Nota da Coligação Maranhão quer Mais

5comentários

 

A Coligação Maranhão Quer Mais (MDB, PV, PSD, PSC, PMB, PRP) solicitou, nesta quinta-feira (4), o detalhamento da Pesquisa Ibope registrada sob o no.  MA-07570/2018, contratada pela Televisão Mirante LTDA. O requerimento foi motivado pelos números que a Coligação considera duvidosos sobre a intenção de votos divulgada pelo Instituto no Maranhão.

Como resposta (documento em anexo), o Ibope informou que “em São Luís, temos apenas 168 entrevistas, o que não é suficiente para estimar as intenções de votos na capital, uma vez que margem de erro amostral é de 8 pontos percentuais para mais ou para menos. O cruzamento foi fornecido apenas como um indicativo”.

Nas informações fornecidas, o Ibope admite a fragilidade no método utilizado para chegar ao resultado da mais recente pesquisa, que tem até 16% de possibilidade de oscilação na margem de erro e não apenas de 3 pontos percentuais como divulgado ontem. O mais absurdo: na tentativa de encontrar um cenário mais próximo do ‘real’, o Ibope decidiu comparar e equiparar seus números com os de outros institutos locais, de credibilidade sob suspeita neste processo eleitoral e cujos levantamentos foram feitos em períodos diferentes, antes do debate entre os candidatos. “A pesquisa pode não ter pego um possível efeito do debate”, reconheceu o Ibope. É um claro reconhecimento do Ibope de sua incapacidade de retratar a verdadeira vontade do eleitorado maranhense.

Desta forma, considerando ser público e notório que o Ibope errou na maioria das pesquisas realizadas no Maranhão, a coligação Maranhão Quer Mais repudia com veemência os números de intenções de voto para governador e senador divulgados pelo Instituto às vésperas do primeiro turno das eleições.

É inaceitável que tal levantamento seja divulgado à população às vésperas da eleição, podendo induzir o eleitorado com dados que não condizem com as intenções de voto mostradas em pesquisas sérias, e visíveis nas atividades públicas de campanha.

Por todo o exposto, repudiamos a pesquisa do Ibope, e conclamamos a população a registrar nas urnas o verdadeiro desejo de votar em Roseana Sarney para governadora, e em Sarney Filho e Edison Lobão para o Senado.

5 comentários para "Nota da Coligação Maranhão quer Mais"


  1. Carlos Oliveira

    Chora e chora……kkkkkkkkk
    Só onde eu trabalho são 20 votos no Dino rsrsrsrs. Tome mais desespero e vejam a derrota que se aproxima.

  2. Alexandre Botelho

    Somente agora o Ibope, que tantas vezes acertou para os outros, agora erra pro clã arcaico e carcomido? A pesquisa está corretíssima.

  3. Douglas

    E se essa pesquisa fose contratada por Flavio Dino, o que seria?

  4. Bacabalense

    Bem hilário isso, o desespero é notório!

  5. carlos

    Realmente Zeca Soares tem algo de errado nisso… Ate um tempo desse o nome disso, dado por vcs mesmos era: CHILIQUE, MIMIMI, CHORORO… E por ai vai… Quando alguem criticava o IBOPE, ave Maria!!!!

deixe seu comentário