Proposta do vereador Marlon Botão pode gerar economia de 30% a agricultores da Zona Rural de São Luís

0comentário
Moradora da Zona Rural abraça Marlon Botão em sinal de agradecimento pelo trabalho que o vereador tem realizado em favor dessa região de São Luís

O vereador Marlon Botão (PSB) conseguiu aprovar, na Câmara Municipal de São Luís, uma importante proposta de incentivo aos agricultores da Zona Rural, que pode gerar uma economia de até 30% aos trabalhadores da região.
.
A indicação 104/23, de autoria do parlamentar e encaminhada ao governador Carlos Brandão (PSB), solicita a redução do ICMS sobre o consumo de energia elétrica dos agricultores familiares da Zona Rural de São Luís.
.
De acordo com o vereador, com a redução do imposto sobre o consumo de energia elétrica, os trabalhadores da Zona Rural terão uma economia de até 30%.
.
“O que nós pretendemos com essa proposta é fortalecer e ampliar a produção agrícola da nossa Zona Rural, partindo da agricultura familiar, dando melhores condições a esses trabalhadores”, disse Marlon Botão.
.
“Os agricultores precisam lidar com sistema de irrigação, de manutenção de poços, e tudo isso eleva bastante o consumo de energia. Reduzindo esse imposto, nós conseguimos ampliar a produção e, consequentemente, os lucros dessas famílias que hoje, justamente pelos altos custos de produção, acabam vivendo quase numa agricultura de subsistência, produzindo apenas para o próprio consumo”.
.
Benefício amplo
.

Na avaliação do parlamentar, o incentivo à produção local beneficiará não só os trabalhadores, mas como toda a cidade, que atualmente precisa importar itens básicos como limão, cebola e tomate.
.
“Com tanta área verde, com tanto solo fértil e com tanta gente trabalhadora, é um completo absurdo São Luís ainda hoje precisar importar itens básicos como limão, cebola, tomate e até cheiro verde”, disse Marlon Botão.
.
“Se incentivarmos os nossos agricultores familiares, nós temos condições de fazer essa produção localmente, o que vai inclusive baratear o preço final para o consumidor. O incentivo à agricultura familiar, aos trabalhadores que plantam o alimento, é essencial para o desenvolvimento sustentável da nossa capital e eu tenho certeza de que o governador Carlos Brandão é sensível a essa questão”.
.
Desenvolvimento
.
Marlon Botão ressaltou que acredita que o desenvolvimento de São Luís deve ocorrer a partir da Zona Rural.
.
“É muito comum esse pensamento de que cidades desenvolvidas precisam focar todos os seus recursos nos centros urbanos, mas eu acredito num modelo de desenvolvimento sustentável, que parta da Zona Rural para a Zona Urbana”, disse o vereador.
.
“Claro que precisamos dos grandes empreendimentos, das indústrias geradoras de emprego; mas isso não pode ser feito em detrimento da Zona Rural, muito pelo contrário. Não há desenvolvimento real se não preservarmos a nossa Zona Rural, se não criarmos um modelo sustentável que garanta qualidade de vida e geração de emprego e renda para as famílias da Zona Rural”.
.
Compromisso
.
O vereador ressaltou, ainda, o seu compromisso com a região.
.
“Fui eleito defendendo a bandeira da Zona Rural de São Luís e desde então venho trabalhando diariamente para garantir uma Zona Rural cada vez mais forte, desenvolvida e com oportunidades para todos, resgatando nas famílias o orgulho de fazerem parte dessa que é uma das regiões mais importantes para a nossa capital”, disse.
.
“Nesses dois anos de mandato, já conseguimos diversos resultados positivos na prática, como a primeira Clínica da Família de São Luís no Maracanã, no Residencial Morada do Sol; o asfaltamento de mais de 6,5km de vias, iluminação de LED e o calçamento em bloquete para diversas ruas; conseguimos a reforma da escola Amaral Raposo, em Pedrinhas, que agora conta com uma quadra toda reformada para práticas esportivas, o que era uma demanda muito antiga da região”.
.
Marlon Botão também destacou os programas sociais que já levou para a Zona Rural e alguns projetos que tenta viabilizar para as comunidades.
.
“Sou o único vereador de São Luís que tem residência na Zona Rural, e hoje o nosso trabalho pode ser visto em toda a região. Com o nosso projeto Inspirar Saúde, realizamos mais de 5 mil atendimentos médicos totalmente gratuitos e fizemos a doação de 600 óculos para famílias carentes da Zona Rural”, disse.
.
“Seguimos na luta na Câmara Municipal para garantir o SAMU da Zona Rural e o primeiro Centro de Atendimento Especializado ao Idoso, proposta já aprovada e que deve ser posta em prática ainda nesse primeiro mandato do prefeito Braide. Também é nossa prioridade a reativação do polo agrícola de Anajatiua, que tem capacidade de produzir até 30 mil mudas por mês, que são distribuídas gratuitamente aos agricultores”.
.
Apesar do grande fluxo de trabalho, Marlon Botão afirma que ainda há muito o que fazer pela Zona Rural de São Luís.
.
“A população da Zona Rural sabe que tem um amigo no vereador Marlon Botão, sabe que eu tenho um trabalho já consolidado na região, e eu continuarei honrando essa confiança com muito trabalho e resultados positivos na prática. Ainda há muito o que fazer e o que conquistar para as famílias da nossa Zona Rural”, finalizou.

Sem comentário para "Proposta do vereador Marlon Botão pode gerar economia de 30% a agricultores da Zona Rural de São Luís"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS