Portas fechadas

11comentários

ConventodasMerces

A Fundação da Memória Republicana Brasileira fechou nesta sexta-feira (15) suas portas à visitação pública devido ao Decreto Nº 30.621, de 2 de janeiro deste ano, publicado no Diário Oficial do Estado, em que exonera ocupantes de cargos comissionados, incluindo os funcionários da fundação, que por mais de dois anos trabalharam na execução de projetos educacionais, culturais e sociais.

Nesta conjectura, o Convento das Mercês, um dos Sete Tesouros de São Luís, sendo um dos mais visitados pontos turísticos da cidade, deixa de receber turistas, o que, consequentemente, causa um impacto negativo na economia da cidade e do estado. Somente nas duas primeiras semanas de janeiro, pelo menos 1.000 pessoas do Brasil e do mundo estiveram na sede da FMRB conhecendo as exposições que contam desde a história do prédio até o período de redemocratização da política no país.

Nos últimos anos, a FMRB promoveu atividades educativas que atingiram escolas públicas da região e crianças e adolescentes da comunidade do Desterro e adjacências, como a Mostra À Mercê das Artes, Projeto Reforço Escolar, Concurso de Redações, Cursos de Análise de Obras Literárias do Vestibular da UEMA, Cursos profissionalizantes, Projeto Férias com Artes, que aproximou os menores do rico acervo museológico e bibliográfico da fundação.

Além disso, a mostra Mulheres em Destaque, que homenageou importantes figuras femininas que contribuíram para a construção da sociedade maranhense, o Ciclo de Palestras sobre Literatura Maranhense, o Seminário Literário e a Primavera dos Museus desenvolveram atividades educativas, com promoção de debates e palestras que refletiam questões ligadas à arte, à política e à educação no Maranhão.

No período de funcionamento da FMRB, mais de 71 mil pessoas e alunos de 254 participaram das atividades promovidas no Convento das Mercês. Através da exposição multimídia “Memória da República Brasileira”, por exemplo, puderam interagir com as peças do museu que contam fatos que levaram à redemocratização do país. Já a exposição Cadê a Química, da mesma forma interativa, com músicas, vídeos, jogos e experiências, facilitou o entendimento das reações e procedimentos químicos que estão presentes no dia a dia.

A qualificação profissional também atingiu servidores dos centros culturais e arquivísticos do estado, por meio do projeto da FMRB com apoio da Fapema. Cursos de restauro de livros e de peças museológicas foram realizados na sede da Fundação que recuperaram diversas peças do museu, entre eles Oficina de Restauração e Restauro de Papéis, curso Tratamento Técnico de Documentos Acumulados e curso de Educação Patrimonial e Elaboração de Projetos Culturais

Além disso, dentro do projeto de digitalização e modernização do acervo, 495 mil páginas do acervo textual foram digitalizadas, 1.028 discos LPs, fitas VHS e K7 do acervo audiovisual convertidos para DVD, além de 23.900 livros da Biblioteca Padre Antônio Vieira foram inventariados, o que mostra o esforço da FMRB em preservar para as futuras gerações a história da nação.

11 comentários para "Portas fechadas"


  1. carlos sousa

    Severino tu que é um puxa saco desgraçado desse Sarney !!!!!!!!! Até presidente da republica esse individuo foi e o Maranhão é o estado mais pobre da federação !!!!!!!!!!! Vai puxar saco assim no inferno… Seu incoerente !!!!!!!!! Já era pra vcs, oligarquia nunca mais !!!!!!!! Seu babão da desgraça…

  2. Jeorge Almeida

    É por isto que o estado do Maranhão está do jeito que está , por conta de mentes como está e por conta de ser um povo tão individualista , lógico que o governo que tem que fazer isto,tudo tem que ser auditado e avaliado , tenho a certeza que aquele local não vai ser largado , mais o que não pode acontecer é o governo pagar despesas que ele nem sabe para qual é o destino, todos sabem que o governo anterior deixou uma conta imensa para que ele pague e isto vai ser investigado,sei que as pessoas que hoje estão chorando e reclamando é por que perderam ou vão perder a mamadeira.

  3. CLAUDIO

    COMENTÁRIO MODERADO

  4. AUGUSTO CESAR

    Pura ignorância ali está parte da historia republicana do nosso país e do Estado do Maranhão, além de promover inúmeras atividades educativas que atingiam escolas públicas da região, crianças e adolescentes da comunidade do Desterro e adjacências, com inúmeros projetos que ali se desenvolviam além de Cursos profissionalizantes, aproximando os menores do rico acervo museológico e bibliográfico da fundação, uma pena para a cultura do Maranhão, esperamos que o governador repense esta atitude lamentavel.

  5. marcos boliviano

    kkkkkkkkkkkkkkk acabou ouou acabou acabou ouuuouou acabou kkkkkkkkkkkkkkkkk

  6. severino lima de Jesus

    esse é o governo dos fundamentalistas “odiosos” vai dá um tiro no pé e acertar os puxa sacos rancorosos desse governo, cheio de gente miserável de pensamentos, o homem pode ate ser pobre, mais pobre em espírito é a pior desgraça para uma pessoa assim é esse governo e seus puxas sacos odiosos, eles não tem como apagar uma historia de um homem que ocupou todos os cargos públicos nesse país como tem o ex sanador José Sarney, não sei o que vai marca mais se é ignorância desse governo ou a sabedoria do ex senador o tempo vai dizer.

  7. Fla

    Zeca Soares a melhor resposta para os ignorantes é o silêncio.

  8. Orlando

    La não era fundação José Sarney?

  9. Cláudio

    Kkkkkkk… Acabou o malzoleu do teu patrão!!!!

  10. Boliviano triturador

    Tai…uma medida que botei fe no governo Flavio Dino,é assim que tem que ser criticar na hora certa e aplaudir na hora certa,sobre a data de pagamento do estado achei que ele fez uma tremenda merda.
    Mais nesse caso aplausos, se Sarney quer manter museu que corra atrás de dinheiro ou tire do próprio bolso,porque tem que ser com meu dinheiro? Ainda tem uns que diz que ali funcionava isso e aquilo,tudo bem funcionava e pode continuar funcionando e o povo vai aceitar desde que seja escola de música,de dança,de medicina o que for mais não com o museu de Sarney lá dentro,ele já ganhou o prédio na mao grande e ainda quer que eu pague seu museu?
    Sarney desembolsa ai 8 milhões e mantenha teu museu ou vai catar coquinho a boquinha acabou para vcs.

    • severino lima de Jesus

      miserável de pensamentos, o homem pode ate ser pobre, mais pobre em espírito é a pior desgraça para uma pessoa assim é esse governo e seus puxas sacos odiosos, eles não tem como apagar uma historia de um homem que ocupou todos os cargos públicos nesse país como tem o ex sanador José Sarney, não sei o que vai marca mais se é ignorância desse governo ou a sabedoria do ex senador o tempo vai dizer.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: