Prefeitura lança campanha Novembro Azul

1comentário

A Prefeitura de São Luís lançou oficialmente, nesta terça-feira (7), a campanha Novembro Azul. O vice-prefeito Julio Pinheiro e o secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, anunciaram a programação de atividades que marca o mês dedicado à prevenção do câncer de próstata e em favor da saúde integral do homem. A cerimônia de lançamento aconteceu no Centro de Especialidades Médicas do Felipinho, unidade de saúde referência nos cuidados com a saúde do homem, no município. As ações são coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

Segundo o vice-prefeito Julio Pinheiro, as ações desenvolvidas durante o Novembro Azul mostram o compromisso da gestão com a saúde pública municipal e os cuidados com sua gente, aspectos prioritários da administração do prefeito Edivaldo.

“O Novembro Azul é um grande movimento institucional levado muito a sério pela gestão, para promovermos reflexões importantes sobre a saúde do homem, alertar a população sobre o câncer de próstata, desmitificar informações erradas sobre a doença e acabar com o preconceito que muitos ainda têm sobre a prevenção do problema. A saúde pública é uma questão de interesse coletivo e a Prefeitura de São Luís tem feito sua parte, com esforços significativos no sentido de investir cada vez mais na área”, afirmou Julio Pinheiro.

O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, destacou a campanha como um momento crucial de reflexão e de promoção de ações concretas visando à prevenção de doenças que comprometem a saúde da população masculina.

“Além de trazermos à tona reflexões importantes sobre o câncer de próstata, trabalhamos para que o Novembro Azul seja um mês dedicado não apenas à prevenção dessa doença, mas que promova também a conscientização sobre outros temas voltados à integralidade da saúde do homem. Sabemos que a população masculina é a que menos se cuida e, consequentemente, a que mais busca os equipamentos de saúde em decorrência de doenças não prevenidas. Por isso, é necessário que mostremos à população que é preciso estar alerta e cuidar sempre da saúde e não apenas tratar das doenças”, observou Lula Fylho.

O titular da Semus acrescentou ainda que, durante o Novembro Azul, a Prefeitura vai promover ações de prevenção a outros problemas que comprometem sobremaneira a saúde da população masculina, como o tabagismo, o alcoolismo, a obesidade, o sedentarismo e a má alimentação, que são fatores preponderantes no desencadeamento de muitas outras doenças.

Programação

Além do Dia do Câncer de Próstata, a programação de atividades pelo Novembro Azul vai promover também ações efetivas sobre cada um desses temas, realizadas em dias específicos, incluído ainda entre as ações o Dia da Consciência Negra, para tratar das políticas de saúde voltada à população afrodescendente, no município.

Na abertura da campanha, o coordenador do Serviço de Urologia do Município, o médico Antônio de Pádua, proferiu palestra sobre prevenção das doenças urológicas do homem, da qual participaram usuários dos serviços prestados no Centro de Especialidades Médicas do Felipinho.

Foto: A. Baeta

1 comentário para "Prefeitura lança campanha Novembro Azul"


  1. Riba

    É incrível a omissão do nosso prefeito Edivaldo, pois nem numa solenidade e uma campanha importante dessas sendo lançada e mesmo assim ele não aparece. que coisa hein prefeito!!!!

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: