UFMA chega a 68 cursos de pós-graduação stricto sensu com a aprovação de novos cursos de mestrado e doutorado

0comentário

Foram aprovados mais três cursos de doutorado: em Química, em Cultura e Sociedade e Rede Prodema, além de um curso de mestrado profissional em Ciência da Informação

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) publicou, no último dia 7, o resultado da avaliação das propostas para novos mestrados e doutorados. A UFMA conquistou os doutorados em Cultura e Sociedade e em Química e o mestrado profissional em Ciência da Informação. Além de ser a nova integrante da Rede do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente – Prodema – Doutorado.

Para o professor Fernando Carvalho Silva, pró-reitor da AGEUFMA, este resultado reflete o esforço que vem sendo feito, ao longo dos anos, para melhorar a pós-graduação na UFMA: “O doutorado em Cultura e Sociedade e o doutorado em Química, bem como o mestrado profissional em Ciência da Informação são fruto e reflexo de um trabalho muito bem feito, a partir de um planejamento desses programas e do esforço coletivo dos professores, técnicos-administrativos e alunos e, claro, do suporte dado pela gestão superior da nossa Universidade. É uma ação coletiva que resulta neste resultado muito significativo para todos nós”, comemorou.

NÚMEROS – Em uma década e meia, os números da pós-graduação da UFMA ampliaram muito. Em 2007, a Universidade possuía apenas 12 programas de pós-graduação, oferecendo 12 mestrados e 02 doutorados. Hoje, com as recém-noticiadas conquistas, a UFMA passa a ter 50 mestrados e 18 doutorados.

Para a diretora de Pós-Graduação da UFMA, professora doutora Flávia Nascimento, “O avanço da pós-graduação na UFMA desde o início da gestão de prof. Fernando, em 2007, é inquestionável. Os dados mostram que em 2007 tínhamos 13 cursos de pós-graduação stricto sensu na Ufma, sendo 11 de mestrado e 2 de doutorado. Atualmente, temos 68 cursos, sendo 50 de mestrado e 18 de doutorado.

Para a diretora de pós-graduação, este aumento de doutorados reflete fortemente a formação de recursos humanos extremamente qualificados, tanto para a própria UFMA quanto para as demais IES do estado e do país. “Se analisarmos os números de doutores titulados levando em conta o intervalo temporal do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional), temos que, no primeiro PDI da gestão (2007-2011), alcançamos o número de 30 doutores formados (média de 6 por ano), já no segundo (2011 – 2016) alcançamos 169 doutores formados (média de 34 por ano) e no terceiro e mais recente PDI (2017-2021), alcançamos 383 doutores formados em 5 anos (média de 77 doutores por ano)”.

O crescimento da pós-graduação também alcançou os câmpus da UFMA no interior do estado. Antes restritos à capital, hoje a UFMA oferece cursos de mestrado em Imperatriz (Mestrado em Sociologia, Comunicação, Saúde e Tecnologia, Formação Docente em Práticas Educativas e Ciência dos Materiais), Chapadinha (Ciência Animal) e Bacabal (Letras)e um doutorado em Imperatriz (Ciência dos Materiais). Há ainda perspectivas de abertura de cursos em outros centros.

Os cursos de pós-graduação da UFMA também evoluíram quanto ao quesito qualidade. Um dos indicadores da qualidade dos cursos é a nota a eles atribuída pela CAPES. Em 2007, a universidade apresentava um curso com conceito 5 e dois com conceito 4. Atualmente, apresenta 3 cursos com conceito 6, 12 cursos com conceito 5 e 29 cursos com conceito 4.

TRAJETÓRIAS – Os programas de pós-graduação em Química (PPGQUIM) e em Cultura e Sociedade (PGCULT) iniciaram suas atividades, respectivamente, em 1995 e em 2010, apenas com cursos de mestrado.

Em 2022, referente a avaliação quadrienal de 2017-2020, o PPGQUIM alcançou a nota 4 na avaliação da Capes, o que permite pleitear o doutorado. Pelas redes sociais, a coordenação do programa afirmou que “Esse é o resultado da dedicação e compromisso dos nossos docentes, discentes, egressos, secretário e demais colaboradores. Ao longo dos anos, o Programa consolidou-se com grande capacidade de atração de alunos, docentes, jovens pesquisadores no Brasil e no Exterior”.

O PGCULT alcançou sua nota 4 também em 2022 e, por conta do crescimento da sua trajetória científica, agora foi contemplado com o doutorado. “Essa aprovação é o reflexo do compromisso e dedicação de toda a equipe do PGCULT em promover a excelência acadêmica e a produção de conhecimento relevante nas áreas de cultura e sociedade”, registrou a página do programa no Instagram.

Os dois programas foram selecionados para participarem do edital “Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG – Amazônia Legal)”, surgido como resultado do trabalho de uma subcomissão da CAPGPI, composta por coordenadores dos programas notas 5 e 6, a pedido da Ageufma. A comissão formada selecionou 12 programas, dentre os quais o PGCULT e o PGQUIM.

O PGCULT se integrou à proposta do edital com o tema Biodiversidade, apresentando o projeto “Conservação da biodiversidade: interface da economia criativa com a qualidade ambiental” e o PPGQUIM, com o tema Energia, com o projeto “Consolidação de quatro programas de Pós-Graduação com ações centradas na área estratégica de energia e as suas contribuições para o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal”.

Estas duas iniciativas foram importantes para que ambos os programas pudessem atingir a nota 4, o que dá direito, junto à Capes, de encaminhar o pedido do doutorado.

Além disso, no mesmo cenário, a Universidade passa a integrar a Rede do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente – Prodema. A UFMA irá oferecer vagas de doutorado para o programa em rede no primeiro semestre de 2024.

Já o mestrado em Ciência da Informação era um desejo antigo do Curso de Biblioteconomia. O curso tem ampliado a sua trajetória de pesquisa, projetos de iniciação científica, com a revista Bibliomar e a qualificação do seu corpo docente. Para a coordenadora da proposta aprovada, Profa. Dra. Cássia Cordeiro Furtado, o mestrado era um desejo profissional de toda a classe bibliotecária e foi aprovado em momento oportuno pois irá atender o estado do Maranhão e áreas do entorno. “Nosso curso de graduação já fez 50 anos e merecia oferecer para a comunidade acadêmica um programa de pós-graduação. Eu espero que a classe bibliotecária fique satisfeita com o que nós planejamos, a comissão está muito feliz, pois foi um trabalho árduo que acontece desde 2020, quando começamos a elaborar o projeto. Estamos com anseio para começar logo e 2024 vai ser um marco na história da biblioteconomia do Maranhão”, expressa.

A UFMA divulgou uma Nota de Felicitações pela aprovação dos novos cursos, parabenizando-os e registrando o resultado como uma ação coletiva de professores, técnicos-administrativos e discentes, bem como registrando o trabalho de condução da Ageufma no crescimento da pós-graduação. A nota pode ser lida aqui.

Sem comentário para "UFMA chega a 68 cursos de pós-graduação stricto sensu com a aprovação de novos cursos de mestrado e doutorado"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS