Roseana está decidida

2comentários

roseana-sarney
A semana fechou com a governadora Roseana Sarney (PMDB) sem bater martelo oficialmente a respeito do seu próximo passo político. Nos últimos dias, todas as evidências indicaram que ela está mesmo inclinada a cumprir o seu mandato até o último dia, abrindo mão de uma candidatura – que quase todos os observadores da cena política avaliam que sairia das urnas vitoriosa – ao Senado.

Dois fatos, no entanto, motivaram a governadora a refletir sobre a possibilidade de se desincompatibilizar no dia 5 de abril. O primeiro aconteceu quinta-feira em Imperatriz, durante a inauguração da fábrica da Suzano, onde a presidente Dilma Rousseff elogiou as realizações do Governo do Maranhão e destacou o trabalho da governadora.

A presidente disse não imaginar que Roseana estivesse mesmo decidida a permanecer no cargo até o fim e não disputar a cadeira no Senado. Dilma assinalou que a governadora do Maranhão é uma política experiente e respeitada e poderá dar uma grande contribuição ao próximo governo da República. Apostando na sua reeleição, a presidente disse que Roseana a ajudará muito no Senado. A governadora ficou satisfeita com as declarações da presidente, mas manteve silêncio sobre o assunto – pelo menos publicamente.

Na terça-feira, o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, numa iniciativa própria, conversou por cerca de mais de duas horas com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB). Saiu da conversa levando a certeza de que existem condições políticas para que a governadora saia e deixe Luis Fernando Silva como governador indireto.

Um interlocutor relatou-lhe o episódio, mas ela teria reagido afirmando taxativamente que sua decisão de permanecer no cargo está tomada. De fato, todas as conversas ouvidas pela coluna nos últimos dias confirmam a tendência da governadora permanecer no cargo até o fim do mandato.

Mas em política nenhuma decisão – principalmente uma desse porte – é considerada definitiva antes do final do prazo. A prudência recomenda que o melhor caminho é aguardar.

Coluna Estado Maior/ O Estado

2 comentários para "Roseana está decidida"


  1. claudio

    COMENTÁRIO MODERADO

  2. antonio braid

    Zeca
    Zeca
    Diga para a nossa governadora não sair, ela tem que ficar até o fim do seu mandato, mandato este dato pelo o povo, segura guerreira. Parabens pelo excelente trabalho.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: