Lençóis Maranhenses registrou alta de 11% da frequência turística em 2023, mas foi apenas o 6º parque nacional mais visitado

0comentário
Com potencial turístico inigualável, Lençóis Maranhenses não ocupa as primeiras posições do ranking dos parques nacionais mais visitados

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses recebeu pouco mais de 408 mil turistas em 2023 e foi apenas o mais visitado do país. O líder do ranking de visitações ano passado foi o Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, que registrou frequência turística 10 vezes maior do que o atrativo do Maranhão. Os números foram divulgados nessa segunda-feira (25) pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), que administra as unidades de conservação federais.

Mesmo não ocupando as primeiras posições do ranking de parques nacionais mais visitados, os Lençóis Maranhenses registraram aumento de 11% da presença turística em relação a 2022, quando a frequência foi de 367 mil.

De acordo com os dados publicados pela autarquia federal, vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, o Parque Nacional dos Lençois Maranhenses recebeu exatos 408.235 turistas ano passado. Além do Parque Nacional da Tijuca, situado no coração da cidade do Rio de Janeiro, registraram frequência de visitantes que os Lençóis no período citado o Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná (1,8 milhão); o Parque Nacional de Jericoacoara, no Ceará (quase R$ 1,5 milhão); o Parque Nacional da Serra da Bocaina, no interior do estado de São Paulo (715 mil); e o Parque Nacional de Fernando de Noronha, Pernambuco (618 mil).

No ranking dos 10 parques nacionais mais visitados em 2023, ficaram atrás dos Lençóis Maranhenses o do Monte Pascoal, na Bahia (323 mil); o de Brasília (300 mil); o de Ubajara, no Ceará (quase 211 mil); e o da Serra dos Órgãos, no estado do Rio de Janeiro (quase 209 mil).

Segundo o ICMBIO, o ano de 2023 marcou um pico de visitação nos parques nacionais brasileiros, com um registro histórico de 11,8 milhões de visitas. O órgão destaca que número representa um recorde em comparação com anos anteriores e reflete não apenas uma recuperação notável dos números pré-pandemia, mas também uma crescente demanda por experiências ao ar livre e em contato com a natureza. 

Saiba mais aqui.

Sem comentário para "Lençóis Maranhenses registrou alta de 11% da frequência turística em 2023, mas foi apenas o 6º parque nacional mais visitado"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS