazem parte. Diferentes raças são agrupadas de acordo as aptidões. Exemplo poodle, shih tzu, chihuahua e maltês, pertencem ao grupo de cães de companhia, enquanto Dobermann, Rotweiller e Dogue Alemão são cães de guarda. Ao todo são 10 grupos. Escolhe-se então os melhores de cada grupo e no final, o melhor cão da exposição.

SAIBA MAIS

Existem três tipos de exposição:

  1. Exposição Geral de Todas as Raças: é um evento de âmbito geral onde entram todas as raças que, depois, são comparadas entre si para avaliar o nível geral da criação de cães. Dividem se em:

Exposição Nacional – julgada por um Árbitro de grupo ou de todas as raças onde os cães participam de Campeonato Nacional.
Exposição Pan Americana – julgada por um Árbitro de grupo ou de todas as raças onde os cães participam de Campeonato Pan Americano.
Exposição Internacional – julgada por um Árbitro de grupo ou de todas as raças onde os cães participam de Campeonato Internacional.

  1. Exposição Especializada de uma Raça é uma mostra na qual só participam exemplares da mesma raça e têm o objetivo de esmiuçar as qualidades e faltas particulares da raça analisada. Julgada por um Árbitro especializado, normalmente, criador da raça.
  2. Match de raça é um evento de âmbito regional, julgada por um criador da raça que promove o evento com o objetivo de formar futuros Árbitros de Exposições.

Realização:

MAKC- Maranhão Kennel Club. Apoio: CBKC – Confederação Brasileira de Cinofilia FCI – Federation Cynologique Internacionale e Terra Zoo. @terrazoo.

Informações: (98) 989088632.

Sem comentário para "Neste sábado tem Exposição Panamericana e Internacional de Cães de Raça na Terra Zoo"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS