PL do vereador Marlon Botão fortalece as mulheres por meio do Programa Municipal de Incentivo à Prática de Futebol Feminino

0comentário
Marlon Botão estimula a prática de futebol feminino com projeto de lei, já aprovado pela Câmara Municipal de São Luís

O vereador Marlon Botão (PSB) celebrou, nesta semana, a aprovação do Projeto de Lei 188/2023 – de sua autoria – que cria o Programa Municipal de Incentivo à Prática de Futebol Feminino em São Luís.
.
De acordo com o parlamentar, o programa tem o objetivo de fortalecer e empoderar as mulheres da capital, especialmente as mais vulneráveis e que vivem em regiões historicamente negligenciadas pelo poder público – como a área Itaqui-Bacanga e a Zona Rural.
.
“Eu costumo dizer que o meu jeito de fazer política não é dentro de gabinete, eu faço política é na rua, gastando sola de sapato, andando pelos nossos bairros, conversando com a nossa gente. É assim que nascem muitos dos nossos projetos. E foi assim que nasceu o projeto do Programa Municipal de Incentivo à Prática de Futebol Feminino”, disse.
.
“O que eu percebi, especialmente nas regiões mais pobres da nossa cidade, é que as nossas jovens, meninas, adolescentes, acabam esquecidas pelo poder público. Em alguns bairros ainda existem escolinhas de futebol voltadas para os garotos, mas praticamente não existem programas para envolver essas meninas, e assim elas acabam presas numa realidade de pobreza, de desigualdade social. Não enxergam jeito de se tornarem independentes, de terem um futuro melhor. Um projeto como esse, voltado exclusivamente para as mulheres da nossa capital, é muito importante para fortalecer e empoderar todas elas”.
.
Mais que esporte
.
Marlon Botão destacou que o Programa Municipal de Incentivo à Prática de Futebol Feminino vai muito além do esporte. “A gente sabe o poder transformador que o esporte tem na vida de tantas pessoas, e temos exemplos claros disso aqui no nosso Maranhão mesmo, como a Rayssa Leal, que tem conquistado o mundo através do skate; e na seleção brasileira de futebol feminino, com as maranhenses Ary Borges, Camila rodrigues e Eudimilla sendo grandes destaque. O nosso programa quer garantir que outros talentos como esses não sejam perdidos, que mais meninas possam realizar seus sonhos e mostrar toda a sua capacidade através do esporte. Mas esse projeto vai muito além disso”, pontuou.

Defesa e fortalecimento da mulher é uma das bandeiras de luta do vereador Marlon Botão no exercício do seu mandato popular

“Claro que a gente quer relevar outras Ary Borges, outras Camilas Rodrigues, outras Eudimillas. Mas o projeto tem um propósito que considero ainda mais importante, de integração dessas jovens, das famílias, das comunidades. Através do esporte a gente combate a violência, a gente mostra a essas meninas que elas podem ter um futuro diferente; a gente envolve e une as comunidades. A gente mostra para essas jovens que elas podem ser o que quiser, que elas podem realizar os seus sonhos e que não precisam se acostumar com uma realidade de pobreza e de violência. O que eu quero com esse projeto é mostrar para as mulheres da nossa capital que elas muito mais, e que têm um vereador ao seu lado”.

O vereador lembrou que São Luís ainda é uma das únicas capitais brasileiras sem um projeto como esse.
.
“São Luís ainda é uma das únicas capitais que não tem um programa de incentivo ao futebol feminino. E isso não é por falta de interesse das mulheres, é falta de interesse do poder público, que não tem olhado para essa parcela da nossa sociedade. Mas o nosso mandato está aqui para mudar isso”, afirmou.
.
Quebrando um tabu
.

Na avaliação do parlamentar, o projeto, que para virar lei agora só depende da sanção do prefeito Eduardo Braide (PSD), também vai representar uma quebra de tabu na capital maranhense.
.
“A verdade é que, ainda hoje, em 2024, ainda existe esse tabu do futebol como um esporte masculino. Nesse sentido, o nosso projeto é muito importante também para quebrar esse paradigma, para mostrar que as mulheres têm direitos iguais, que também podem se destacar no esporte; que podem, enfim, fazer o que quiserem”, disse.
.
“Com a aprovação desse projeto, o poder público será obrigado a garantir recursos para que seja criada essa modalidade, e isso tem uma relevância histórica, porque passa a ser uma lei que reconhece e assegura mais um direito da mulher ludovicense. E o que a gente busca, com o nosso trabalho, e´ justamente isso: garantir que as mulheres sejam respeitadas, que sejam vistas e passem a ocupar cada vez mais espaços. O nosso trabalho é para garantir igualdade, paridade, para que todo direito assegurado ao homem também seja garantido à mulher”.

O trabalho de Marlon Botão em prol do sexo feminino alcança todas as faixas etárias

Fortalecimento e proteção
.

Marlon Botão disse, ainda, que o projeto de criação do Programa Municipal de Incentivo à Prática de Futebol Feminino faz parte de uma série de ações do seu mandato para garantir a proteção e o fortalecimento das mulheres da capital.
.
“Eu digo isso sem qualquer receio: o meu mandato é um dos mais atuantes na defesa das mulheres de São Luís. Sou autor, entre outros, do projeto de criação da Secretaria Municipal das Mulheres, uma pasta que considero fundamental para que possamos promover a proteção e o empoderamento das mulheres da capital, para que a gente possa criar programas de incentivo à geração de emprego e renda, o que é essencial para que as mulheres conquistem a sua independência financeira e não fiquem reféns do ciclo de violência doméstica”, disse.
.
“Também sou autor do projeto de lei que garante o auxílio-aluguel para mulheres vítimas de violência doméstica, projeto que considero um marco na minha vida pública; também sou o autor do projeto que inclui o ensino da Lei Maria da Penha nas escolas do município, para que a gente possa conscientizar as nossas crianças desde cedo e possa formar cidadãos mais conscientes e construir juntos uma São Luís mais justa, humana e igualitária para as mulheres. Também sou o autor da Audiência Pública de conscientização ao combate ao câncer de mama, do projeto de lei que garante gratuidade na inscrição de concursos públicos para doadoras de leite materno e de várias outras iniciativas para proteger as m esseulheres da nossa capital. É um trabalho que não vai parar, porque eu sei da importância dessa luta”.
.
Marlon Botão também destacou que coordena ações sociais, por meio de projetos como o “Gente que inspira”, que envolvem mais de mil mulheres nas comunidades de São Luís.
.
“A nossa luta é para proteger as mulheres, mas também para empoderar, para criar condições para que essas mulheres conquistem seu espaço, para que tenham seus direitos básicos garantidos e possam viver bem, de acordo com as suas escolhas, com as suas vontades. Esse é um ponto que sempre destaco em todos os nossos projetos sociais, que, hoje, já envolvem mais de mil mulheres em diversos bairros de São Luís”, frisou.

“Sou um vereador que acredita de verdade que a gente pode construir uma cidade mais justa por meio do trabalho, da união. Na Câmara Municipal, nas visitas às comunidades, vou continuar fazendo a minha parte por uma São Luís mais justa para todos nós. Essa é a minha missão”, finalizou o vereador.

Sem comentário para "PL do vereador Marlon Botão fortalece as mulheres por meio do Programa Municipal de Incentivo à Prática de Futebol Feminino"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS