Dengue já matou 10 em São Luís este ano

0comentário

A dengue já matou 10 pessoas em São Luís este ano, segundo dados da Coordenadoria do Programa Municipal de Combate à doença, repassados ao jornal O Estado do Maranhão, semana passada. E os prognósticos do Ministério da Saúde não são nada animadores para o ano que vem, quando está prevista uma epidemia do sorotipo 4 do vírus da dengue na cidade. Até o momento, dois casos dessa nova variante da enfermidade já foram registrados na capital.

De 1º de janeiro até o último dia 11, já haviam sido notificados quase 4.500 casos suspeitos de dengue na capital. O número é 36% superior ao registrado em todo o ano de 2010. O São Francisco e adjacências são as áreas com maior índice de infestação de São Luís. Cidade Olímpica, Vila Palmeira, Turu e Coroadinho também são considerados bairros endêmicos. 

O coordenador do Programa de Combate à Dengue da Prefeitura de São Luís, Pedro Tavares, aponta a deficiência na limpeza urbana e o abastecimento irregular de água como principais causas do avanço da dengue na cidade. Segundo ele, lixões e imóveis em construção no São Francisco e Turu são os principais criadouros do mosquito Aedes aegypti, agente transmissor da doença.

Epidemia

Com base nos relatórios sobre infecção por dengue em São Luís de 2008 a 2010, o Ministério da Saúde inclui a capital do Maranhão entre os municípios com maior risco de epidemia da doença ano que vem. Devido a esse perigo, o municípoio é considerado área prioritária pelo Governo Federal para adoção de ações de prevenção e controle da dengue. Atualmente, o índice de infestação pelo Aedes aegypti é de 0,9%, considerado satisfatório pelo ministério.

Os sintomas do sorotipo 4 da dengue são semelhantes aos causados pelas demais variações do vírus: dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, febre, diarréia e vômito. Como 90% da população de São Luís ainda não tiveram contato com o quarto sorotipo, são grandes as chances de aumento do número de casos graves.

Sem comentário para "Dengue já matou 10 em São Luís este ano"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS