Projeto de Marlon Botão vai garantir primeiro Centro de Atendimento ao Idoso da Zona Rural de São Luís

0comentário
Vereador Marlon Botão dialoga com idoso sobre demandas a serem atendidas pelo CAISI da Zona Rural

O vereador Marlon Botão (PSB) celebrou, após a sessão desta terça-feira (29) da Câmara Municipal, a aprovação do seu requerimento 126/22, que pede a criação do primeiro Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (CAISI) da Zona Rural de São Luís.
.
De acordo com o parlamentar, a criação do CAISI da Zona Rural reforça o compromisso do atual governo em descentralizar políticas públicas e valorizar a população da Zona Rural – algo que, em sua avaliação, não acontecia em gestões anteriores.
.
“A população da Zona Rural sempre foi esquecida por gestões passadas. E os moradores se acostumaram a ter que enfrentar grandes distâncias para conseguir acesso a serviços públicos básicos”, disse Marlon Botão.
.
“Nosso mandato existe para dar um fim a essa injustiça e, felizmente, o prefeito Eduardo Braide também se comprometeu desde o início a trabalhar para mudar essa realidade. A criação do primeiro CAISI da Zona Rural será um presente para os nossos idosos e uma realização para mim, como ser humano. É sempre um momento especial quando a gente vê o nosso trabalho duro mudando pra melhor a vida das pessoas”.
.
Prevenção
.
Marlon Botão destacou que o Centro de Atenção ao Idoso da Zona Rural desempenhará um importante papel de prevenção de doenças.
.
“Os cuidados preventivos são essenciais para a saúde do idoso. E é isso que o CAISI também vai garantir para a população da Zona Rural. Um Centro com equipes multiprofissionais, com especialidades que vão da geriatria à fonoaudiologia e educação física”, disse o vereador.
.
“Estou certo de que o prefeito Braide, que é um amigo da Zona Rural, atenderá nosso requerimento. E nós vamos continuar trabalhando na Câmara Municipal para levar cada vez mais políticas públicas para dentro dos bairros da nossa Zona Rural, para descentralizar os atendimentos e garantir mais conforto e qualidade de vida para a população. Esse é o meu compromisso”.
.
SERVIÇOS DO CAISI
.
O CAISI realiza atendimentos ambulatoriais com equipes multiprofissionais em especialidades como geriatria, fonoaudiologia, fisioterapia, enfermagem, psicologia, terapia ocupacional, nutrição, educação física entre várias outras, incluindo serviço social. Os atendimentos podem ocorrer de forma individual ou em grupos terapêuticos, de convivência, de memória e atividades físicas como ioga, hidroginástica, alongamentos, pilates, ginástica funcional e fortalecimento muscular, etc.
.
Os idosos atendidos no CAISI são referenciados pela rede de atenção básica em saúde ou um ambulatório especializado. Ao dar entrada na unidade, o idoso passa por uma triagem feita pela equipe de enfermagem e serviço social para a avaliação multidimensional por meio da qual são identificadas todas as necessidades e a elaboração do plano de cuidados onde são definidos todos os atendimentos que ele receberá.

Sem comentário para "Projeto de Marlon Botão vai garantir primeiro Centro de Atendimento ao Idoso da Zona Rural de São Luís"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS