Maranhão recebeu só 19 turistas estrangeiros em 2023, a maioria dos EUA, Itália e Alemanha, apontam Embratur, PF e Anac

0comentário
Grupo de turistas estrangeiros em visita a arraial no São João do Maranhão

Relatório disponível no portal de dados da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) aponta que o Maranhão recebeu, de janeiro a outubro de 2023, apenas 19 turistas estrangeiros, a maioria oriundos dos Estados Unidos, Itália e Alemanha. A plataforma reúne informações fornecidas pela própria Embratur, pela Polícia Federal e pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

De acordo com o levantamento, elaborado pela Gerência de Informações e Inteligência de Dados da Embratur, por meio da ferramenta ForwardKeys, os turistas internacionais entraram no Maranhão por fronteira aérea ou marítima. A pesquisa aponta, ainda, que o pequeno contingente de turistas estrangeiros que incluiu o Maranhão em seu roteiro de visitação utilizou voos domésticos para entrar no estado, com origem em São Paulo, Fortaleza e Brasília. Os aeroportos de Guarulhos (47,5%), de Brasília (4,5%) e do Galeão, no Rio de Janeiro, foram os mais utilizados pelos viajantes de outros países para fazer a rota.

No período de referência do estudo, não houve nenhum voo internacional direto para o Maranhão. Segundo o levantamento, 39% dos turistas estrangeiros que vieram ao Maranhão de janeiro a outubro do ano passado precisaram fazer apenas uma conexão aérea, enquanto 61% tiveram que fazer duas ou mais.

Viagens individuais e em grupo

Os dados indicam, ainda, que 38,5% da viagens de turistas internacionais ao Maranhão no período mencionado continham apenas uma pessoa. Outros 27,7% continham duas. Grupos de três pessoas corresponderam a 11,3% e de quatro os mais estrangeiros chegaram a 22,5%.

Quanto ao motivo das viagens, predominaram as de lazer, que somaram 53,2%. Viagens de negócios representaram 9%, viagens em grupo contabilizaram 9,5% e visita familiar, 28,3%. Sobre os locais de compra das passagens, 52% foram adquiridas em agências de viagens! 16,2% em agências online; 9,3% em agências corporativas e 23,5% diretamente em companhias aéreas.

Sem nenhum voo internacional registrado no período pesquisado, o Maranhão cravou todas as respostas nulas para as seguintes perguntas: companhias aéreas? Países de origem? Cidades de origem? Quantidade de vôos mensais? Assentos disponíveis? Participação do Maranhão na oferta de voos para o Brasil?

Confira no quadro abaixo o resumo

Confira as informações completas, com números por estado, país de origem e modal de transporte utilizado para entrar no país no Portal de Dados da Embratur (https://dados.embratur.com.br/).

Sem comentário para "Maranhão recebeu só 19 turistas estrangeiros em 2023, a maioria dos EUA, Itália e Alemanha, apontam Embratur, PF e Anac"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS