Missão da OEA será enviada ao Maranhão para observar eleição

0comentário
Integrantes da Missão de Observação Eleitoral (MOE) da Organização dos Estados Americanos (OEA) se reuniram com o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes

O chefe da Missão de Observação Eleitoral (MOE) da Organização dos Estados Americanos (OEA) que atuará nas Eleições Gerais de 2022, Rubén Dario Ramírez Lezcano, e integrantes da delegação estiveram na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, e definiram que o Maranhão será um dos estados onde haverão acompanhamento no pleito deste ano. Em reunião com o presidente da Corte Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes, os membros da missão dialogaram sobre o sistema eletrônico de votação brasileiro e elogiaram o profissionalismo do trabalho executado pela Justiça Eleitoral.

Entre os assuntos de interesse dos integrantes da MOE, estão o funcionamento do sistema eletrônico de votação, a totalização (soma) dos votos do eleitorado, a participação de mulheres afrodescendentes na política e a violência política de gênero.

O ministro Alexandre de Moraes reiterou que o Tribunal está aberto para fornecer todos os esclarecimentos necessários aos observadores, que atuarão com total independência e autonomia para definir quais serão os temas a serem acompanhados pela delegação.

A Missão da OEA deste ano é composta por 55 especialistas e observadores de 17 nacionalidades, que estarão presentes no Maranhão e em outras 14 unidades da federação brasileira: Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal.

Pontos observados

Serão verificados pelos integrantes da MOE os principais aspectos de tecnologia e organização eleitoral, votação no exterior, atuação da Justiça Eleitoral, financiamento político, campanhas e liberdade de expressão, participação política de mulheres, participação de grupos indígenas e afrodescendentes e violência eleitoral. Serão analisadas questões relacionadas à pré-eleitoral, ao dia da votação e à etapa pós-pleito. O objetivo da Missão é colaborar com o aprimoramento do sistema e da democracia brasileira a partir da elaboração dos relatórios.

A MOE da OEA realizará uma análise abrangente sobre o processo eleitoral baseada em três pontos: a observação direta; o exame da legislação e da documentação relativa ao pleito; e as reuniões com atores governamentais, autoridades eleitorais, lideranças políticas e membros da sociedade civil.

Após a eleição, será divulgado um relatório preliminar com as observações e recomendações feitas pelo grupo. Uma vez concluído o processo, o relatório final será apresentado ao Conselho Permanente da OEA.

Para saber mais, clique aqui.

Sem comentário para "Missão da OEA será enviada ao Maranhão para observar eleição"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS