Em carta aberta à advocacia, conselheira federal Karol Carvalho repudia omissão da OAB-MA e submissão da entidade ao poder político

25comentários

CARTA ABERTA À ADVOCACIA MARANHENSE
Por Karol Carvalho, Conselheira Federal

Conselheira federal Karol Carvalho condena retrocesso na Ordem dos Advogados do Brasil seccional Maranhão (OAB-MA)

Há exatos oito anos juntei-me há um grupo de advogadas e advogados que sonhavam fazer a diferença pela advocacia e pela OAB Maranhão. Erámos mulheres e homens ávidos por ter uma instituição que pertencesse a todos. Não à toa adotamos o lema a “Casa de Todos”, que refletia o nosso desejo de fazer da Ordem uma instituição de todos e de todas, sobretudo da sociedade.

Passado esse tempo, sinceramente posso dizer que conseguimos sim fazer a diferença. Mudamos paradigmas, criamos novas estruturas, apresentamos propostas inovadoras que fortaleceram nossa profissão e que mantiveram o respeito à história da nossa instituição, e também o respeito da sociedade. Criamos laços, ultrapassamos as fronteiras de São Luís, e ofertamos novas oportunidades para a advocacia. Um sonho realizado e que se concretizara.

Era um trabalho conjunto e que gerou bons frutos. Estive ao lado de grandes mulheres e grandes homens que disponibilizaram seu tempo, sua vida para que tudo o que sonhamos se tornasse realidade. Não foi o sonho de uma pessoa só. Não foi o projeto de uma só pessoa. Era um projeto de vários que queriam uma Ordem altiva e altaneira como sempre buscamos, mas sobretudo, acessível a todos nós.

No decorrer dessa jornada, vi muitas coisas acontecerem. “Amigos irmãos”, “amigas irmãs” serem colocados de lado por projetos pessoais. Serem esquecidos ou mesmo desmoralizados em uma baixa política de desconstrução de imagens daqueles, que outrora foram a base de tudo o que foi construído.

Ao longo desse tempo, ocupei os cargos de presidente da Comissão de Política Criminal e Penitenciária, membro da comissão nacional de direitos humanos, coordenei o Núcleo Estadual de Defesa das Prerrogativas, Conselheira Federal, primeira mulher Procuradora Nacional das Prerrogativas, e novamente Conselheira Federal, coordenadora da pasta sobre política penitenciária, membro da comissão nacional da mulher advogada. Orgulho-me do trabalho prestado à classe e à Ordem. Sei que fiz o meu melhor e vivi grandes coisas.

Hoje, temos uma outra realidade, ou melhor dizendo, voltamos à realidade que outrora combatíamos. Temos hoje uma Ordem refém do poder político, ausente diante das causas da sociedade e omissa à realidade da nossa advocacia. Não fomos capazes de organizar uma simples eleição para escolha de desembargador para o Quinto Constitucional. Por outro lado, tivemos uma eleição anulada por suspeita de fraude. Processo de bloqueio de contas da nossa Seccional, ausência nos principais debates em defesa da sociedade e da classe.

É uma triste realidade, principalmente para aqueles que construíram e sonharam com uma Ordem para todos. Por tudo isso, que passamos nos últimos anos, é que declaro aqui de público meu afastamento do grupo que hoje está à frente da OAB Maranhão. Não me cabe julgar a quem quer que seja. Cada cabeça uma sentença. Cada um que responda por suas atitudes. Por tudo que sonhei conjuntamente com aqueles que em 2015 abdicaram de tudo por um OAB representativa e defensora da advocacia, e por não concordar com a condução da ordem, tomo essa atitude de forma serena e com a certeza de que é o melhor para mim e para os que sempre confiaram em mim.

Não abro mão de cumprir meu último ano como Conselheira Federal pela advocacia do maranhão. Pois fui eleita para isso. Não fui colocada lá por uma pessoa. Não fui indicação de ninguém. Fui eleita. Trabalhei para isso, e, em respeito aos que confiaram seu voto a mim, seguirei cumprindo minha agenda em 2024, em Brasília, como sempre fiz, representando o Maranhão.

Agradeço aos amigos advogados que sempre me apoiaram, mas agradeço muito à cada mulher advogada que nesses oito anos tivemos contato. Nós, mulheres advogadas, precisamos mais do que nunca abrir os olhos e sermos dona de nossas histórias. Não sejamos mais coadjuvantes para que as galerias de presidentes de nossa seccional sejam apenas de homens. Sejamos nós as protagonistas.

Tenho certeza que cada advogada nova que entra na Ordem já percebeu que nossa instituição ao longo de seus 93 anos, a serem completos em 2024, não foi capaz de eleger uma mulher para presidi-la. O poder está em nossas mãos. Busquemos fazer a diferença, e mudar essa realidade. Temos excelentes advogadas em nossos quadros. Mulheres competentes e que podem dar sua contribuição para a história da OAB no Maranhão.

Por fim, agradeço a todos que confiaram a mim não uma vez, mais nas três vezes em que coloquei meu nome para disputa em uma chapa. Seus votos não foram em vão. Eu os respeitei sempre com trabalho, com honestidade e com altivez em cada vez que relatei projetos no Conselho Federal ou em que estive representando a OAB Maranhão.

São Luís(MA), de 30 de setem dezembro de 2023.

Ana Karolina Sousa de Carvalho Nunes, Conselheira Federal.

25 comentários para "Em carta aberta à advocacia, conselheira federal Karol Carvalho repudia omissão da OAB-MA e submissão da entidade ao poder político"


  1. Edgard

    Lamentávelmente Dra Ana o descanso da OAB não parece ser só no Maranhão, mas em todo território nacional, é Lamentável.

  2. Francisco Antônio

    Doutora. A decepção hoje com OAB é em todos os Estados do Brasil. Inclusive a OAB Federal tem se rendido às determinações do STF. Vimos agora recentemente o Ministro Alexandre de Moraes PROIBIR JULGAMENTOS SOBRE O 8/01 NA FORMA PRESENCIAL, RASGANDO A CONSTITUIÇÃO FEDERAL. ISSO É UMA VERGONHA PARA TODA ADVOCACIA BRASILEIRA.

  3. Francisco Antônio

    Doutora. A decepção hoje com OAB é em todos os Estados do Brasil. Inclusive a OAB Federal tem se rendido às determinações do STF. Vimos agora recentemente o Ministro Alexandre de Moraes PROIBIR JULGAMENTOS SOBRE O 8/01 NA FORMA PRESENCIAL, RASGANDO A CONSTITUIÇÃO FEDERAL. ISSO É UMA VERGONHA PARA TODA ADVOCACIA BRASILEIRA. E isso não terá fim.

  4. JSA

    Essa advogada tem o meu respeito sem ao menos eu ter tido a oportunidade de conhece-la. Ela me faz acreditar em dias melhores, afinal, a advocacia e um dos pilares para a manutenção e existencia da Justiça.

    Parabens, Dra.Ana Karolina.

  5. Paulo

    É a vassalagem dos mercenários oa serviço da susserania de plantão. Infelizmente.

  6. Francisco Carvalho de Oliveira

    Registro. Parabéns!!! Compromisso com a realidade… E, que venha a melhoria e transparências para não só para a instituição, como também, para a classe…

  7. Damasceno Cutrim

    O SISTEMA!
    O sistema chegou para colocar todos das as casas em sua ordem. A OAB não ficou esquecida, de maneira que, de OAB só as siglas.
    O sistema vai tragando tudo e todos; e assim diz a Palavra de Deus:
    ” Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, santifique-se ainda. Apocalipse 2:11

    Parabéns, dra Karol, por sua atitude corajosa. Deus lhe abençoe copiosamente!
    Seja indesistível.

  8. Damasceno Cutrim

    O SISTEMA!
    O sistema chegou para colocar todos das as casas em sua ordem. A OAB não ficou esquecida, de maneira que, de OAB só as siglas.
    O sistema vai tragando tudo e todos; e assim diz a Palavra de Deus:
    ” Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, santifique-se ainda. Apocalipse 2:11

    Parabéns, dra Karol, por sua atitude corajosa. Deus lhe abençoe copiosamente!
    Seja indesistível.

  9. Damasceno Cutrim

    O SISTEMA!
    O sistema chegou para colocar todos das as casas em sua ordem. A OAB não ficou esquecida, de maneira que, de OAB só as siglas.
    O sistema vai tragando tudo e todos; e assim diz a Palavra de Deus:
    ” Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, santifique-se ainda. Apocalipse 2:11

    Parabéns, dra Karol, por sua atitude corajosa. Deus lhe abençoe copiosamente.

    Continue sua luta pelo bem e lisura da sua profissão.

  10. Hallysson Paulo Oliveira Azevedo

    Lembrei desta anedota. “Quando o barco está afundando. Os ratos são os primeiros a saírem.” Acredito que a Dra. Tem capacidade e oportunidade de um protagonismo e buscar responsabilizar os culpados pela omissão. O Crime comissivo por omissão.

  11. Francisco Carlos Soares

    Parabéns Dra Ana Karolina pela competência e coragem em defender os interesses das pessoas de todas as classes sociais.
    Eu tbm acredito que o Poder Judiciário, como um todo, tem que ser independente dos outros poderes, em todos os sentidos, a começar pela escolha dos representantes do poder judiciário em todos os seus níveis, e não enviar nomes para outro poder escolher. E pra isso acontecer, se for preciso, que se MUDE A CONSTITUIÇÃO FEDERAL E ESTADUAL. Feliz Ano de 2024 pra todos.

  12. Antonio de Oliveira

    A nossa OAB precisa ser a vanguarda da democracia e a defesa das prerrogativas da classe para isto, mas pessoas do tipo da Dra. Carol tem que está a frente das decisões e dirigindo a nossa entidade.

  13. Paulo Fialho de Oliveira

    OAB usurpando o papel do Estado e do MEC. Milhões de reais arrecadados com anuidades caras e injustos exames que reprovam em massa destruindo sonhos e famílias. Argumento Ad Eterno de que todas as faculdades tem ensino jurídico ruins garantem todos os anos vultosas somas de dinheiro a OAB, instituição privada que não presta conta de nenhum dos valores arrecadados, não repassando o dinheiro a assistência judiciária visto que o Estado arca com o ônus de pagar advogados aos que não possuem condições financeiras. OAB se diz pública quando na verdade é privada. OAB cada vez mais rica com a chancela do STF. Não faz parte do Legislativo, nem do Executivo e muito menos Judiciário. Autarquia tão somente por entendimento jurisprudencial que hoje garante os privilégios sem fazer parte dos governo e do estado. Renda e bens particulares que fazem parte de seu patrimônio sem qualquer fiscalização do TCU ou seja do Tribunal de Contas da União. Enquanto isto famílias e sonhos destruídos e o Bacharel em direito que se forma em Instituição devidamente reconhecida pelo MEC com conceito A e Instituições de ensino jurídico públicas cerceados de exercerem a profissão, sem o crivo do caça níqueis exame de OAB que lhes dê salvo conduto para trabalharem. Um concurso público no qual a profissão de advogado é equiparada a cargo público, porém sem remuneração, ele advogado é quem paga a OAB.

  14. Jay

    Infelizmente uma pessoa integra não fará mais parte e agora o que será dessa OAB-MA. Não dar pra ficar só assistindo a politicagem se alastrar cada vez mais porque nada será mais imparcial. VERGONHA!! NOJO DISSO. PARABÉNS DRA POR TUDO QUE REPRESENTA. TENHO CERTEZA QUE VOCÊ SIM DEIXA UM LEGADO DE HONRA E HONESTIDADE.

  15. Zion

    A OAB reflete o comportamento da classe como um todo, uma vez que são eleitos. Se estão no comando, pessoas indesejadas, é porque a maioria da classe o desejou. Sendo esta maioria é da mesma estirpe e pensamento do eleito. Na OAB tem urnas eletrônicas?!?

  16. FRANCISCO ANTONIO MORAES Fontenele

    A Conselheira está de parabéns. Às vezes à falta de um grito se perde uma boiada.E esse grito precisa ecoar em todo o Brasil, para que a OAB saia dessa inércia. Quiçá houvesse mais advogadas como a dra. ANA espalhadas pelo Brasil.

  17. VANDERLEI DA SILVA VALLE

    Se eu era todos os questionamentos possíveis, de uma OAB, que hoje – não me representa, não haverá espaço aqui suficiente. Todavia, questiono o seguinte: por quê o estagiário de direito foi compelido a pagar anuidade? Por quê um Advogado que em 2023, não distribuiu ou ganhou um real sequer com a advocacia pagará anuidade, e mais, com o mesmo valor, comparado a outro colega que auferiu milhares ou milhões de reais? Por quê a OAB cobra anuidade para que Eu possa trabalhar – se em todas as causas que distribuo, meu cliente ou em causa própria, empulhado nas custas, existe um percentual destinado a OAB, sem qualquer contrapartida? Com todo esse montante de dinheiro arrecadado do Advogado e de seu trabalho, por quê a OAB, ainda não criou uma Caixa de Pecúlio, para auxiliar àquele Advogado que, em situação de insolvência, não puder suprir suas necessidades mínimas de sobrevivência; haja vista que não falta dinheiro para as mais variadas atividades da OAB, que não são direcionadas àqueles que são a razão de sua existência, ou seja: o ADVOGAGO?

  18. Adilson

    Parabenizo a Dra pelos trabalhos prestados a OAB do Maranhão. Entretanto, abandonar o seu trabalho o seu posto é isso que os coronéis da OAB querem. Deveria persistir e continuar lutando pelos direitos da sociedade. O bom combatente não abandona a guerra.

  19. Vicente Filho

    Se a OAB não encontra mais espaço para defender as prerrogativas do advogado e os direitos do paciente constituido, devido ao desrespeito à constituição, sinceramente, não há mais motivo para existir, dada a instauração de um verdadeiro estado de exceção. O 8 de janeiro de 23 é um exemplo da falta poder e da inanição da OAB e da própria democracia.

  20. Benedicto Saturnino

    A Ordem é o retrato do país ou seja uma Desordem.

  21. Dewison

    Eu usei dos serviços dessa senhora. Na audiência ficou de risinhos com o advogado da outra parte enquanto eu me lascava. Um advogado deve lutar ferozmente por seu cliente que precisa ser representado a altura, e não apenas bater um ponto pra receber honorários.

  22. Vicente de paula

    Até quando? As regras impostas pela autoridade suprema julgar questões que necessitam das partes juntas na mesa jurídica valendo o conhecimento e não o analfabetismo virtual e a falta de money para participar virtualmente.

  23. Antônio de Pádua Teixeira Bruno

    Obrigado caríssima colega,

    Você expressou a grandeza da advocacia, no entanto,tratada sem a honra da nobreza da ciência do Direito.

    Já há anos nossa entidade não esmera a contento o nosso papel na sociedade como um todo, mormente na independência, liberdade e luta em favor dos ideais de uma nação.

    De nada valemos, e nada somos, pois não temos vozes..

    Mas a sua carta é uma grita para renascermos e avançarmos na luta

  24. Francisco Juraci Rolim

    Infelizmente não é apenas a OAB, Brasil, é uma grande parte dos advogados que silenciam diante de da interferência da política no Direito, é vergonhoso está situação.

  25. Arlindo Rachid Miragaia

    Parabéns Dra.Karol.
    Perfeito
    Nada a considerar no seu belo texto.
    Disse tudo
    Continue na sua luta pela igualdade.
    Arlindo Rachid Miragaia
    oabsp 41557

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS