Com 367 mil visitas, Lençóis Maranhenses foi apenas o 6º parque nacional em frequência de turistas em 2022

0comentário
Posição dos Lençóis Maranhenses no ranking de visitações divulgado pelo ICMBio indica que a atividade turística está aquém do potencial da região

Os Lençóis Maranhenses ocupam a modesta sexta posição do ranking de visitação aos parques nacionais, em 2022. Os números foram divulgados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente responsável pela gestão das 137 unidades de conservação federal existentes em todo o território brasileiro. Os dados indicam que as visitações ao paraíso de dunas e lagoas cristalinas situado na Maranhão estão aquém do potencial da região como atrativo turístico.

Para se ter uma ideia de quanto a frequência de visitações aos Lençóis Maranhenses deixa a desejar, o Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, primeiro colocado do ranking, registrou, ano passado, frequência de 3,5 milhões de pessoas, a imensa maioria turistas, ou seja, quase 10 vezes mais visitas. Tamanha discrepância reflete a ausência de políticas de incentivo mais efetivas, que levem à maior valorização e aproveitamento do espaço como roteiro turístico.

À frente dos Lençóis Maranhenses, também ficaram os parques nacionais de Jericoacoara, no Ceará, com 1,6 milhão de visitas; Iguaçu, no Paraná, com 1,5 milhão; Serra da Bocaína, em São Paulo, com 701 mil; e Fernando de Noronha, com 678 mil visitantes.

Dos 10 parques nacionais listados no ranking elaborado pelo ICMBio, os Lençóis Maranhenses superaram em frequência, em 2022, o do Monte Pascoal, na Bahia (366 mil visitas); o de Brasília, no Distrito Federal (198 mil); o de Ubajara, no Ceará (186 mil); e o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, na cidade de Teresópolis, no estado do Rio de Janeiro (178 mil).

Dados gerais

Ano passado, foram registradas mais de 21,6 milhões de visitas em 137 unidades de conservação espalhadas pelo país. O número é o triplo de 2021 (6,9 milhões). A alta frequência de visitas foi atingido com grande contribuição do turismo de sol e mar, além de conquistas técnicas do ICMBio que melhoraram o processo de monitoramento.

Confira abaixo o ranking dos parques nacionais brasileiros mais visitados em 2022:

Saiba mais aqui.

Sem comentário para "Com 367 mil visitas, Lençóis Maranhenses foi apenas o 6º parque nacional em frequência de turistas em 2022"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS