Ponto para a Prefeitura de São Luís

0comentário
Ecopontos
Prefeitura de São Luís investe em Ecopontos para combater descarte irregular de resíduos

Já está em pleno funcionamento o primeiro Ecoponto de São Luís. Localizado na avenida dos Africanos, o espaço disponibilizado pela Prefeitura à população é destinado à entrega voluntária de materiais descartáveis e inservíveis não recolhidos pela coleta convencional de lixo, combatendo, assim, o descarte irregular de resíduos na capital maranhense.

A previsão é que sejam implantadas 10 unidades do tipo – todas em pontos da cidade que sofram com o descarte irregular. Outros três novos Ecopontos já estão em fase de implantação na área Itaqui-Bacanga, no Bequimão e no Turu. Os produtos recicláveis coletados nesses pontos serão enviados a cooperativas de reciclagem. Já os produtos orgânicos e inertes (madeiras, resíduos de construção civil, vidros, plásticos, latas de alumínio, etc.) serão encaminhados para destino final adequado.

A iniciativa integra a política de resíduos sólidos implantada na administração do prefeito Edivaldo, visando à melhoria da gestão integrada de resíduos na capital, para que a coleta do material descartado na cidade tenha destinação final ambientalmente adequada. A medida reforça as ações desenvolvidas pela Prefeitura na área da limpeza pública em São Luís, uma das primeiras capitais brasileiras a se adequar ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos.

A coordenadora do Comitê de Limpeza Pública de São Luís, Carolina Estrela, destaca que, além de promover maior conscientização das pessoas e melhoria da qualidade ambiental da cidade, o projeto propicia ainda ganhos significativos a cooperativas de reciclagem.

“Trata-se de um equipamento urbano de grande importância para a gestão do resíduo na cidade, pois atende positivamente diversos aspectos nas áreas ambiental, social e econômica, pois, a partir do momento em que as cooperativas de reciclagem são inseridas no processo de gestão do resíduo, proporcionamos a esta categoria maior organização e geração de renda”, disse Carolina Estrela.

Os ecopontos são instalados principalmente em áreas afetadas por grande volume de materiais descartados irregularmente, previamente catalogados pela coordenação do projeto. Os resíduos destinados a esses locais são, em grande parte, gerados através de reformas de pequeno porte, restos de poda e capina de origem domiciliar, ou ainda, móveis e eletrodomésticos velhos, que normalmente são descartados nas vias públicas.

Sem comentário para "Ponto para a Prefeitura de São Luís"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: