Fim do escândalo

14comentários

A segunda Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva decidiu por unanimidade desconsiderar a participação do Moto na Segundona do Campeonato Maranhense.

Segundo a Comissão, a participação do Moto feriu o artigo 10 do Estatuto do Torcedor. O Moto só poderia disputar a Segundona em 2010. O clube tem três dias para recorer.

No mesmo julgamento, a Comissão Disciplinar decidiu eliminar o Chapadinha do futebol e absolver o Viana do escândalo do jogo de 11 a 0. Para a Comissão Disciplinar, apesar do placar tudo aconteceu naturalmente. O árbitro Edílson Santiago que dirigiu a partida foi suspenso por 30 dias.

Com o resultado do julgamento, o Viana é o campeão do segundo turno e decidirá o título da Segundona contra o Santa Quitéria. A Federação Maranhense de Futebol vai aguardar o encerramento do caso para decidir quando serão disputados os dois jogos decisivos da Segundona,

14 comentários para "Fim do escândalo"


  1. ACR Motense

    Luciano, eles querem que o Moto fique na segunda porque morrem de medo de nos enfrentar novamente numa final e serem vices de novo. Talvez sem o Moto a coisa consiga conquistar o título de campeão maranhense.
    Alguém pode responder a pergunta que eu fiz anteriormente?

  2. Luciano

    Zeca este ´Paulo só pode amar o Moto, pois só vive falando no papão ou então está mt preocupado, ja que o fulano correa foi vice, só para o MOTO, em 2000,2001,2004,2006 e 2008, e olha que nem considerei os turnos. Portanto, vão procurar caçar sardinha. VIVA O MOTÃO CAMPEÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. Paulo

    Aviso de enterro, será enterrado amanhã o Moto Club de São Luis, vítima de ataque de Tubarão. Esses ataques se dão as vezes, por causa do descaso das autoridades municipais e estaduais que não tomaram nenhuma providência. Outro o Tubarão atacou até um Canário, é preciso mais atenção, descanse em paz Motão alá irá conformar seus õrfãos comuns e ilustres como seu Zeca Soares, Jorge Aragão, Edivan Fonseca e outros.

    RESPOSTA: É TANTA GENTE INTELIGENTE QUE TORCE PELO MOTO. VOCÊ NÃO ACHA?

  4. ze carlos

    Aproveitando a deixa do cometário do advogado William Dourado, eu gostaria de saber:

    Alterar um regulamento depois da competição ter encerrado é legal, ou seja, depois do fato consumado, qual o fato consumado, o moto rebaixado para a segunda divisão, pode-se mudar um regulamento para benficiar o reú.

    Se for assim, digamos, o Zeca Soares mata o William Dourado, o fato foi consumado, aí, vamos o Legisladores, resolvem alterar a Lei Penal e colocar um artigo assim:

    art. XXX, Se o assassino for Zeca Soares, considera-se inocente. será qee pode? respondam por favor!

    Se é legal alterar qualquer Lei ou regulamento depois do Fato Consumado, ai companheiros seria uma Zorra Total.

    Só mesmo na cabeça do Zeca Soares e William Dourado, esse mesmo que queria tirar o titulo do Imperatriz em 2005.

    E para esses tipo de crime não prescreve. pode ser denunciado a qualquer tempo.

  5. Vitorioso

    A comissão disciplinar do TJD está equivocada .

    Se desconsiderar a participação do Moto Club da 2* divisão implica tambem em anulação da 2* divisão . …….pois o Moto disputou pontos com Viana e Sta Quiteria , isto quer dizer que a competição foi contaminada por um clube que participou ilegalmente …….então o + razoavel seria anulação da 2* divisão .

    Outra coisa, Pq só agora que o TJD se pronunciou sobre a participação do Moto na 2* ??????

    E O pacto ocorrido entre Viana e Chapadinha ????? Este pacto existiu e é fato e todo mundo viu nas imagens , vai ficar impune ????

    Este equivoco do TJD compactua e homologa o resultado do jogo Viana x Chapadinha que foi manipulado por estas duas equipes . O VIANA É INOCENTE ????????? Ou a comissão do TJD ão enxerga ou esta brincando de fazer justiça desportiva.

    O que estava sendo julgado ??????? No meu entendimento seria o ESCÂNDALO DO PACTO OCORRIDO ENTRE VIANA E CHAPADINHA .

    E os torcedores do Moto que pagou ingressos para assistir os jogos ? o TJD tbem é culpado pq só se pronunciou depois do fato consumado(após fim da competição) .

    Srs. Vcs estão fazendo um excelente deserviço e estrago ao futebol do Maranhão ,…. de uma coisa eu tenho certeza , a ÚNICA COISA QUE O TJD NÃO ESTA FAZENDO É JUSTIÇA (que seria o seu papel) .

    .
    .

  6. ACR Motense

    Eu não esperava outra decisão. Deram um jeitinho de “arrumar” o que começou errado. Também não tenho dúvida de que se o escândalo dos 11×0 não tivesse ocorrido o “tribunal” não teria feito absolutamente nada, não veriam nada de irregular na participação do Moto. Mas eu insisto: Alguém vai ter que pagar os prejuízos que o Moto teve para disputar essa segunda divisão fajuta.
    Zeca, me responda uma coisa, por que eu não tenho essa informação: Quando Viana e Santa Quitéria jogaram o campeonato maranhense pela última vez? Eu sei que o Chapadinha caiu em 2008, e esses dois?

  7. WILLIANS DOURADO COSTA

    WILLIANS DOURADO COSTA – ADVOGADO

    A PENA APLICADA NO MOTO PELA COMISSÃO DISCIPLINAR DO TJD ESTÁ TOTALMENTE EQUIVOCADA.

    A participação do Moto Clube na 2ª divisão (Série B) não violou o artigo 10, e seus parágrafos, do Estatuto do Torcedor e, ainda, o artigo 89 da Lei Pelé, como, equivocadamente, entendeu a Comissão Disciplinar no julgamento que apurou o chamado escândalo da 2ª Divisão.

    Vejamos o dizem estas normas:

    ESTATUTO DO TORCEDOR

    Art. 10. É direito do torcedor que a participação das entidades de prática desportiva em competições organizadas pelas entidades de que trata o art. 5º seja exclusivamente em virtude de critério técnico previamente definido.

    § 1º Para os fins do disposto neste artigo, considera-se critério técnico a habilitação de entidade de prática desportiva em razão de colocação obtida em competição anterior.

    § 2º Fica vedada a adoção de qualquer outro critério, especialmente o convite, observado o disposto no art. 89 da Lei nº 9.615, de 24 de março de 1998.

    § 3º Em campeonatos ou torneios regulares com mais de uma divisão, será observado o princípio do acesso e do descenso.

    § 4º Serão desconsideradas as partidas disputadas pela entidade de prática desportiva que não tenham atendido ao critério técnico previamente definido, inclusive para efeito de pontuação na competição.

    LEI PELÉ

    Art. 89. Em campeonatos ou torneios regulares com mais de uma divisão, as entidades de administração do desporto determinarão em seus regulamentos o princípio do acesso e do descenso, observado sempre o critério técnico.
    Discordo com o entendimento da Comissão Disciplinar em vista dos fundamentos que passo a expor:

    MEU ENTENDIMENTO

    Não viola o art. 10 porque o Moto foi rebaixado e disputou a 2ª divisão para retornar a 1ª divisão, o que caracteriza, efetivamente, portanto, o critério técnico exigido neste artigo, que estaria violado caso Moto não disputasse a 2ª divisão.

    Não viola o §1º do art. 10 porque esta norma não diz que o um clube da 1ª divisão rebaixado em 2009, tem que disputar a 2ª divisão em 2010 para voltar para a 1ª divisão em 2011.

    Não viola o §2º do art. 10 porque o Moto disputou a 2ª divisão com a pretensão de voltar para a 1ª divisão, sendo assim, não há ocorrência de convite o que é vedado por esta norma.

    Não viola o §3º do art. 10 porque está sendo rigorosamente observado o princípio do acesso e do descenso critério de acesso, ou seja, o
    Moto disputou a 2ª divisão para retornar a 1ª divisão.

    Não viola o §4º do art. 10 porque não existe critério técnico para disputar a 2ª divisão. Ora, qual foi o critério técnico do VIANA ter disputado a 2ª divisão de 2009? Assim sendo, por este entendimento equivocado da Comissão Disciplinar também devem ser desconsideradas as partidas disputadas pelo VIANA vez que esse clube disputou a competição sem observância do critério técnico previamente definido. Agora, cabe ao Moto recorrer da decisão da Comissão Disciplinar para que esta pena seja também aplicada ao Viana. O Moto pelo menos tinha o direito disputar a 2ª Divisão porque foi rebaixado. Volto a perguntar: Qual o critério técnico para o Viana ter participado da 2ª divisão?????

    Não violou a norma do art. 89 da Lei Pelé porque FMF o Regulamento do Campeonato Maranhense de Futebol Profissional estabelece os casos omissos serão resolvidos pelo Presidente da entidade (FMF) e pelo Conselho Arbitral e, no caso, o Conselho Arbitral da FMF aprovou a participação do Moto na 2ª divisão de 2009.

    Pelo entendimento da Comissão Disciplinar, portanto, o Viana também não participará do Campeonato Maranhense da 1ª divisão de 2010, visto que sua participação na 2ª divisão não ocorreu através de critério técnico exigido pelo Estatuto do Torcedor.

    Quero deixar bem claro que pelo entendimento da Comissão Disciplinar e deixou de punir o Viana.

    E agora o que vai acontecer?

  8. Abraão Lira

    Larga de ser burro Ney Farias, o Chapadinha foi eliminado do futebol, o caro Zeca está certo, ele esta tão errado que não mandou representante. Agora muitos Bloivianos estão alegre em o Mo to disputar a segundona, pois asim ganham título, quando é p decidirem contra o Moto já sabem. Procura se atualizar nos fatos Ney, vc nem acompanha a notícia e fica debatendo, vai brincar de boneca rapáh.

  9. Hamilton Pereira

    Ney,você é que não soube interpretar,se o chapadinha perdeu de 11x 0 estava iliminado da competição e para isso não precisava de julgamento,então no julgamento ele está ELIMINADO DO FUTEBOL,como deveria estar eliminado o presidente do tribunal e todo o pleno pois essas figiuras é que são responsáveis pelos bares cheios de torcedores ¨Cariocas¨e esvasiamento dos nossoa estadios,ao invés de dar uma resposta a imprensa nacional e até a internacional,não! pensaram nas picuinhas locais na divergencias com a federação e mais uma vez atrapalharam o futebol maranhense.Vejam o a bsurdo da incoerencia o Chapadina está eliminado do futebol e eu pergunto porque? Já que esse mesmo tribunal diz que o jogo de 11X0 que beneficiou o Viana não houve anormalidade a prova é que o Viana foi inocentado.Eu não quero acreditar que seja falta de inteligencia,me parece mais quere o mais conveniete no ambito pessoal.Desconsiderar a participação do moto,como? Se isso não faz parte do sentido do julgamento e porque aceitaram o moto desputar essa competição,então o Moto não poderia ser punido e sim quem autorizou e quem permitiu que fosse infrigido o artigo 10 do codigo do torcedor e dentro dos culpados está o própio tribunal que não se pronunciou e agora quer fazer média e picuinha com a Federação para mostrar poder,força e o torcedor que foi lesado quando infrigiram o artigo 10 ,não conta? É lamentavel que essa pessoas não enxergam o mal que fazem a sociedade e ao espirito esportivo. Por favor em nome dos desportistas Maranhenses entreguem seus cargos isto seria um gesto nobre, o maranhão agradeceria.Gostaria de saber quantos concordam comigo Obrigado.

  10. Luciano

    SÓ quero tirar uma dúvida!Está comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva existe realmente? Brincadeira …e pelo contrário zeca o escândalo continua.

  11. Paulo

    Estão de parabéns os integrantes dessa comissão acertaram em cheio e prevaleceu os anseios da sociedade desportista. Choram Zeca Soares, Edivan Chorão Fonseca, Jorge Aragão, Gilson Rodrigues, Tércio Dominici, João Alberto, Zé Raimundo Aquino e outros.

    RESPOSTA: chorar? Se o Moto disputar a segundona te deixa mais feliz durma em paz.

  12. josé

    Eliminado?

  13. Luis Carlos Jr

    AS CARTAS PARA ESSA DECISÃO DO TAL “TJD” JÁ ESTAVAM MARCADAS. O ANÚNCIO DA CRIAÇÃO DE UM NOVO TORNEIO SEM A PARTICIPAÇÃO DO GALO DA CHAPADA FOI O SINAL DA DECISÃO. POBRE FUTEBOL MARANHENSE. E ASSIM,
    SE PASSARAM DEZ ANOS……………………

  14. NEY FARIAS CARDOSO

    O CHAPADINHA NÃO FOI ELIMINADO DO FUTEBOL. NA VERDADE, FOI ELIMINADO DA COMPETIÇÃO SEGUNDA DIVISÃO DO CAMPEONATO MARANHENSE 2009. APRENDE A INTERPRETAR!

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: