De olho na grana, FMF pode ‘inchar’ segundinha

27comentários

motoesabia_1

Se a Federação Maranhense de Futebol (FMF) cumprir à risca o que determinou para aprovar os times participantes da Série B do Campeonato Maranhense de 2013 a competição não vai ter mais de quatro equipes. O curioso é que para um time se profissionalizar no Maranhão, os dirigentes tem que viabilizar R$ 73 mil só para pagamento de taxas da FMF e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mesmo assim 13 times pediram para jogar.

E mesmo sabendo que algumas equipes e cidades onde elas estão sediadas não tem qualquer condição de sediar jogos oficiais, a FMF fecha os olhos e só parece enxergar a boa grana que poderá receber caso se confirme o grande número de participantes na competição. A expectativa é de que até  seis equipes venham a ser confirmadas pela FMF.

Além deste investimento inicial, mais recursos serão necessários para a montagem e manutenção do elenco, sem falar na exigência, que a FMF promete fazer, em ter estádio em boas condições para sediar as partidas.

De acordo com a federação apenas Moto Club, JV Lideral, Expressinho e Sabiá estão confirmados. Os outros enfrentam restrições. Alguns tem dificuldades quanto a documentos e outros não atendem ao prazo determinado de ter jogado uma competição profissional nas últimas cinco temporadas.

A FMF faz tudo para colocar times como Araioses para atender ao ex-prefeito de Santa Quitéria, Manin Leal que será candidato a deputado estadual e depende do futebol para fazer a sua campanha. até reunião com o presidente do Moto, Roberto Fernandes já foi realizada na tentativa de evitar uma possível ação do time rubro-negro na Justiça.

Moto Club e Sabiá (da cidade de Caxias) foram rebaixados em 2012. JV Lideral (Imperatriz) e Expressinho jogaram a Série B da temporada anterior e não conseguiram acesso. O detalhe do Expressinho é que falta a confirmação da sede do clube. Ano passado, o time cogitou alguns municípios, mas mandou seus jogos em São Luís.

Abaixo, segue a lista dos clubes que aguardam a decisão, nesta terça-feira, da entidade que administra o futebol no Maranhão. As pendências burocráticas não foram detalhadas pela federação.

Timon – Foi inscrito na Série B de 2008, mas enfrentou problemas de regularização das situações dos jogadores e acabou desistindo do campeonato. Além disto, para esta não tem dificuldades com documentações.

Urbano Santos – O time jogou a divisão de acesso em 2008 e ficou na quarta colocação, com sete pontos em oito jogos. Desde então não atuou mais em competições profissionais. Se atende um critério, peca em outro, pois está com pendências no setor burocrático.

Itinga – A equipe jogou a Série B em 2007 e foi campeão. Subiu e ficou na Série A em 2008 e 2009 até ser rebaixado. Desde então parou de disputar campeonatos profissionais. O Itinga estaria confirmado se não fossem problemas com documentação também.

Babaçu – O time começou com sede em Viana, mas hoje está em parceria com o Cefama, um centro de formação de jogadores da capital. Assim, pode ser mais um time de São Luís no Campeonato Maranhense. A FMF não reclama de documentação da agremiação, mas o Babaçu jogou a Série B em 2007, quando teve seis derrotas nos seis jogos que disputou. Desta forma, como time profissional, o Babaçu nunca marcou nenhum ponto. Foi à única edição que o time participou, por isso, não atende ao critério dos cinco últimos anos como profissional em atividade.

Araioses – Uma das novidades desta lista. O time nunca foi nem cogitado no ciclo do futebol profissional em anos anteriores, mas com a mudança da administração municipal, a cidade passou a ser uma das interessadas no futebol. O ex-prefeito de Santa Quitéria, Manin Leal, é o responsável por isso. Com a eleição de seus aliados em Araioses, Manin foi quem sugeriu o ingresso do município no Estadual. Com o Santa Quitéria teve um resultado expressivo em 2012, quando participou, pela primeira vez, da Copa do Brasil.

Santa Inês – A cidade costuma valorizar as competições estaduais, tanto no futebol quanto no futsal. Em maio, até o futebol de areia mudou-se para Santa Inês e além de um amistoso entre Sampaio e Vasco, o Campeonato Maranhense da categoria será realizado na cidade. Mas para voltar ao futebol profissional de imediato, há restrição imposta pela FMF. Nos últimos anos, a cidade teve o Santa Inês e o Nacional, contudo nenhum dos dois é o atual interessado. De acordo com a Federação Maranhense, este Santa Inês é um clube novo e, por isso, não atende ao prazo mínimo de cinco anos de atividade.

Santa Luzia – O time jogou o campeonato de acesso em 2006 e conseguiu ser campeão. Porém, mesmo com a vaga garantida na divisão de elite, o time resolveu não jogar. O Santa Luzia não atende ao prazo mínimo e também tem pendências burocráticas.

Itapecuruense e Rio Branco – Com base nos dados do Censo Demográfico de 2010 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade de Itapecuru Mirim tem pouco mais de 62 mil habitantes. É esta cidade, que tem o Estádio Rodolfão, que surpreende com o pedido de dois times. O Itapecuruense está com situação melhor encaminhada, mas esbarra no critério dos ‘cinco anos’. Já o Rio Branco tem mais dificuldades e para se transformar em um clube profissional ainda falta muito ‘papel ser assinado’.

Leia mais

27 comentários para "De olho na grana, FMF pode ‘inchar’ segundinha"


  1. PAPÃO REABILITAÇÃO

    Romulo Basten tem razão,,,,, agora esse Paulo Damasceno tem memoria curta,, vou te lembrar, 2000,, 2001,, 2004,, 2006,,2008 ,, Jack Jones,, Cosme ,,Isael,, Celinho,, Gabriel,, Mizael,,, LEMBRAS?? ou sofres de aminésia de arquibancada????……..

    • Paulo Dasmaceno

      PAPA LUGAR DE REABILITAÇÃO SÓ NO CENTRO DE REABILITAÇÃO DO NINA RODRIGUES.

      31 TÍTULOS TODOS EM CIMA DO TIME CARNICEIRO..KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
      QUEM SÃO ESSES? SÃO AÇOUGUEIROS DA FEIRA DA COHAB? NUNCA VI E NEM OUVI FALAR, JÁ VI SIM, BARON, ADÃOZINHO, KLEBER CAI-CAI, DOIS-REBAIXAMENTO, ARAIOSES… E 31 TÍTULOS EM CIMA DA CARNIÇA FALIDA, TRI MARANHENSE E TRI BRASILEIRO… TÁ BOM OU QUER MAIS?

    • Paulo Dasmaceno

      ARAIOSE X MOTO EX-CLUBE DE SÃO LUIS PELA SPORTV, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, É TRISTE.

  2. Bolivia Querida

    Zeca tu tem a cara de sapo, tu ficou com a cara inchada assim te tanto chorar com a desgraceira do moto? sem sacanagem Zeca fala a verdade.

    • Zeca Soares

      Verdade, chorei também com a desclassificação do Sampaio para o Campinense e com a derrota do Americano para o Bacabal.

  3. Bolivia Querida

    Pela foto dá vê que o Moto coloca muito torcedores em dia de jogos, não tem uma cadeira vazia. rsrsrsrsssrsrsrsrsrsrrsrsrsrsr…

  4. Paulo Dasmaceno

    KKKKKKKKKKKKKKKKK UM TIME DESSE TÁ COM MEDO DO ARAIOSES, NÃO EXISTE!!!.
    DISTÂNCIA? INTERMUNICIPAL É ASSIM MESMOS SOFRÍVEL TORCEDORES, TEM QUE JOGAR NO CAMPO DE POEIRA, JUNTO COM JEQUE, PORCO, GALINHA, JABUTI, TATU, CACHORRO.. DENTRO DO CAMPO.
    TEM UM DOIDO DIZENDO QUE ESTAMOS COM MEDO DO MORTO VOLTAR? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK 31 TÍTULOS, TODOS EM CIMA DESSA MORTALHA.
    O OUTRO DISSE QUE VENCEMOS O VIANA DE 11 KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK TÁ DOIDO KKKKKKKKKKKKKK 11 ÍAMOS VENCER A COISA FALIDA NO DIA DO CAI-CAI.

  5. Paulo Bolivão

    Fernando 81 as vezes você acaba comentando só mer….como esse tal de J Carvalho, tem que se defender é o melhor para o nosso futebol, essas equipes só vão servir de palanque eleitoral para 2014, vamos ser realista. J Carvalho imbecil quem perdeu para o Viana de 11 foi o Chapadinha, time de FMF quem Sampaio ???? deixa de palhaçada que isso é desculpa de perdedor o Sampaio vai ser tetra sim pois tem o melhor plantel da competição, agora tem que jogar com garra e determinação.

  6. J Carvalho

    Moto é Maior , so ta nessa por causa das falcatruas da FMf , QUE OS PUNE E DEIXA ILESO O SAMpaio , time deles !!!!!!!!
    Viana pega de 11 pra sampaio ser campeão e moto cair
    Isso é uma vergonha ..
    http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/0,,MUL1343445-9825,00-ESCANDALO+NO+MARANHAO+TIME+FAZ+NOVE+GOLS+EM+NOVE+MINUTOS+E+GARANTE+ACESSO.html
    Olhe vc mesmo repercusão nacional e mundial uma vergonha !!!!!!!!!!!!

  7. fernando 81

    Parece que os “VARIAS CORES” querem a qualquer custo que o Moto fique na 2ª divisão??? Porque será hein? medo?

    • Paulo Dasmaceno

      FERNANDO, MEDO DE QUE? SE NÓIS TEM 31 TÍTULOS MARANHENSES E DESSES UNS 31 EM CIMA DE VOCÊS, ISSO É HISTÓRICO, SEMPRE TEREMOS MAIS TITULOS. APARECE MAIS UM SEM NOÇÃO, DIZER QUE O SAMPAIO GANHOU DE 11 DO VIANA ……………………… ESTÃO PERDIDO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
      VOCÊS, ESTÃO SEM PAI E SEM MÃE, TÃO NO MATO SEM CACHORRO, ESTÃO PERDIDO NO TEMPO E NO ESPAÇO, TORCER PRA TIME QUE DISPUTA A 2ª DIVISÃO DO MARANHÃO, COMO DIZ OS OUTROS, NÃO EXISTE!!
      FUI!!
      BOLIVÃO NA SERIE C, É MUITO JOGO NO CASTELÃO, RAPÁ! RUMO A SERIE B DO BRASILEIRO, É MUITA DIFERENÇA DO BOLIVÃO PRA CARNIÇA MEDROSA.
      ARAIOSES, ARAIOSES, TIMON, EXPRESSINHO… ITAPECURU KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  8. Jorge Franco

    Este problema sobre time organizado por Prefeituta Municipal existe em todo território nacional agora se for afundo neste regulamento esta segunda divisão não poderar acontecer com 4 times se o mortinha tanto reclama e ainda não tem nem jogadores para disputar este campeonato da segunda divisão e melhor a FMF fazer um torneio entre estes quatro times que se acham credenciados.

  9. Valnei Dutra

    Fernando motense é verdade

  10. sampaio

    Parei que atração o moto é ? quando jogou a outra vez a segunda só teve 3 times.kkkk

  11. CARLOS

    GENTE VAMOS LER O QUE NÃO PODE SE MUDAR É FORMULA DE DISPUTA QUE TEM QUE SER A MESMA EM 2 ANOS ,E O REGULAMENTO AINDA NEM FOI DEFINIDO ,ISSO É DEFINIDO EM ARBITRAL ,DA PRA ENTENDER SEU REGULAMENTO

  12. CARLOS

    SEU REGULAMENTO, SEU FOR PRA SEGUIR O REGULAMENTO SE NÃO PODE MUDAR TEM QUE SER COM 6 EQUIPES QUE ANO PASSADO FOI ASSIM

  13. ACR Motense

    É o seguinte, se os times tiverem condições de jogar e não tiverem pendências (ou seja, se cumprirem os pré-requisitos), não vejo problema. Só não concordo em colocar time pela janela pra faturar $$. Sei que o Moto é uma atração, por isso a quantidade de clubes querendo jogar a série B, mas é preciso respeitar as normas desportivas. Depois, se o futebol do MA voltar a servir de chacota nacional por causa desses “arranjos”, não digam que não foram avisados…

  14. Paulo Bolivão

    Também não concordo com essa palhaçada, esses times não contribuem em nada para melhorar o nosso futebol, pois lá nessas cidades eles gostam são de times de RJ e SP, tem que ter estrutura como: estádio, segurança para os torcedores, radialistas etc, abaixo a esse caçaniquel da FMF, fora Antonio Américo e eleições para a entidade.

  15. antony

    KKKKKKKKKKKK……TRADUZINDO….ESTÃO COM MEDINHAAAAA!!!!!

    • Zeca Soares

      Vejo a oprtunidade da Federação colocar a mão em muita granda e que não leva time a contribuição nenhum pois são times de prefeituras.

  16. Rômulo Basten

    Caro Zeca,
    Quem vai bancar as despesas com essas longas viagens e hospedagem para essas cidades que ficam a mais de 500 km de nossa capital??? o moto não pode entrar numa cilada dessa! se duvidar essa 2ª divisão ficará mais cara de participar do que da 1ª pode ter certeza! Principalmente por que essa FMF não ajuda ninguém!
    Avante Papão!

    • Zeca Soares

      Os cofres públicos vão bancar os times de prefeituras.

  17. REGULAMENTO II

    Vai terminar todo mundo na justiça e esse ano não ter segundona, aí mais um sofrimento para os sofridos motenses.

  18. REGULAMENTO

    QUEM MANDA É O REGULAMENTO, E ESSE SÓ PODE SER MUDADO DE 2 EM 2 ANOS, NÃO TEM ESSE NEGÓCIO DE ATA MUDAR O REGULAMENTO SÓ PRA FACILITAR PARA O MOTO. MANDA ESSE MOTO FAZER TIME PRA SUBIR COM DIGNIDADE.

    • Zeca Soares

      Mas não está beneficiando o Moto em nada não, pelo contrário. Uma segunda divisão com 13 times e a primeira só com nove? Só aqui no Maranhão mesmo.

  19. REGULAMENTO

    ZECA ESTÁ ESCRITO LÁ NO REGULAMENTO DA SEGUNDINHA QUE O TIME TEM QUE DISPUTAR 5 ANOS COMPETIÇÕES. QUEM MANDA É O REGULAMENTO. E ESSE SÓ PODE SER MUDADO COM 2 ANOS. ENTÃO ESSA REGRA SÓ VALE PARA 2015. E AÍ, O QUE TEM DE ERRADO? DEIXAM OS CLUBES PARTICIPAREM, NÃO RECLAMARAM TANTO QUE NINGUEM QUERIA?
    OU ISSO É SÓ MEDO DO MOTO NÃO SUBIR, NEM A FMF PODE ARMAR PARA O MOTO, POIS TEM REGULAMENTO.

  20. fernando 81

    Se confirmado o inchasso, se confirmado essa vergonha…se preparem para termos a competição mais tumultuada da história…
    Com recorde de WO; de desistência no início, meio e fim do campeonato…esses times não tem condição financeira de disputar uma competição longa, com altíssimas despesas…na hora que começar a perder 3 seguidas vão começar a desistir a dizer que não tem dinheiro….vão jogar a culpa no Governo que não ajuda…

    Hoje na P…. desse país existem Leis, regulamentos que devem ser cumpridos, inclusive qualquer advogado PORTA DE CADEIA como o presidente da federação sabe disso…

    Eu como torcedor do Moto confio no meu Presidente e nosso corpo jurídico e vamos levar isso até as últimas consequência na Justiça desportiva e COMUM se for o caso.

    CHEGA DE CORRUPÇÃO E MALCARTISMO…VAMO MORALIZAR DE VEZ O NOSSO FUTEBOL…O NOSSO ESTADO!!!

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: