Crack: uma realidade também no Maranhão

6comentários

Há algumas semanas, o Brasil inteiro acompanha uma exaustiva cobertura midiática de sucessivas tragédias causadas pelo tráfico e o consumo de crack em diferentes estados. Em meio ao cenário chocante, em que histórias de mortes se multiplicam aos olhos atônitos de todos, os maranhenses ainda não têm idéia dos estragos causados pela droga em nível local. Pura ignorância, pois o crack já é uma realidade em nosso meio e já exibe sua face cruel em grande parte dos bairros de São Luís e em um número cada vez maior de municípios do interior.  

Produzido à base de resíduos da cocaína, o crack é uma droga com enorme potencial alucinógeno e que causa dependência química de forma rápida e avassaladora, daí os estragos que tem causado na vida de milhares de pessoas, a maioria jovens. Invariavelmente, as reportagens tratam de episódios ocorridos em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e outros centros considerados desenvolvidos, mas no Maranhão a comercialização e o uso desse entorpecente ainda não mereceu a atenção devida da mídia.

As forças de segurança, por sua vez, começam a se mobilizar, pois já identificaram no crack e demais drogas a causa da maioria dos assaltos, homicídios, latrocínios e outros crimes que tanto tem apavorado nossa sociedade. A operação batizada de “Tráfico Zero”, executada pela Secretaria de Segurança, já traz alguns resultados positivos no que se refere ao combate à venda e ao consumo dessa substância.

No Maranhão, o pesadelo do crack está só no começo. Entre vários outros fatores, a quantidade cada vez maior de crianças e adolescentes nas ruas, abandonadas pelas famílias e desassistidas pelo poder público, dá margem a uma previsão nada animadora. Salvo alguma ação excepcional das autoridades governamentais, o futuro deve ser triste para muitos dos nossos jovens.

É preciso, desde já, encarar o crack como uma realidade em nosso estado. Os efeitos nocivos dessa droga já começam a vir à tona. As conseqüências externas, como o aumento da violência e do número de internações em clínicas psiquiátricas, já são evidentes. Porém, os estragos internos, aqueles que ocorrem no seio das famílias arruinadas, continuam quase imperceptíveis.

Por isso, o esforço deve começar agora, para que não sigamos o exemplo de outros estados, onde pais, mães e outras vítimas do crack expõem, impotentes, toda a sua agonia em rede nacional.

6 comentários para "Crack: uma realidade também no Maranhão"


  1. Orleans Saraiva

    Outra realidade é o fechamento do Convento das Mercês, que na qual não cita. Em vez de está preocupado com carros oficiais de prefeitos. Mais não fala da Pajero Full da desgovernadora Rosengana. Pelo visto a credibilidade aí está longe, não sei o por que vcs escondem a realidades dos fatos e são escalados só para atacar adversários políticos. Não tem livre opinião, senão perde o empreguinho, tem que está na linha dos Sarneys. Isso sim é uma triste realidade.
    E AGORA ONDE O BIGODUDO VAI SER ENTERRADO…MAIS ELE NÃO É BESTA EM MANDAR FECHAR, TEM CHEIRO PODRE ALI…QUEM NÃO CONHECES ESSES VÍRUS DO MARANHÃO.

  2. Carlos Saldanha

    GOSTARIA DE INFORMAÇOES SOBRE O CONSELHO ESTADUAL CONTRA AS DROGAS, AINDA EXISTE?

  3. DEMOILIDOR

    DANIEL, EU FICO TRISTE COM UM COMENTÁRIO DESTE TIPO !! EU ACREDITO QUE O MARANHENSE QUE SE PRESA NÃO PENSA IGUAL AO SR ORLEANS, NÓS SABEMOS QUE SE ISTO REALMENTE ACONTECER, VAI SER UMA PERDA MUITO GRANDE PARA O NOSSO ESTADO. É PRECISO QUE A POPULAÇÃO SE MANIFESTE EM PROL DA CONTINUIDADE DESTA FUNDAÇÃO, INDEPENDENTE DE SER O SARNEY OU NÃO, COM TODA CERTEZA NA BAHIA ISTO NÃO ACONTECERIA PORQUE ESTE POVO SABE VALORIZAR O QUE É DELES, ENGUANTO ISTO NÓS JOGAMOS FORA O QUE É DE TÃO PRECIOSO PARA NOSSA CULTURA.

  4. STENIO JOHNNY

    Amigo Daniel, por causa de microcéfalos, iguais a esse que acabou de comentar no seu blog, e que o aumento do trafico de drogas no Brasil cada dia aumenta, enquanto eles ficam preocupados com o Senador Sarney, se esquecem da realidade dos fatos, o crack e uma realidade, que ta destruindo a vida de milhares de pessoas no Brasil, quem fez esse comentário, ou não conhece essa realidade, ou faz parte, da legião de consumidores, da borra maldita, e deve ta preocupado com o futuro do seu cartel. Eu fico triste com a juventude de hoje, a juventude do comodismo das drogas, dos computadores, hoje ate futebol eles querem jogar pela internet assim como namorar, fazer sexo ao vivo em cores pro mundo inteiro vê-los, a libertinagem ta a todo vapor, assim como a malandragem, as drogas correndo a todo vapor nas escolas, dentro da própria casa, onde o filho já se espelha no pai, em vê-lo todo dia drogado, a família que sempre foi a instituição alicerce de uma nação, hoje ta dilacerada. A onda agora e outra, homem com homem mulher com mulher, união familiar entre ambos os sexo parada Gay e muita sacanagem no pedaço, rolando de tudo, inclusive drogas, que futuro terão esses jovens de hoje. O que será do mundo amanha, sem a presença de Deus, um mundo sem leis, onde a indústria do crime, constrói o seu próprio império. Não quero ta vivo pra ver tamanha desgraça, que entristece os olhos de Deus, que criou o mundo, fez o homem a sua semelhança, e ainda enviou a terra o seu filho Jesus, para que todo aquele que nele crer, não pereça, mas tenha a vida eterna. Meu amigo Daniel só Deus na sua infinita misericórdia pode ter compaixão do homem nesse momento, onde a terra esta sendo banhada por o mar de lama podre que quer destruir o mundo que Deus Criou com muito amor, pois ele ama o mundo que ele arquitetou, mas de todas as suas obras a que ele mas ama e o homem, que Satanás tenta a todo custo destruir. A mudança para um mundo melhor, ta na fé de cada um em DEUS, ta na família ,nas escolas, na igrejas, em fim em cada canto do mundo, onde possomos cultivar o amor, e a presenca de Deus.

  5. Wal Oliveira

    Amigo Daniel, parabéns pelo Blog. daqui de Brasília acompanho os posts por meio dos quais me mantenho informada sobre a minha querida São Luís. Pensa que a cidade não resiste a esse mal do século: as drogas. Sucesso amigo

    Resposta: obrigado, minha querida Wal. Fico honrado em tê-la entre meus leitores. Também te desejo muito sucesso.

  6. Marlon Botão

    Companheiro Daniel,
    Acho interessante você estar abordando temáticas sociais em seu blog. Como pai e como cidadão sinto falta de um trabalho jornalístico sério mostrando a realidade do nosso Estado em realção ao uso de drogas pesadas(crack, cocaina,extase) e se existe combate para que este mal não prospere.
    Parabéns pela iniciativa e espero que você continue informando devidamente a população maranhense.

    Marlon Botão

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS