Quase 20 mil empresas foram fechadas no Maranhão em 2022

0comentário

Só no terceiro quadrimestre, que corresponde ao período de maior aquecimento da economia, o número de negócios extintos chegou a quase 1/3 (um terço) do total contabilizado durante o ano

Quase 20 mil empresas foram fechadas no Maranhão em 2022, de acordo com o Boletim Mapa de Empresas, elaborado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Apenas nos últimos quatro meses do ano passado, 6.351 negócios foram encerrados no estado, segundo o levantamento, divulgando no dia 23 deste mês pelo Governo Federal.

O número exato de empresas fechadas no Maranhão em 2022 foi 19.701, o que significa a extinção de dezenas de milhares de postos de trabalho. O levantamento coloca o estado na 18ª posição nacional em quantidade de empreendimentos que não foram adiante, a grande maioria por falta de viabilidade financeira. Somente no terceiro quadrimestre de 2022, que corresponde aos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro, o total de negócios cancelados chegou a quase 1/3 (um terço) do total de fechamentos contabilizados durante todo o ano, mesmo sendo esse período o de maior aquecimento da economia.

Para se manter no mercado, grande parte das empresas recorreu a regimes tributários diferenciados implementados pela administração pública como forma de estimular e impulsionar o empreendedorismo, a exemplo do Inova Simples, modalidade especial simplificada para a formalização de empreendedores que almejam inovar, independente do ramo ou atividade econômica. Desde a implementação desse regime, em 2019, até o último quadrimestre de 2022, 42 empresas foram inscritas e todas permanecem ativas.

Tempo de abertura

De acordo com o levantamento do MDIC, no terceiro quadrimestre de 2022, o Maranhão foi o 6° estado com menor tempo para abertura de uma empresa, com intervalo de 17 horas, com 15 horas para viabilidade e duas horas para registro. A variação de tempo em relação ao segundo quadrimestre do ano passado foi de menos quatro horas, um avanço significativo.

Apesar de expressivo, o número de empresas fechadas no Maranhão no recorte equivalente aos últimos quatro meses de 2022 foi muito menor do que a soma de empreendimentos abertos no estado no mesmo período. Do total de 270.428 negócios ativos em território maranhense, 14.199 foram abertos no terceiro quadrimestre do ano passado, ao passo que 6.351 foram encerrados, resultando em um saldo de 7.848 empresas em atividade ao fim desse tempo.

As atividades econômicas mais exploradas pelas empresas abertas em 2022 foram comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios, promoção de vendas, cabeleireiros, manicure e pedicure, preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente e obras de alvenaria.

Sem comentário para "Quase 20 mil empresas foram fechadas no Maranhão em 2022"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS