Indiano está internado em hospital privado de São Luís com suspeita de infecção por cepa rara e letal da Covid-19

6comentários

Paciente é um homem de 54 anos, tripulante de um navio fundeado na costa maranhense

Área de fundamento no litoral maranhense, onde estava o navio com tripulante indiano infectado pela Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) entrou em estado de alerta após um tripulante de um navio fundeado na Baía de São Marcos, de nacionalidade indiana, ter testado positivo para Covid-19 e ser internado em um hospital particular de São Luís. O país de origem do paciente tem registrado, em média, 380 mil casos da doença e 3.900 mortes por dia, atribuídas a um fungo raro e letal.

A notificação do caso foi feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em nota, a SES informou que o navio está em quarentena, na área de fundeio, no litoral maranhense, e que o tripulante contaminado é um homem de 54 anos que começou a apresentar sinais e sintomas da infecção pelo novo coronavírus no dia 4 deste mês.

Ainda de acordo com a SES, procedimentos médicos foram iniciados antes mesmo da internação do estrangeiro, no último dia 13, mas os sintomas persistiram. O restante da tripulação do navio está isolada e começou a ser testada desde a confirmação do caso.

A amostra coletada no paciente foi encaminhada ao Laboratório Central (Lacen/MA) para posterior envio ao Instituto Evandro Chagas, em Belém (PA) para sequenciamento genômico, que poderá definir se o indiano contraiu a cepa rara e letal que vem dizimando a população do seu país.

Abaixo, a nota da SES na íntegra:

6 comentários para "Indiano está internado em hospital privado de São Luís com suspeita de infecção por cepa rara e letal da Covid-19"


  1. Antonio Meneses

    O Navio de SHANDONG DA ZHI (Ex Vale Minas Gerais) de 360m de comprimento por 65.06m está fundeado na Baia de São Marcos, em quarentena na posição Latitude / Longitude: -2.142112° / -44.10463°.
    O navio saiu do Porto TELUK RUBIAH na Malásia em 27/03/2021 e chegou à área de fundeio da Baia de São Marcos no dia 07 de maio de 21 (41 dias após o início da viagem). Segundo matéria veiculada na mídia o paciente Indiano apresentou sintomas no dia 4 de maio, ou seja, antes de chegar ao Maranhão, tendo sido internado no dia 13 de maio.
    ANÁLISE DO CENÁRIO:
    01-Mesmo sendo um cidadão Indiano não significa que o mesmo pegou covid na India. A maioria absoluta dos marinheiros desses navios que você vê na Baia de São Marcos é composta de Indianos e Filipinos.
    02-O paciente passou 41 dias no mar sem contato com pessoas em terra até apresentar sintomas sugestivos de Covid.
    03-O Navio saiu da Malásia, um país que apresenta muitos poucos casos da doença. Especificamente no dia 27 de março, data da saída do navio houveram no país inteiro 3 casos novos e 2 óbitos, Ou seja não saiu de uma área tão perigosa. O país tem 37.2 Milhões de habitantes.
    04-Salvo melhor juízo, não me parece que estamos diante da importação de uma cepa perigosa da India como a imprensa sugere. Vamos aguardar o resultado e não nos apavoremos.

    • Daniel Matos

      Muito importante s esses esclarecimentos, amigo. Obrigado!

  2. ANTONIO MENESES

    Após a veiculação da matéria a SES informou que o tripulante embarcou numa escala para troca de tripulação, (sem atracar no porto). Caso o tripulante tenha voado da Índia para a Africa do Sul, o assunto toma uma nova direção.

    • Daniel Matos

      Contribuição importante a sua, amigo. Vale desdobramento nesta segunda-feira.

  3. Mais dois tripulantes de navio com indiano infectado por Covid-19 apresentam sintomas e SES recomenda internação imediata – Daniel Matos

    […] Indiano está internado em hospital privado de São Luís com suspeita de infecção por cepa rara e… […]

  4. Três indianos testam positivo para covid-19 na área costeira do Maranhão – Jornal Itaqui Bacanga

    […] de saúde, em atendimento aos protocolos sanitários de emergência estabelecidos na pandemia. O primeiro tripulante indiano que apresentou sintomas de infecção pelo novo coronavírus e testou … segue internado em um hospital particular da […]

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS