Prefeitura vacina cães e gatos em São Luís

3comentários
Vacinacao
Campanha de vacinação antirrábica animal está acontecendo todas as sextas, das 13h às 17h

A vacinação de cães e gatos contra a raiva, realizada pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), prosseguiu nesta sexta-feira (11), nos bairros e comunidades dos distritos do Coroadinho e Bequimão. A mobilização reúne cerca de 230 agentes que estão indo casa a casa para cumprir as metas da campanha.

A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, disse que serão realizadas oito etapas da campanha para vacinar um total de 160 mil animais. “No início de novembro, somente nos bairros que compõem o Centro da cidade, foram vacinados 16.932 cães e gatos, e esperamos continuar contando com a colaboração da população, porque a vacinação é essencial para garantir o bem estar dos animais, e assegurar que continuemos sem registros de casos de raiva”, afirmou.

O coordenador da Unidade de Vigilância em Zoonoses, João Batista Pires, informa que para vacinar contra a raiva, o animal deve estar saudável e ter a partir de três meses de idade. Além disso, ele ressalta alguns cuidados necessários no ato da vacinação. “Todos os animais devem estar acompanhados por adultos e cães mais agitados devem portar coleira; isso facilita o trabalho do agente. O que não pode é ficar sem vacinar, pois a imunização só será completa se todos os animais forem imunizados”, disse.

A campanha de vacinação antirrábica animal está acontecendo todas as sextas-feiras, das 13h às 17h; e aos sábados, das 7h às 13h, obedecendo a um cronograma que continuará – neste mês de novembro – no Bequimão (dias 18, 19 e 25), seguindo para o distrito Cohab (dia 26).

Em dezembro, os agentes vacinadores finalizam a cobertura a área da Cohab (dia 2) e seguem para o Tirirical (dias 3,9,10,16 e 17). Nos distritos da Vila Esperança e Itaqui-Bacanga, a vacinação deve acontecer em janeiro do próximo ano.

A raiva é uma zoonose causada por um vírus presente principalmente na saliva dos animais infectados. É uma doença fatal tanto para os animais quanto para as pessoas. Qualquer mamífero, como cães, gatos e morcegos, quando infectado pelo vírus, pode transmitir a raiva através de mordedura, arranhadura ou lambedura.

3 comentários para "Prefeitura vacina cães e gatos em São Luís"


  1. Rafaella

    Que bom que a prefeitura esta cuidando dos bichinhos.

  2. Sonia

    Ação muito importante mesmo. Vacinem seus bichinhos. Os meus gatinhos tomaram a vacina ontem, e foi rápido. Eles estão super ótimos. E é para o bem dos nossos filhotes.

  3. heitor

    Uma ótima iniciativa para cuidar dos animais e prevenir doenças.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: