São Luís entre as 30 cidades que mais contribuíram para o PIB do Brasil

0comentário

pib brasilSão Luís aparece na 24ª posição na lista das 30 cidades que mais contribuem para o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Os números foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e correspondem ao exercício de 2011. O ranking tem no topo Belo Horizonte, seguida de Rio de Janeiro e Brasília.

De acordo com o levantamento, a capital maranhense tem PIB de R$ 20,7 bilhões, o que equivale a uma participação de 0,5% no PIB nacional.

Levantamento divulgado em 2008, também pelo IBGE, mostrava São Luís em 28º lugar no ranking do PIB, com R$ 11,2 bilhões de receitas geradas. Portanto, em cinco anos, a cidade subiu quatro posições. Levando-se em conta apenas as capitais, o município ocupava a 14ª colocação, a mesma de agora. Em relação ao Nordeste, São Luís é a segunda das nove capitais com maior PIB e está atrás apenas de Recife (PE).

Juntas, as 30 cidades são responsáveis por 41,71% de todo o valor gerado pela economia brasileira.

Interior

Considerando os 5.565 municípios do país, o maior ganho de posição foi obtido por Belágua (MA), que saltou do 4.991º lugar para o 3849º, favorecida pelo aumento na produção do cultivo de mandioca.

Também no Maranhão, o município de Godofredo Viana pulou da 4.217ª posição para a 3.089ª, impulsionado pelo incremento na extração de ouro.

Sem comentário para "São Luís entre as 30 cidades que mais contribuíram para o PIB do Brasil"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS