UFMA dá salto de qualidade em tecnologia da informação com investimentos maciços na atual gestão

0comentário
Os avanços conquistados pela UFMA foram divulgados pela atual gestão, durante o XV Workshop de Tecnologia de Informação e Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior – WTICIFES 2023, em São Luís, com participação do reitor Natalino Salgado

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) deu um significativo salto de qualidade em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Os avanços resultaram dos investimentos realizados pela atual gestão, nessas áreas estratégicas. Hoje, a comunidade acadêmica da UFMA estuda, pesquisa, trabalha e interage em uma Universidade que disponibiliza 24 horas as mais avançadas tecnologias de educação, gestão e produção.

A Instituição também está mais segura, transparente e democrática e a oferta de cursos a distância de graduação e pós-graduação ultrapassou fronteiras e posicionou a UFMA entre as melhores universidades do país nessa modalidade de ensino. Na semana passada, esses e outros avanços foram divulgados pela atual gestão, durante o XV Workshop de Tecnologia de Informação e Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior – WTICIFES 2023, em São Luís-MA.

Com o tema “TIC como Estratégia de Transformação Digital na Educação”, o evento foi sediado pela UFMA e reuniu gestores e profissionais da área de tecnologia da informação de várias universidades brasileiras para discutir temas do setor, apresentar experiências de sucesso e novos resultados. Na ocasião, o reitor Natalino Salgado destacou que a Tecnologia de Informação é uma poderosa ferramenta para promover mudanças em vários setores, como o da educação.

“A TI impulsiona a transformação digital nas instituições de ensino superior, permitindo uma educação mais acessível, inclusiva e eficiente”, afirmou o Natalino Salgado. Segundo o reitor, o cenário pandêmico de COVID-19 mostrou a relevância da tecnologia como um instrumento que permitiu que muitas atividades pudessem continuar, mesmo dentro do cenário de um distanciamento social imposto repentinamente”, observou o gestor da UFMA.

Natalino Salgado destacou que mesmo diante de um contexto de incertezas durante a pandemia e nos dias atuais, é notório que a Universidade vem investindo de maneira significativa no processo de transformação digital

Desafios

Segundo o reitor, “diante de um contexto de incertezas durante a pandemia e nos dias atuais, foi notório que a Universidade vem investindo de maneira significativa no processo de transformação digital, melhorando processos, implantando novos sistemas, investindo em capacitações e cuidando das pessoas. Instituirmos várias soluções e ferramentas inovadoras de colaboração para Universidade enfrentar a Pandemia da Covid-19”, disse Natalino Salgado.

Entre esses avanços, estão disponíveis à comunidade acadêmica, o e-mail institucional, Office 365, Matlab, Anatomia 3D, Sistema Eletrônico de Informações, novos módulos dos SIGS para atender ensino, pesquisa e extensão, e muitas outras áreas de maneira transversal. E o trabalho não para. O Consun aprovou recente o novo Plano Diretor de Tecnologia da Informação que consolida toda a estratégia e os investimentos que estão sendo feitos em Tecnologia e Transformação Digital da UFMA, bem como ações que vão desde segurança da informação e gestão por processos.

Evolução digital

“Vivemos um período marcado pela rápida evolução tecnológica digital, a educação, como pilar fundamental para o desenvolvimento humano e social, não fica alheia a esse contexto. Nós, como agentes de mudança, temos a responsabilidade de explorar todas as possibilidades que a tecnologia nos oferece para criar um futuro educacional mais inclusivo, acessível e inovador. Unidos, podemos transformar a educação por meio das TIC como estratégia, capacitando os estudantes a enfrentar os desafios de um mundo cada vez mais digital e preparando-os para construir uma sociedade mais justa, igualitária e próspera. É imprescindível que as instituições de ensino superior estejam preparadas para aproveitar as oportunidades oferecidas pelas TIC, a fim de promover uma transformação digital verdadeiramente significativa. É importante ressaltar que a implementação da transformação digital na educação não se resume apenas à adoção de tecnologias. É fundamental garantir a infraestrutura adequada, com acesso à internet de qualidade e dispositivos tecnológicos nas instituições de ensino superior, de modo que nenhum estudante, técnico ou docente seja excluído dessa transformação digital”, afirmou o reitor.

Em seu discurso na solenidade de abertura do Workshop, o reitor convidou os profissionais de TI para que busquem transformar essas experiências discutidas durante o evento em ações concretas em suas instituições. “Acredito que juntos podemos fazer a diferença e contribuir para o avanço da educação e da tecnologia em nossas IFES. Que possamos sair daqui com novas ideias, energias renovadas e um compromisso ainda maior com a transformação digital na educação”, finalizou Natalino Salgado.

Sem comentário para "UFMA dá salto de qualidade em tecnologia da informação com investimentos maciços na atual gestão"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS