Expectativa forte

1comentário

roseanaA semana começa com a classe política se movimentando intensamente na expectativa da decisão que a governadora Roseana Sarney (PMDB) tomará em relação ao seu futuro. Todos – e em especial ao que pretendem disputar mandato majoritário – querem saber se ela deixará o governo para se candidatar a uma cadeira no Senado ou não. Ele até agora não disse sim nem não quando perguntada sobre o assunto, alimentando de um lado os que acreditam piamente que ela será candidata a senadora e, por outro, empolgando os que apostam que ela permanecerá à frente do governo até o final do seu mandato, que termina no dia 31 de janeiro.

No caso específico dos pré-candidatos a senador, como é o caso do vice-prefeito de São Luís, Roberto Rocha – que trava dentro do seu partido uma queda de braço com o ex-governador JR Tavares pela vaga do partido -, e do ex-vereador Haroldo Sabóia (PSOL), a eventual desincompatibilização da governadora terá o efeito de ducha de água fria. Afinal, todos reconhecem que Roseana Sarney entrará na disputa na condição de favorita, pois todas as pesquisas feitas até agora sobre a corrida ao Senado a apontam como líder incontestável nas pesquisas.

Se, por outro lado, ela decidir ficar no cargo até o final do mandato, os outros pré-candidatos festejarão, mesmo sabendo que ela lançará e apoiará um candidato forte à vaga de senador, como o ministro Gastão Vieira (PMDB). Qualquer análise política isenta concluirá que, seja qual for a decisão de Roseana, esta terá impacto forte, e provavelmente decisivo, no cenário da disputa para governador. Como candidata ao Senado fortalecerá a chama majoritária da coligação. Permanecendo no governo, será a grande referência política da campanha do seu grupo.

A dificuldade imposta pelos dois possíveis cenários é muito difícil mensurar o peso de uma ou de outra decisão. É por isso que a possibilidade de a governadora antecipar sua decisão é aguardada com tanta expectativa, por aliados e adversários.

Coluna O Estado Maior/ O Estado

1 comentário para "Expectativa forte"


  1. Wellington

    “todas as pesquisas feitas até agora sobre a corrida ao Senado a apontam como líder incontestável nas pesquisas”
    Quanta “imparcialidade”! “Não sei porque insisto tanto em” me surpreender com os teus artigos! De quais pesquisas você fala? Sábado eu vi uma pesquisa da Data M que aponta uma situação diferente. Não que eu acredite cegamente nela, assim que como não acredito nas divulgadas por vocês.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: