São Luís tem 3ª maior alta na geração de empregos no turismo entre as 27 capitais no 1º semestre de 2022

0comentário

O Maranhão registrou saldo positivo, em maio, na relação entre contratações e demissões no setor, com 165 vagas de emprego criadas, segundo levantamento oficial

Centro Histórico é um dos principais cartões postais de São Luís e atrai número expressivo de turistas

A geração de empregos no turismo segue em ritmo de alta no Brasil, de acordo com levan do Ministério do Turismo, e o Maranhão acompanha essa tendência. No primeiro semestre deste ano, São Luís registrou a terceira maior alta na abertura de postos de trabalho no setor, com aumento de 62% em relação aos primeiros seis meses do ano passado. O resultado sinaliza a recuperação da indústria turística na capital maranhense no período pós pandemia.

Curitiba/PR (+96%) e Macapá/AP (+72%) ocupam, respectivamente, o primeiro e o segundo lugares na geração de emprego na área turística de janeiro a junho deste ano. Junto com São Luís, as duas cidades são consideradas, ao mesmo tempo, emissoras de turistas de lazer e representantes do segmento de turismo de negócios e eventos. A classificação, segundo a pesquisa, é a combinação propícia para os resultados positivos.

Vagas no Maranhão

Dados do Boletim Radar Turismo, referentes ao mês de maio deste ano, divulgados esta semana, também pelo Ministério do Turismo, indicam que o Maranhão tem 20.161 pessoas empregadas no segmento turístico, número que representa 1,1% do total da força de trabalho do estado. A maior parte da mão de obra do setor atua na área de alimentação, seguida dos serviços de alojamento (hospedagem) e transporte de passageiros e outras atividades.

Quanto ao ranking nacional do número de pessoas empregadas na indústria turística, o Maranhão ocupa apenas a 18ª posição. Em relação à região Nordeste, o estado é o 5º colocado, atrás de Bahia, Ceará, Pernambuco e Alagoas, nessa ordem.

Contratações e demissões

O saldo das contratações e demissões do setor turístico no Maranhão, em maio, foi de 165 vagas criadas, e acompanhou a tendência positiva registrada no país, exceto no Amapá. O principal destaque for São Paulo, com 8.427 carteiras assinadas. Minas Gerais, com 2.453, e Rio de Janeiro, com 1.977, vieram na sequência.

Em todo o país, foi registrado um aumento de 42,3% no número de vagas na comparação com o mesmo período de 2021, resultando em um saldo de mais de 44,5 mil vagas. Os números são atribuídos a sensação de segurança no país, a partir de índices cada vez maiores de vacinação, além do efeito da demanda reprimida na busca de viagens desde o início da pandemia de Covid-19.

Neste primeiro semestre do ano, 6,1% das vagas formais geradas no Brasil tiveram relação com o turismo. Os dados são do painel Monitora Turismo, construído pela pesquisadora da USP Mariana Aldrigui, com base nos dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Brasil)

Evidenciando a importância do Turismo para a recuperação econômica dos países no cenário pós-pandemia, a pesquisa relembra análise do WTTC (Conselho Mundial de Viagens e Turismo), maior autoridade empresarial do turismo mundial, que apontou que em anos anteriores a atividade respondia por 1 em cada 10 empregos no mundo.

Recuperação

Em outubro de 2021, o setor de turismo já havia recuperado as perdas da pandemia, com um cenário positivo em quase todo o país. Segundo a pesquisa, na região Norte, contudo, as contratações foram aceleradas somente em 2022 a partir do fortalecimento do turismo de negócios, com destaque para os estados do Amapá (+81%) e Amazonas (+66%).

Sem comentário para "São Luís tem 3ª maior alta na geração de empregos no turismo entre as 27 capitais no 1º semestre de 2022"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS