Braide alerta sobre fechamento da Santa Casa

1comentário

eduardobraideA Santa Casa de Misericórdia poderá fechar as portas por um período de 60 dias, ficando atendendo somente os casos emergenciais, em função da defasagem da tabela do SUS no que diz respeito aos procedimentos médicos. O alerta foi feito na tribuna da Assembleia Legislativa, na sessão desta quinta-feira (11), pelo deputado Eduardo Braide (PMN).

Segundo Eduardo Braide, a notícia foi repassada pela direção daquela Casa de Saúde após reunião com mais duas mil entidades filantrópicas e hospitais que exercem praticamente a sua função através do Sistema Único de Saúde. Na reunião ficou decidido que se em até 60 dias o governo federal não der uma posição efetiva para o reajuste da tabela do SUS, os hospitais vão paralisar boa parte das suas atividades, ficando tão-somente os serviços de emergência.

Eduardo Braide destacou que um parto normal que é realizado na Santa Casa, através do SUS, a equipe médica ‑ médico assistente e o anestesista ‑, recebe R$ 174 por um procedimento. Para que um médico possa acompanhar um paciente que estar fazendo tratamento de pneumonia durante uma semana, recebe R$ 73.  A Santa Casa possui 432 leitos, abrangendo cerca de 1.200 internações mensais e mais de 12 mil consultas no mês.

Braide também destacou o Hospital Aldenora Bello que passa por difícil situação. Os três serviços essenciais que ele presta, ‑ serviço de pronto atendimento, o serviço de tratamento da dor e o serviço de tratamento a domicilio ‑, que são pagos pelo  SUS, o valor que é repassado não dá para cobrir sequer 20% dos custos que o Hospital tem no tratamento dessas três áreas. “Daí o porquê da necessidade de haver a complementação por parte do Governo do Estado e quem sabe até da Prefeitura Municipal de São Luís”, ressaltou Eduardo Braide.

Foto: Racciele Olivas/Agência AL

1 comentário para "Braide alerta sobre fechamento da Santa Casa"


  1. silva

    é verdade, os dois governos devem por obrigação de ajudar essas duas casas de saúde, visto que e a vida, benção máxima de Deus, que está sendo tratada, isso deve ou deveria ser de urgência urgentíssima ação. Acredito que isso deva acontecer .

deixe seu comentário