Bandidos usam falso perfil do Golden Shopping Calhau no Instagram para aplicar golpes

3comentários
Perfil falso do Golden Shopping Calhau no Instagram usado pelos criminosos para aplicar os golpes tem apenas 33 publicações e 205 seguidores, números que estão fora da realidade desse tipo de negócio

Criminosos estão usando um falso perfil do Golden Shopping Calhau no Instagram para aplicar golpes em internautas incautos em São Luís. Aproveitando-se da exposição excessiva comum a muitos adeptos da rede social e do consumismo desenfreado, o bando identifica as potenciais vítimas e passa a abordá-las com insistência, solicitando dados pessoais a pretexto de contemplá-las em uma suposta ação promocional.

O crime virtual se dá da seguinte forma: utilizando a conta falsa do Golden Shopping Calhau no Instagram, o golpista torna-se seguidor da vítima escolhida e entra em contato, via caixa de diálogo (direct), oferecendo descontos em compras em lojas do empreendimento. Uma vez despertado o interesse na oferta, o fraudador solicita ao “contemplado” um número de telefone celular, com o DDD, e pergunta a região onde a pessoa mora. Uma vez fornecido o número, o golpista informa que enviará uma mensagem de SMS com um código formado por algarismos que seria o protocolo para validação dos descontos.

Conta oficial do empreendimento no Instagram tem 70,6 mil seguidores, o que reforça sua autenticidade

É nesse exato momento que a fraude é consumada. Caso a vítima siga a última instrução, terá seu número de WhatsApp clonado e amargará os transtornos comuns a esse tipo de golpe. Se o diálogo via direct não for suficiente para convencer a presa a validar o código, o golpista liga para o celular informado fingindo ser um operador de telemarketing, usando linguagem típica dessa atividade, demonstrando que tudo é muito bem arquitetado.

Ao que parece, trata-se de uma fraude nova, pelo menos no que se refere à conta do Instagram falsificada.

Mensagem do WhatsApp informando que a conta da vítima no aplicativo será registrada em um novo celular (o do golpista)

A propósito, o número de telefone utilizado pelos golpistas para ligar para as vítimas que não caem de imediato no golpe é o 11 96837-6988, de São Paulo, conforme mostra o DDD de origem da chamada, o que indica que a quadrilha tem atuação nacional.

Cabe agora às autoridades de segurança pública, sobretudo aos departamentos policiais que atuam no combate aos crimes tecnológicos, identificar e prender os envolvidos.

3 comentários para "Bandidos usam falso perfil do Golden Shopping Calhau no Instagram para aplicar golpes"


  1. Bandidos usam falso perfil do Golden Shopping Calhau no Instagram para aplicar golpes | Luís Cardoso – Bastidores da Notícia

    […] Por O Estado […]

  2. TVN é outra empresa local com nome usado em golpe e alerta clientes – Daniel Matos

    […] Bandidos usam falso perfil do Golden Shopping Calhau no Instagram para aplicar golpes | Luís Cardoso – Bastidores da Notícia em Bandidos usam falso perfil do Golden Shopping Calhau no Instagram para aplicar golpes […]

  3. Bandidos usam falso perfil do Golden Shopping Calhau no Instagram para aplicar golpes | Moreira Neto

    […] Na íntegra por DENIEL MATOS […]

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS