Governo do Estado prorroga pela 5ª vez intervenção no transporte por ferryboat operado pela Serviporto

0comentário
Ferryboat da Serviporto, que continuará sendo operado sob intervenção do governo estadual, conforme novo decreto

O Governo do Estado prorrogou pela quinta vez, em um período de dois anos e meio, a intervenção na Serviporto, mais antiga empresa que opera o serviço de transporte aquaviário por ferryboat entre os terminais da Ponta da Espera, em São Luís, e do Cujupe, em Alcântara, interligando a Grande Ilha e o continente, dando acesso à Baixada Maranhense. O ato é fundamentado em novo relatório produzido pela Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), que recomenda a continuidade do controle estatal sobre as operações até a completa recuperação das embarcações, a fim de garantir a continuidade de concessão, e com isto a plena prestação do serviço de transporte aquaviário intermunicipal.

O novo decreto, de nº 38.326, publicado no Diário Oficial do Estado no último dia 31 de maio, foi assinado pelo próprio governador Carlos Brandão (PSB) e pelo secretário-chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira. De acordo com o instrumento, a nova prorrogação, assim como as anteriores, também se dará por 180 dias e poderá ser renovada por igual período, por outro decreto, ou até uma nova contratação para operação do serviço, o que ocorrer primeiro.

Para prorrogar a intervenção, o governo estadual também se valeu de lei federal que prevê que o poder concedente poderá intervir na concessão e permissão de serviços públicos, com o fim de assegurar a adequação na prestação do serviço, bem como assegurar o fiel cumprimento das normas contratuais, regulamentares e legais pertinentes.

O novo decreto prevê, ainda, que nas aquisições e contratações necessárias à execução da intervenção serão realizadas, previamente, pesquisas de valores dos itens, ficando vedadas contratações acima dos preços praticados no mercado.

Em tempo: na madrugada dessa sexta-feira, dia 9 de junho, caminhoneiros interditaram o acesso à plataforma de embarque do Terminal da Ponta da Espera depois que dois ferryboats apresentaram problemas mecânicos e não puderam cumprir viagens nos horários previamente agendados.

Abaixo, o novo decreto de intervenção, publicado no Diário Oficial do Estado no último dia 31 de maio:

Sem comentário para "Governo do Estado prorroga pela 5ª vez intervenção no transporte por ferryboat operado pela Serviporto"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS