MP investiga transferência de quase 3 mil títulos de eleitor para Paço do Lumiar em plena pandemia de coronavírus

2comentários

Pedido de apuração foi feito por sete partidos políticos que estranharam as mudanças de domicílio eleitoral em plena pandemia de novo coronavírus, que limitou o deslocamento entre as cidades

Promotora eleitoral Nadja Veloso
Cerqueira instaurou procedimento
para investigar transferência em
massa de títulos para Paço do
Lumiar

Atendendo a pedido feito por sete partidos políticos ((PSC, Rede, PSL, PSDB, MDB, PROS e DC), o Ministério Público instaurou procedimento para investigar a transferência de 2.868 títulos de eleitor para o município Paço do Lumiar nos primeiros quatro meses de 2020, período que coincide com a pandemia de novo coronavírus. As siglas partidárias levantam suspeitas de irregularidade nas mudanças de domicílio eleitoral, já que a crise de saúde pública provocada pela Covid-19 suspendeu os atendimentos presenciais na Justiça Eleitoral e restringiu o deslocamento de pessoas entre as cidades.

Por meio da Portaria Eleitoral n° 04/2020, da 93a Zona Eleitoral, da qual faz parte o município de Paço do Lumiar, a promotora Nadja Veloso Cerqueira instaurou procedimento preparatório eleitoral para apurar, em um prazo de 60 dias, com possibilidade de prorrogação, possível abuso de poder econômico e elucidar a sua autoria. Para tanto, determinou a adoção das seguintes diligências:

Remeter cópia da portaria ao procurador regional eleitoral e à juíza da 93a Zona Eleitoral;

Remeter ofício, em caráter de urgência, ao cartório da 93a Zona Eleitoral, para que forneça à Promotoria Eleitoral as seguintes informações:

  • Numero de eleitores cadastrados para as eleições de 2018 em Paço do Lumiar;
  • Número atual de eleitores aptos para votar nas eleições de 2020 em Paço do Lumiar;
  • Número de títulos eleitorais transferidos para Paço do Lumiar de janeiro a maio de 2020 (mês a mês);
  • Número de títulos presenciais transferidos para Paço do Lumiar de janeiro a maio de 2020 (mês a mês);
  • Número de títulos online transferidos para Paço do Lumiar de janeiro a maio de 2020 (mês a mês).

Suspeita

Na nota conjunta encaminhada ao Ministério Público Eleitoral, com pedido de apuração dos fatos, os sete partidos levantam a suspeita de que um grupo político com atuação em Paço do Lumiar estaria envolvido na transferência em massa de títulos de eleitor para o município durante a pandemia.

A prática, classificada como nefasta e fraudulenta pelas agremiações partidárias que assinam a nota, teria como objetivo a conquista da vitória de forma ilícita nas eleições municipais deste ano.

Precedente

Os partidos citam na nota um caso envolvendo esse tipo de fraude ocorrido no ano eleitoral de 2006, quando o irmão de um candidato foi preso pela Polícia Militar com 500 títulos falsos.

Além de pedir ao MP a investigação das transferências de domicílio eleitoral, os sete partidos solicitam a suspensão imediata dos 2.868 títulos emitidos em plena pandemia.

Abaixo, cópia da portaria expedida pela promotora eleitoral de Paço do Lumiar, Nadja Veloso Cerqueira:

Segue a nota conjunta dos partidos:

2 comentários para "MP investiga transferência de quase 3 mil títulos de eleitor para Paço do Lumiar em plena pandemia de coronavírus"


  1. Paço do Lumiar: promotora pede afastamento de servidora municipal cedida a cartório eleitoral por ser filiada a partido e ligada a Fred Campos – Daniel Matos

    […] A promotora de Justiça da Comarca de Paço do Lumiar, Nádia Veloso Cerqueira, pediu à Justiça Eleitoral o afastamento da servidora Fabiana da Silva Souza de suas funções no Cartório da 93ª Zona Eleitoral por ser a mesma filiada a partido político e por manter ligação próxima com o pré-candidato a prefeito Fred Campos (PDT). A solicitação é um dos atos do procedimento instaurado pelo Ministério Público para apurar a denúncia de transferência ilegal de que quase 3 mil títulos eleitorais para Paço do Lumiar (relembre aqui). […]

  2. Juiz defere pedido do MP e afasta do cartório eleitoral de Paço do Lumiar servidora filiada a partido e ligada a Fred Campos – Daniel Matos

    […] Paço do Lumiar: promotora pede afastamento de servidora municipal cedida a cartório eleitoral por ser filiada a partido e ligada a Fred Campos – Daniel Matos em MP investiga transferência de quase 3 mil títulos de eleitor para Paço do Lumiar em plena pandemi… […]

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS