Convênio entre a Universidade Ceuma, Governo do Maranhão e empresa inglesa NextGen

0comentário
Assessor Especial de Articulação Institucional, José Domingues Neto (esquerda); o mantenedor Clóvis Fecury; o ex-governador e atual secretário da SEDEPE, José Reinaldo Tavares; CEO da empresa NextGen, Weslley Paul (sentado ao centro); a pró-reitora de Graduação e extensão, Fabiana Lobato e o pró-reitor de Pós-graduação e pesquisa, Luís Cláudio Nascimento; e o assessor de Assuntos Especiais da SEDEPE, Fabricio Brito

A Universidade Ceuma recebeu, nessa sexta-feira, 26, a visita do ex-governador e atual secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (SEDEPE), José Reinaldo Tavares; o Assessor Especial De Articulação Institucional, José Domingues Neto e CEO da empresa NextGen, Weslley Paul, para articular um convênio técnico/profissional que beneficiará nossa comunidade acadêmica como campo de estágios. Estavam presentes, o mantenedor Clóvis Fecury; a pró-reitora de Graduação e Extensão, Fabiana Lobato, e o pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, Luís Cláudio Nascimento.

“Tivemos hoje uma visita muito especial do Mr. Weslley Paul, investidor da Inglaterra, que veio conhecer as instalações da IES e falar sobre possibilidade de convênio conosco, tanto a nível acadêmico, como também a nível de desenvolvimento de cursos na área de engenharia, na área de energias limpas e também na área de biotecnologia, sempre focado no desenvolvimento sustentável e regional aqui no Maranhão. Então, certamente, novas oportunidades de pesquisa serão criadas aqui na Universidade de Ceuma para o desenvolvimento dessa área de energia limpa”, pontuou o prof. Luis Claudio. 

O mantenedor do Grupo Ceuma, Clóvis Fecury, e representantes do Governo do Estado e da empresa NextGen dialogam no ato da assinatura do convênio

As tratativas de convênio com o Governo do Maranhão iniciaram no ano passado com a empresa NextGen Hydrogym, através do Mr. Weslley Paul. O CEO da empresa tem como área de interesse  as tecnologias disruptivas, mercados macroeconômicos e de capitais e a catalisação de oportunidades. Nessa perspectiva, vislumbrou possibilidades de investimentos na área de hidrogênio verde no Brasil, que seria a produção de energia limpa e renovável, produzido via eletrólise da água com energia de fontes renováveis (principalmente eólica e solar).

O diálogo governamental com a empresa NextGen permitiu o compartilhamento de informações sobre a economia maranhense, condições geográficas do nosso estado, a questão de logística ferroviária e marítima, potencial hídrico e houve um encantamento com o Maranhão. Antes de firmar acordos, a empresa inglesa realizou diferentes pesquisas de mercado no nordeste brasileiro, mas ele encontrou no Maranhão as melhores condições para o atendimento das demandas necessárias para efetivar o convênio.

O mantenedor do Grupo Ceuma, Clóvis Fecury, e a pró-reitora de Graduação e extensão, Fabiana Lobato, com o CEO da empresa NextGen, Weslley Paul

“Nós fomos trabalhando juntos no desenvolvimento desse projeto, que começou com o hidrogênio verde, mas que evoluiu posteriormente para uma outra fase voltada para o agronegócio brasileiro, que é exatamente o fornecimento de fertilizantes verdes para melhorar a qualidade da pegada de carbono da nossa agricultura que alimenta o mundo e o Mr. Paul acredita na potencialidade do Brasil”, informou José Domingues, assessor da SEDEPE. 

O assessor José Domingues Neto destaca ainda que esse grande investimento permitirá uma transformação energética, propiciando descarbonizar processos industriais, assim como melhorar a produção de fertilizantes. “O nosso propósito é trazer grandes benefícios ambientais para o Brasil e para o mundo. Nós estamos falando do abatimento de cerca de 20 milhões de toneladas de CO2 por ano”, pontuou. 

Os representantes do Governo do Estado e da empresa NextGen conhecem o simulador de funções vitais, acompanhado de Clóvis Fecury

“Queremos trabalhar com a sua universidade para desenvolver inovação em pesquisa e desenvolvimento de mercado, e também para ajudar seus alunos, não apenas a entender a indústria e ser educado, mas na verdade para dar-lhes a oportunidade de vir trabalhar conosco, primeiro como estagiários e então, talvez, venha trabalhar conosco como engenheiros ou em outros empregos formais”, declarou Mr. Paul, CEO da NextGen. 

Segundo o ex-governador, José Reinaldo Tavares, o projeto é inovador e trará grandes benefícios à economia maranhense. “Esse projeto é de grande valor, formará capital humano poderoso, e por essa razão que nós estamos aqui no Grupo Ceuma formando uma parceria para capacitar a juventude, capacitar os profissionais, oferecer condições de que essa força de trabalho esteja preparada para essa nova economia que está chegando ao Maranhão. Então estamos muito felizes com essa boa receptividade do grupo Ceuma e vamos trabalhar juntos com o governo, a next -gen e o grupo Ceuma com o objetivo de proporcionar esse avanço à sociedade maranhense”, finalizou.

Sem comentário para "Convênio entre a Universidade Ceuma, Governo do Maranhão e empresa inglesa NextGen"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS