Desmatamento do cerrado maranhense leva Brandão a firmar pacto em Brasília para preservar bioma

1comentário

Governador do Maranhão dialogou com ministros da Casa Civil, Meio Ambiente, Agricultura, Ciência e Tecnologia e Planejamento com o intuito de pactuar ações

Reunião entre ministros e governadores para definir ações de combate ao desmatamento do cerrado contou com a participação de Carlos Brandão

Unificar base de dados, formar grupo de trabalho para reuniões periódicas e definir cidades prioritárias para o combate ao desmatamento ilegal no Cerrado são ações destaque pactuadas no.ultimo dia 27 entre o Governo Federal e os governos dos oito estados com a presença do bioma. O governador do Maranhão, Carlos Brandão, esteve pessoalmente em Brasília para debater a grave questão ambiental.

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, liderou a agenda ao lado da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, dialogando com os Brandão e os governadores dos estados de Minas Gerais, Romeu Zema; Goiás, Ronaldo Caiado; Mato Grosso, Mauro Mendes; Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel; Tocantins, Wanderlei Barbosa, e da vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão; e do secretário de Meio Ambiente da Bahia, Eduardo Sodré. Também participaram da agenda os ministros da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro; do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.

O governador maranhense e os outros sete chefes de Executivos estaduais manifestaram concordância para a força-tarefa e apresentaram suas atuações no combate ao desmatamento ilegal em seus estados.

Programa Floresta Viva no Maranhão

Para além do combate ao desmatamento, Carlos Brandão apresentou um dos projetos do estado do Maranhão para a preservação ambiental: o programa Floresta Viva. “Estamos organizando no Maranhão este programa, que faz um contraponto ao desmatamento”.

O ministro Rui Costa abriu a reunião com o detalhamento do trabalho feito pelo governo brasileiro até aqui para que a produção agropecuária e a sustentabilidade caminhem em harmonia. “O presidente Lula fez intensas agendas internacionais, que culminaram na abertura de 100 novos mercados para a nossa agropecuária, e trouxe a preocupação e a exigência mundial da questão da sustentabilidade”, disse Costa ao comemorar a liderança do Brasil como grande produtor e fornecedor mundial de alimentos.

Nesse sentido, o ministro convidou cada governador para participar da força-tarefa do combate ao desmatamento ilegal no Cerrado. “Vamos unificar os nossos sistemas, integrar nossas bases de dados para que os nossos produtores tenham segurança e o apoio necessário para acessar novos mercados e novos investidores”, assinalou Costa.

Além da unificação proposta e aceita, um grupo de trabalho entre ministros e governadores se reunirá periodicamente para acompanhar dados e tomar decisões, outra medida é destacar as cidades destes oito estados em que a situação do desmatamento é mais preocupante. O tripé das medidas acordadas hoje já está em andamento. “Sabemos da importância do nosso país para ajudar o mundo na questão da segurança alimentar, e vamos avançar na sustentabilidade, no investimento em tecnologia. Esta é uma grande oportunidade para o Brasil”, destacou.

Saiba mais aqui.

1 comentário para "Desmatamento do cerrado maranhense leva Brandão a firmar pacto em Brasília para preservar bioma"


  1. NONATO MORAES

    Bom dia!
    O Governador já deveria começar por abolir a Lei da grilagem instituída por ele aqui no Maranhão.
    Nonato Moraes – CBH PINDARÉ

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS