Ibama emite licença para exploração comercial do Centro de Lançamento de Alcântara

0comentário

Operações espaciais no CLA poderão ser realizadas por empresas nacionais e estrangeiras

Fiscais do Ibama fazem inspeção em área de vegetação que circunda o Centro de Lançamento de Alcântara

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) emitiu, no final de agosto, Licença de Operação Corretiva (LOC) para o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), localizado no Maranhão (MA). A permissão possibilitará que a região seja utilizada por empresas nacionais e estrangeiras interessadas em lançar veículos espaciais de forma comercial, o que elevará a participação do Brasil no cenário internacional de exploração do espaço.

O licenciamento ambiental corretivo promove a adequação de empreendimentos já instalados e em operação que não tenham passado pelo procedimento administrativo vigente. Esse tipo de permissão é conhecida como corretiva, pois detecta possíveis danos, impactos e externalidades negativas do empreendimento, regularizando o projeto por meio da emissão da LOC – que possui condicionantes específicas, tais como a execução de programas ambientais.

Equipes do Ibama e do CLA diante da torre de lançamento de foguetes

O primeiro processo de licenciamento ambiental corretivo do CLA foi aberto pelo Ibama em 1997, seguido de outros 11, até o ano de 2010.

Sobre o CLA

O CLA é a base de lançamento aeroespacial mais próxima da linha do Equador, o que proporciona uma vantagem significativa no lançamento de satélites geossíncronos, atributo compartilhado pelo Centro Espacial da Guiana.

Construído em 1982, o Centro teve seu primeiro lançamento em 1990, com o foguete Sonda 2 XV-53.

Atualmente, a base é operada pela Agência Espacial Brasileira (AEB), da Força Aérea Brasileira (FAB).

Mais informações

Diretoria de Licenciamento Ambiental

Sem comentário para "Ibama emite licença para exploração comercial do Centro de Lançamento de Alcântara"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS