Preso superintendente do Incra

0comentário

PreisaoIncra

O superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) Antônio Carneiro, foi preso na manhã desta terça-feira (2) durante a Operação Ferro e Fogo I e II da Polícia Federal, que investiga um esquema de corrupção envolvendo servidores públicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) e empresários.

Carneiro foi preso suspeito de ter participado do esquema quando era secretário adjunto da Sema. Ele estava dentro de um avião com destino a Brasília quando foi detido por policiais federais. Até o momento, quatro pessoas teriam sido presas: uma em Açailândia, uma em Balsas, uma em Davinópolis e outra em Imperatriz. Ainda não há informações sobre a identidade dos detidos.

Segundo a PF, estão envolvidos 15 servidores do Ibama, um da Sema, além de dois ex-superintendentes adjuntos da Sema, incluindo Carneiro. A operação cumpre dois mandados de prisão preventiva, 21 mandados de prisão temporária, 28 mandados de busca e apreensão e seis conduções coercitivas de pessoas envolvidas diretamente com os fatos.

De acordo com inquérito da Delegacia Especializada em Repressão e Crimes contra o Meio Ambiente, a organização criminosa cobrava dinheiro para auxiliar empresários em processos administrativos, concedendo informações privilegiadas sobre fiscalizações e na execução de fraudes em processos ambientais.

A PF informa que os investigados poderão obter pena somada de até 25 anos de reclusção pelos crimes de quadrilha ou bando, concussão, corrupção passiva e ativa, prevaricação, advocacia administrativa e violação de sigilo funcional. Após interrogatório, eles serão encaminhados para o Presídio de Pedrinhas, onde ficarão à disposição da Justiça.

Foto: Imirante/ Imperatriz

Sem comentário para "Preso superintendente do Incra"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: