Em nota oficial, Lourenço lamenta morte

3comentários


de diretora pressionada pela própria Seduc

O secretário estadual de Educação, Lourenço Vieira da Silva, mandou publicar hoje, em jornais alinhados ao governo Jackson Lago, uma nota na qual lamenta a morte da diretora da escola Erasmo Dias, no Maiobão, Luzia Lopes Pinheiro, 68 anos. O corpo da diretora foi encontrado na manhã de ontem, no Araçagi. Na bolsa de Luzia foi encontrado um bilhete no qual ela repudia a política de opressão do governo aos professores. Autópsia feita pelo Instituto Médico Legal atesta que ela foi morta por estrangulamento.

Em um texto breve, de apenas cinco linhas, assinado pelo secretário, ele diz que a Seduc sente-se “profundamente consternada com o falecimento da professora Luzia Lopes Pinheiro”. Lourenço encerra a nota dando pêsames à família da vítima pelo “doloroso acontecimento”.

Em circunstâncias normais, a nota representaria tão somente a manifestação oficial de um órgão pela perda de um de seus servidores. Mas o atual contexto da educação do Maranhão, marcado por um clima tenso – em que professores tiveram direitos constitucionais suprimidos a mando do governo e passaram a lutar pelo restabelecimento de suas garantias por meio de uma greve que já dura 85 dias – dá margem a diferentes interpretações.

Se a diretora não tivesse sido pressionada pela Secretaria de Educação a entregar a lista de professores da escola que comandava, ela não teria ficado abalada emocionalmente e permaneceria exercendo suas funções na escola, em vez de se dirigir à Superintendência de Recursos Humanos da Seduc para entregar o cargo, na última terça-feira, dia em que desapareceu.

É importante lembrar que em um dos últimos momentos em que foi vista com vida, ela parecia desesperada e chorava copiosamente, enquanto andava, aparentemente sem destino, na calçada da avenida Jerônimo de Albuquerque, na Cohab, nas proximidades da Maternidade Marly Sarney. Ou seja, o abalo psicológico causado pela pressão da Seduc para que ela encaminhasse ao órgão a lista de professores faltosos da escola Erasmo Dias pode ter levado a diretora a vagar pela cidade, indo parar no Araçagi, onde foi morta.

Diante dos fatos que antecederam a morte de Luzia Lopes Pinheiro, a iniciativa da Seduc de publicar nota de pesar pelo triste episódio, pode confundir-se, aos olhares mais atentos, com o mais puro cinismo.

3 comentários para "Em nota oficial, Lourenço lamenta morte"


  1. gerson

    quero parabenizar sobre esse comentário.aonde nos maranhenses estamos pagando com a nossas próprias vidas os descasos que nós estamos vendo não só na educação mais támbem na segurança na saúde;está de parabéns sr, daniel matos

  2. biltre

    queria que ele achasse bem feito jumento???????

  3. FABIO BARROS

    Daniel, nobre colega,
    Tenho prestigiado assiduamente seus comentários. Parabéns! Gosto de textos enxutos, diretos, claros e objetivos. Você tem atingido em cheio essas características.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS