Prefeitos maranhenses conhecem soluções para tornar cidades inteligentes

0comentário

Vencedores da etapa estadual do XI PSPE e suas equipes participaram da Smart City Expo Curitiba, maior evento do tema com edição no Brasil

Participaram da missão promovida pelo Sebrae-MA, liderada por dirigentes da instituição no estado, gestores públicos e técnicos de seis, das sete prefeituras vencedoras da etapa estadual do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Durante a semana uma comitiva com prefeitos, vice-prefeita e gestores de prefeituras vencedoras da etapa estadual do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor conheceu experiências e soluções empreendedoras implantadas em municípios de todo o país para torná-los cidades inteligentes. A imersão acontece durante a quarta edição da Smart City Expo Curitiba, realizada no Centro de Eventos Positivo, na capital paranaense, e tem a participação também do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão, Celso Gonçalo, os diretores executivos Albertino Leal (superintendente) e Edila Neves (administração e finanças), além de equipe técnica da empresa. 

Com o lema “Conectando pessoas, tecnologia e desenvolvimento”, o Smart City Expo Curitiba é o principal evento a discutir a temática e estratégias de gestão para cidades inteligentes.

Grande atração da programação semanal em comemoração aos 330 anos da capital paranaense, a iniciativa trouxe conteúdos, serviços e soluções voltados para gestão, implantação de tecnologias, desenvolvimento sustentável, mobilidade urbana, entre outras. “É uma oportunidade de identificarmos e nos inspirarmos em experiências inovadoras, tecnologias acessíveis e estratégias inteligentes que podem ser replicadas nos municípios maranhenses. Assim, o Sebrae pode contribuir ainda mais com o desenvolvimento do estado”, destacou o presidente do Conselho Deliberativo, Celso Gonçalo, que liderou a comitiva.

Vencedora nacional do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor na categoria Empreendedorismo na Escola, a prefeita de Matinha, Linielda Cunha, avaliou a experiência da imersão. “Uma experiência inigualável, em que temos contato com várias ideias e soluções que fortalecem o nosso trabalho e nos inspiram a desenvolver projetos que resultem em mais qualidade de vida para nossa população”, disse.

A vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda, também se inspirou nas experiências apresentadas durante a missão. “Ideias que estão dando super certo em outras cidades e com certeza serão muito bem-vindas na nossa capital, para torná-la mais inteligente, mais humana, para cuidarmos melhor das pessoas “, acredita a gestora pública.

Sebrae MA leva comitiva com prefeitos, vice-prefeita e gestores de prefeituras vencedoras da etapa estadual do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor para imersão durante a Smart City Expo Curitiba

“Investir na transformação dos municípios em cidades inteligentes é construir legado para o futuro e isso é um compromisso que todo gestor público deve assumir. Esperamos que a partir dessa missão vejamos cada vez mais nossos municípios empenhados em executar gestões onde se priorize o empreendedorismo, a inovação, a desburocratização e o acesso facilitado à tecnologias e serviços”, declarou o superintendente, Albertino Leal. 

Para o prefeito de Rosário, Calvet Filho, as ideias e tecnologias que conheceram durante a imersão são possíveis de serem replicadas localmente. “Certamente, voltaremos muito dispostos a implantar essas ideias adaptando à nossa realidade, com objetivo de torná-la melhor”, garantiu. 

Boas práticas  – Além da programação do evento, a comitiva também conheceu o Programa Compra Paraná e a experiência de implantação dos Escritórios de Compras Públicas, geridos por meio da parceria entre o Sebrae-PR e prefeituras municipais. 

Atualmente, 20 unidades instaladas em diversos municípios oferecem serviços de capacitação a agentes públicos e empreendedores para ampliar a participação dos pequenos negócios nas compras públicas locais. “Temos conseguido aproximar cada vez mais os fornecedores locais das prefeituras permitindo um ciclo virtuoso de geração de renda, empregos e oportunidades nos municípios”, avaliou o diretor superintendente do Sebrae-PR, Vitor Tioqueta.

Outra experiência compartilhada com a comitiva maranhense foi o Programa de Desenvolvimento Produtivo Integrado da Região Metropolitana de Curitiba, o Pró-Metrópole, que desenvolve estratégias de inovação e ampliação de mercado por meio de grupos de trabalho nos eixos agroalimentar, integração metropolitana, e turismo, pequenos negócios e desenvolvimento empresarial. 

Cidade Empreendedora– O Maranhão também levou suas boas práticas ao evento internacional. O coordenador estadual do Programa Cidade Empreendedora no Sebrae-MA, José Noleto, compartilhou os resultados e transformações que a iniciativa vem trazendo a 70 municípios maranhenses, especialmente nos últimos dois anos, no Espaço Ágora, incluído na programação oficial do evento. 

“Parabenizo o Sebrae de todo o Brasil por esse trabalho tão importante e fundamental para todos nós que temos essa responsabilidade de gerir as nossas cidades. Eu sempre digo que qualquer prefeito que quer ter sucesso em sua gestão precisa de um parceiro como o Sebrae para nos orientar e percebo que isso é real em todo o país”, avaliou o prefeito de Urbano Santos, Clemilton Barros.

Coordenador do Programa Cidade Empreendedora no Maranhão, José Noleto, apresenta experiência e resultados alcançados por meio da Inteligência Estratégica para Desenvolvimento de Cidades Empreendedoras, executada pelo Sebrae no estado

Participaram da missão promovida pelo Sebrae-MA gestores públicos e técnicos de seis, das sete prefeituras vencedoras da etapa estadual do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor: Balsas, Estreito, Matinha, Rosário, São Luís e Urbano Santos.

Smart City – O Smart City Expo Curitiba buscou, em três dias, conectar ideias e promover soluções em tecnologia para as cidades como o caminho para a nova economia. 

A exposição brasileira foi originada pelo mais importante evento de cidades inteligentes do mundo, o Smart City Expo World Congress, chancelado pela FIRA Barcelona.

Sem comentário para "Prefeitos maranhenses conhecem soluções para tornar cidades inteligentes"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS