Professores de São Luís repudiam sindicato por patrocinar viagem a Brasília para posse de Lula

0comentário
Convite para a posse de Lula postado pelo Sindeducação em sua conta no Instagram

Professores filiados ao Sindicato dos Profissionais do Magistério da Rede Pública Municipal de Ensino de São Luís (Sindeducação) manifestaram repúdio à iniciativa da entidade de patrocinar uma viagem a Brasília para educadores interessados em assistir à posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no próximo dia 1º de janeiro, a partir das 8h. O convite para a excursão à capital federal foi postado nas redes sociais do sindicato, com direito a um texto de exaltação à volta do petista ao poder, classificada como “vitória da democracia nas lutas e nas urnas”.

A reação da grande maioria dos professores ao convite do Sindeducação para a posse de Lula foi indignada. “O papel dos sindicatos é esse mesmo, comemorar a volta do Imposto Sindical obrigatório com a vitória desse (…) cidadão honestíssimo. É mais dinheiro nosso para pagar, por exemplo, essa viagem. os luxos do sindicato, coisas que a maioria dos professores não têm nos seus locais de trabalho”, lamentou a internauta Márcia Helena Novaes Moraes.

Ana Cláudia Dutra ironizou a mobilização sindical em torno da nova ascensão de Lula à Presidência da República, apontando-a como artifício para evitar o esvaziamento da cerimônia de posse, em Brasília. “Só mesmo assim para lotar uma cerimônia. Estão com medo de não ter gente”, cogitou.

Desperdício

Em meio à insatisfação generalizada dos profissionais do magistério público municipal da capital maranhense, houve quem considerasse a viagem patrocinada pelo Sindeducação mero desperdício de dinheiro do contribuinte. “Os professores sindicalizados não pagam o sindicato para fazer comitiva para político”, condenou Regina Reis. “É de lascar! Usar o nosso dinheiro com aluguel de ônibus, combustível, etc. Quem autorizou?”, questionou Márcio Serejo.

Alguns internautas fizeram alusão à suposta omissão do sindicato em representar efetivamente a categoria dos professores, enquanto banca uma caravana para fazer plateia para ver Lula sendo empossado. “Lutar por nossos direitos não querem, né?”, pronunciou-se Jocelma Matos. “Espero que não estejam usando dinheiro nosso nisso! Tanta coisa a se preocupar na educação dentro da nossa cidade”, argumentou Adriana Campos Barbosa.

A julgar pelo número de vagas ofertadas no ônibus disponibilizado pelo Sindeducação, apenas 10, a previsão é que a classe do magistério público municipal local estará minimamente representada na posse de Lula na capital federal. Mas quem duvida do uso de outros meios de transporte por lideranças sindicais do momento, com direito a assessores e outras figuras próximas?

A propósito, o ônibus partirá de São Luís rumo a Brasília no próximo dia 30, sob protesto de uma parcela expressiva dos educadores, que não veem na sucessão presidencial motivo algum para comemoração.

Sem comentário para "Professores de São Luís repudiam sindicato por patrocinar viagem a Brasília para posse de Lula"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS