PRE pede cassação do diploma de Duarte Júnior

11comentários

A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) propôs ao Tribunal Regional Eleitoral Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) em desfavor de Hildelis da Silva Duarte Júnior, eleito deputado estadual e Karen Beatriz Taveira Barros, presidente do Procon-MA. (Clique aqui e leia a ação)

O procurador-eleitoral Pedro Henrique Oliveira Castelo Branco pede a cassação do registro e do diploma de Duarte Júnior, além da inelegibilidade dele e de Karen Barros, pelo período de 8 anos.

Segundo o Ministério Público Eleitoral (MPE), Duarte Júnior (PCdoB) utilizou toda a estrutura do Procon-MA para fazer promoção pessoal entre os anos de 2017 e 2018, mesmo após ter deixado o cargo para disputar a eleição e indicado a aliada para presidir o órgão.

Na ação, Pedro Henrique Castelo Branco, aponta que “a exposição massiva da imagem de autoridades/servidores de modo a desvirtuar o caráter educativo, informativo e de orientação social da publicidade de atos, programas, obras, serviços e campanhas de órgãos públicos, convertendo-os em meios de promoção pessoal, como claramente ocorre no caso trazido à apreciação judicial, caracteriza abuso de autoridade”.

Foram anexadas na Ação de Investigação Judicial Eleitoral 99 imagens e vídeos nas páginas oficiais do Procon e 138 publicações faziam referência direta ao próprio Duarte Júnior.

Karen Brito chegou a receber recomendação da Procuradoria Regional eleitoral para que promovesse a retirada da publicidade institucional veiculada por meio de redes sociais e website, contendo a inserção de nomes, símbolos ou imagens do pretenso candidato Hidélis da Silva Duarte Júnior. As postagens e notícias, segundo a presidente do Procon-MA foram retiradas do site e redes sociais institucionais no dia 15 de julho.

“Especificamente quanto ao abuso de autoridade é patente a sua configuração, já que houve inequívoca exposição massiva e desvirtuada da imagem do requerido em veículos de publicidade institucional do Procon-MA e do Governo do Estado do Maranhão, durante a gestão de ambos os requeridos, com fins de promoção pessoal do candidato; tais práticas, assumem ainda o contorno de abuso de poder político, já que consistem na atuação deliberada de agentes públicos que se valem de sua condição funcional em manifesto de desvio de finalidade, para influir na igualdade da disputa eleitoral gerando benefício a candidatura determinada”, aponta o procurador Pedro Henrique Castelo Branco.

Foto: Divulgação

11 comentários para "PRE pede cassação do diploma de Duarte Júnior"


  1. Thyago

    E a farofa tb kkkk

  2. RICK

    esse tipo de persseguicão é bem tipica aqui no maranhao eu nao entendo o porque desses orgão nao averiguar isso antes ai quer dizer o cara vai eleito ai eles comecam a buscar uma forma de denigrir a imagem do cara tentando tirar dele a sua candidatura querendo os orgãos ou nao o cara foi eleito
    duarte junior espero que voce passa por cima desses mercenarios que tentam te prejudicar boa sorte guerreiro

  3. Carlos

    Mais do que justa a cassação… esse camarada usou o PROCON de forma descarada pra se eleger… tem que perder o mandato mesmo .

  4. CHOQUITOX DA BIANCA E CIA.

    AGORA QUE O MP ELEITORAL PERCEBEU ISSO? ERA NOTORIO…! ESSE PLAYBOYZINHO TORNOU O PROCON CABIDE DE EMPREGO…

  5. Lene

    Quero só vê se vai ser cassado msm, tem muitos q fazem pior, q roubam, ta estampado na cara da sociedade, e PRE, TRE e nunca cassado ninguem

  6. Alessandra

    So intriga .

  7. ELAINE PASSOS

    Por isso que o Brasil não evolui, quando aparece alguém para promover a renovação é impedido.Deixa o rapaz trabalhar e sigam o exemplo dele.

  8. Anonino

    Só agora que foram ver isso? Esse rapaz fez isso o tempo todo, inclusive pressionando os funcionários a colocar foto dele no perfil de Whats e facebook e a plotar carro, sob pena de demissão, isso foi feito qdo ele estava lá e depois que deixou a fantoche para assumir o Órgão

  9. Carlos Filho

    Quando a justiça observa a satisfação do povo em um candidato, imediatamente o mesmo começa a procurar situações e erros para deixar o candidato Duarte em situações lamentáveis como essa.

    Bem eu apoio pelas tomadas de decisões que ele realizou quando estava no Procon e acredito que a maioria da população, concordaria que graças a ele a justiça começou a andar para as pessoas. Realizando visitas, palestras e etc.

    Resumindo, observo que a justiça deve funcionar apenas para o lado mais forte (Corrupção), infelizmente essa é lei dos “poderosos”.

    Espero que o Duarte consiga vencer está batalha e espero que o diploma desse procurador que seja cassado, por não colaborador com o avanço e melhorias no Maranhão.

  10. CHICO LESADO

    AH BOM, AGORA COMPRA UM GALETO, UMAS GELADAS E LEVA ELE PRA ALMOÇAR NA TUA CASA PUXA SACO

  11. Jose Luis R Sousa

    Fez um bom trabalho junto ao Procon. Tenho muito mais idade do que ele, mas votei nele por convicção.

deixe seu comentário