Morre o deputado federal João Castelo

5comentários
João Castelo foi deputado federal, governador do Maranhão, senador e prefeito de São Luís
João Castelo foi deputado federal, governador do Maranhão, senador e prefeito de São Luís

O deputado federal João Castelo Ribeiro Gonçalves (PSDB), morreu na manhã deste domingo (11), em São Paulo, aos 79 anos.

João Castelo estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, desde o dia 31 de outubro. Ele tinha se submetido a uma cirurgia de revascularização do miocárdio no dia 10 de novembro e estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

João Castelo foi governador do Maranhão e considerado, na época, um dos mais ativos políticos do Brasil. Durante seu governo, ficou conhecido por construir a ponte Bandeira Tribuzzi, o Estádio Castelão e o Italuís. Além do Conjunto Maiobão, Cohatrac e da Cidade Operária. Além disso, construiu o Hospital do IPEM.

Elegeu-se deputado federal pelo Maranhão em 1970, assumindo em 1971, foi reeleito em 1974 para legislatura de 1975 até 1979. Filia-se ao PDS em 1980, partido onde permaneceria até 1989.

Em 1982, elege-se senador. Em 1998, volta a obter mais um mandato, elegendo-se deputado federal, agora pelo PSDB, legenda em que permanece até o presente. Participa em 2007 da gestão do Governador Jackson Lago. Disputa mais uma vez a prefeitura de São Luís em 2008 e vence Flávio Dino no segundo turno.

O governador Flávio Dino (PCdoB) lamentou o falecimento do ex-governador do Maranhão João Castelo e decretou luto oficial por três dias.

Quem assume a vaga de João Castelo, na Câmara dos Deputados é a suplente Luana Alves (PSB), esposa do prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves.

Nota de falecimento

“A família do deputado federal João Castelo Ribeiro Gonçalves, cumpre a dolorosa missão de informar aos parentes, aos amigos e a todo o povo maranhense o seu falecimento na manhã deste domingo, dia 11 de dezembro de 2016, e aproveita para agradecer a todos aqueles que durante o período em que ele esteve convalescente, se solidarizaram com suas orações, com suas mensagens e com seus sentimentos cristãos.

Que Deus acolha a alma do nosso querido e amado Castelo e que nos reconforte com sua infinita misericórdia num momento de tanta dor e saudades.

Gardênia Castelo, Gardeninha Castelo e João Castelo Filho”

5 comentários para "Morre o deputado federal João Castelo"


  1. SEBASTIÃO SANTOS da área ITAQUI-BACANGA

    JOÃO CASTELO deixa registrado na sua passagem como homem público, pontos importantes, dos quais um não poderia deixar de o identificar: Ele sempre defendeu uma política de não desempregar, um dos exemplos foi quando traído por uns dos seus principais aliados, ou seja, por Edivaldo Holanda Jr, mesmo traído, fez questão de manter aproximadamente 400 funcionários na condição de SP na Prefeitura de São Luís repito do então na época Dep. Federal Edivaldo Holanda Jr. Essa é uma das provas maiores do carinho que ele tinha pelos maranhenses. JOÃO CASTELO jamais desempregou as pessoas. JOÃO CASTELO nunca deixou de pronunciar que tudo o que fez pelo Maranhão, foi pelo carinho à criatura humana frase que ele sempre repetia “CRIATURA HUMANA”. O legado de JOÃO CASTELO merece respeito. No ensejo, apresento em meu nome e da minha família, minhas condolências à sua família e amigos, onde todos possam ser confortados sob o amor e proteção do nosso Deus de Israel de séculos em séculos. Siga em paz ex-governador, ex-senador, ex-prefeito e ex-Dep. Federal falecido, pois o seu legado no Maranhão sempre será lembrado por quem tem senso de justiça.

  2. Everaldo Silva…!

    Na minha opinião, suas obras falam por se só, um homem a frente do seu tempo, lembrando os heróis medievais não dando trégua a gregos ou troianos…! Assim.nos despedimos do nosso companheiro, amigo e irmão…!Que Deus tenha um bom lugar pra você que ajudou muitas pessoas…!

  3. Porto Motense

    Em que pesem as criticas que possam ser feitas (afinal todo somos passiveis destas), Castelo deixou marcas positivas, tanto durante seu mandato de governador, como durante o de prefeito. Aliás, na minha humilde opinião, mesmo com todos os erros que ocorreram em seu mandato de prefeito, ele fez mais que o prefeito atual em seu primeiro mandato. Nesse momento cabem apenas condolências à família, e um desejo de “Descanse em Paz”

  4. Conde maximu’s del rey

    Que deus o tenha, fez muito pela nossa cidade e pelo maranhão.

  5. Conde maximu’s del rey

    Na minha opinião, um político arrojado, corajoso um homem de projetos e realizações fantásticas, obras de grande expressão para o maranhão,diria ate que os melhores projetos executados foram na sua gestão.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: