Desembargador Joaquim Figueiredo comanda sua primeira sessão de julgamentos como presidente

0comentário
Joaquim Figueiredo conduziu a primeira sessão como presidente do TRE-MA

Como presidente aclamado do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, o desembargador Joaquim Figueiredo liderou a primeira sessão de março de 2021, realizada na manhã desta terça, 2, invocando a proteção de Deus para desejar um bom dia à família judiciária eleitoral e a todos que assistem aos julgamentos que permanecem ocorrendo por videoconferência, transmitidos pelo canal TRE-MA do Youtube.

Após a leitura das atas das sessões anteriores, saudou a desembargadora Ângela Salazar que tomou posse como membro efetivo da Corte na segunda, 1º, assumindo o cargo de vice-presidente e corregedora, a quem desejou êxito por trabalhar em prol da sociedade nas decisões, com senso de justiça e com apoio integral da presidência e dos demais membros.

Em resposta à saudação, a corregedora agradeceu, afirmando que chega ao órgão para colaborar e que ainda está permeada de muita emoção e alegria. “Quero agradecer as manifestações dos colegas desta egrégia Corte e dizer que sei que minha responsabilidade aumentou e o quanto é difícil o acesso da mulher aos espaços de poder, isso em decorrência de que a nossa sociedade foi estruturada em cima do patriarcado sexista e machista. Para que a mulher cumpra com estas questões é só através da educação. Graças a Deus tive acesso a educação para lutar e chegar onde cheguei. Agradeço a Deus, aos meus pais, que souberam me conduzir apesar de serem semianalfabetos”.

Aproveitando o clima de saudações, a juíza Lavínia Coelho também desejou sucesso aos novos dirigentes, destacando que a desembargadora Ângela Salazar merece “parabéns duplo” por representar a maior parte da população brasileira, que é a feminina, porém pouca nos tribunais. “Enquanto não ocuparmos esses tribunais, enquanto não ocuparmos esses cargos de chefia como a senhora está alcançando esse e no próximo ano, não mudaremos este cenário triste”.

Por sua vez, o jurista Luis Fernando Xavier Guilhon fez ecoar o discurso do juiz Cristiano Simas feito durante a posse da nova mesa diretora, assim como o da juíza Lavínia, desejando triunfo a ambos os empossados.

O jurista Gilson Ramalho também parabenizou e desejou sucesso aos desembargadores, destacando que a chegada da desembargadora Ângela é um marco histórico nacional pela história de vida, resolvendo em parte um déficit que a sociedade brasileira tem com a população preta, pobre, que vem de escola pública, que tem a dificuldade do cotidiano maior que os demais.

Ex-assessor administrativo da Corregedoria Regional Eleitoral, cargo que assumiu quando o desembargador Joaquim Figueiredo tomou posse como membro efetivo do TRE-MA, em 26 de fevereiro de 2020, Luann de Matos Oliveira Soares é o novo diretor-geral da instituição, substituindo Gustavo Araújo Vilas Boas, exonerado a pedido na sexta, 26/02.

Datas e horários das sessões de março 2021

A partir de abril, o presidente anunciou modificações nas datas das sessões com vistas aos membros e direção poderem planejar suas audiências e tarefas de gabinete.

“As nossas sessões serão sempre realizadas nas primeiras e terceiras semanas do mês, segunda à tarde, terça pela manhã e tarde e quinta à tarde. Excepcionalmente, havendo necessidade, faremos em outro dia”, homologou o presidente.

As sessões de março seguem marcadas para os dias 2 (9h e 15h), 4 (15h), 15 (15h), 16 (9h e 15h), 18 (15h) e 30 (9h).

Reunião com secretários, assessores e coordenadores

Encerrada a sessão de julgamentos, o presidente Joaquim Figueiredo, a corregedora Ângela Salazar e o diretor-geral Luann de Matos reuniram-se com os secretários, assessores e coordenadores para uma conversa em que a pauta foi apresentarem-se e demonstrarem qual será o estilo da nova gestão.

Ratificaram que a gestão será compartilhada e que o compromisso com a coisa pública é o principal interesse, além do fortalecimento da imagem da Justiça Eleitoral e o cumprimento de metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça, entre outros.

Sem comentário para "Desembargador Joaquim Figueiredo comanda sua primeira sessão de julgamentos como presidente"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS