Em seu primeiro discurso na tribuna da Câmara Federal, Amanda Gentil propõe criação da Frente Parlamentar contra o Abuso Sexual da Criança e do Adolescente

0comentário

A parlamentar lembrou com tristeza a morte de um bebê por estupro supostamente cometido pelo próprio pai, em Barra do Corda, e um caso de abuso sexual praticado por um casal contra um filho, na cidade de São Mateus

A deputada federal mais jovem do Brasil manifestou indignação e sede de justiça após casos de estupro de crianças e adolescentes, com a morte de um bebê de apenas quatro meses no Maranhão, tendo o próprio pai como suspeito

Ao discursar pela primeira vez na tribuna da Câmara dos Deputados, a deputada federal Amanda Gentil (PP) anunciou que propôs a criação da Frente Parlamentar contra o Abuso Sexual da Criança e do Adolescente. Amanda pediu ao colegas de plenário que assim o requerimento aprovando a sua iniciativa, a fim de aprimorar a fiscalização de um crime que a cada dia assusta mais o Brasil e que no Maranhão é bastante comum, tendo como caso mais recente a morte de um bebê de apenas quatro meses com claros sinais de violência sexual. E para indignação geral, o principal suspeito é o próprio pai da criança.

Mulher mais jovem a exercer mandato na Câmara Federal na atual legislatura, Amanda Gentil ressaltou, ao iniciar sua fala, que sua intenção era subir na tribuna com alegria no coração, típica dos jovens, que é oriunda de uma família de políticos, e que herdou a vocação do avô, o saudoso deputado estadual Zé Gentil, e do pai, Fábio Gentil, prefeito mais bem avaliado da história de Caxias.

Porém, foi tomada por uma dor imensa após tomar conhecimento da morte de um bebê em Barra do Corda, no centro-sul do Maranhão, que deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, com claros sinais de estupro, cometido, segundo testemunhas, pelo próprio pai. A parlamentar relembrou um caso semelhante ocorrido na cidade maranhense de São Mateus, onde um pai e uma mãe foram presos também por praticar estupro contra um filho.

“Estou aqui hoje para dar visibilidade a esse tipo de assunto, porque eu sei que dói falar, dói escutar, mas deve doer mais ainda para essas crianças que passam por isso todos os dias “, lamentou Amanda Gentil, assumindo o compromisso de lutar por essacausa.

Ela ressaltou que na condição de deputada federal escolhida para ocupar o cargo por um número de pessoas, não poderia se calar diante de fatos tão graves e absurdos que entristecem o Maranhão e expõem o estado negativamente para todo o país e para o mundo. A parlamentar frisou que o Brasil é, hoje, o segundo país do ranking mundial da exploração sexual de crianças e adolescentes, com quase 500 mil casos por ano e que dentre as ocorrências, quase 90% das vítimas são só sexo feminino. “Mas aqui não diferencio sexo masculino do feminino, porque sei que quando a situação envolve abuso sexual, não há diferença de gênero”, salientou.

Amanda observou que os deputados federais não tem apenas a função de legislar, mas também de fiscalizar, para que leis criadas sejam de fato aplicadas e os abusadores sejam punidos severamente pelos seus atos. Movida por sede de justiça diante de crimes tão covardes e cruéis, ela reforçou seu pedido de apoio ao seu requerimento que institui a Frente Parlamentar contra o Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes. “Peço a vocês, colegas deputados, apoiem essa causa junto comigo e assinem a criança da frente parlamentar para que possamos discutir de e.forma mais abrangente esse tipo de assunto”, conclamou.

Sem comentário para "Em seu primeiro discurso na tribuna da Câmara Federal, Amanda Gentil propõe criação da Frente Parlamentar contra o Abuso Sexual da Criança e do Adolescente"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS