15 unidades básicas de saúde foram afetadas por enchentes no Maranhão

0comentário
Um dos municípios do Maranhão maia afetados pelas enchentes, Alto Alegre do Pindaré registrou inundação em uma UBS

Segundo levantamento do Ministério da Saúde, 15 unidades básicas de saúde foram afetadas pelas enchentes que assolam grande parte do território do Maranhão na atual estação chuvosa. No momento mais crítico das cheias, registrado em março, o estado somou 5,4 mil pessoas desabrigadas e 11,5 mil desalojadas.

Uma das cidades que tiveram pelo menos uma UBS atingida pelas enchentes foi Alto Alegre do Pindaré. Situada no bairro Trizidela, a unidade paralisou os atendimentos, prejudicando número expressivo de populares. O sinistro foi registrado no decreto de situação de emergência expedido pelo prefeito Fufuca Dantas, que também citou a inundação de uma escola pública de ensino médio no município.

Com o intuito de assistir os milhares de cidadãos maranhenses que tiveram o atendimento médico comprometido em razão dos estragos causados pelas fortes chuvas nas UBS’s, o Ministério da Saúde enviou três kits contendo 750 quilos de insumos e medicamentos.

Assim, foi possível amenizar a escassez de remédios,. algodão, gaze, esparadrapo, equipamentos de proteção individual para os profissionais de saúde e outros itens essenciais para os cuidados primários disponibilizados à população.

Para orientar os gestores municipais e estaduais sobre a prevenção e ações pós-desastre, o Plano de Contingência para Emergência em Saúde Pública por Inundação traz diretrizes específicas. O Ministério da Saúde também disponibiliza cartilhas e guias com orientações voltadas à população por meio do “Saúde de A a Z”.

Sem comentário para "15 unidades básicas de saúde foram afetadas por enchentes no Maranhão"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS