Resultado definitivo do censo aponta que


São Luís não tem 1 milhão de habitantes

O resultado oficial e definitivo do censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que São Luís tem 957.899 habitantes. Os números frustram as expectativas da Prefeitura de São Luís e da Câmara Municipal, que esperavam obter um aumento do valor dos repasses federais que ocorreria caso o contingente populacional da capital atingisse a casa de 1 milhão.

Um vereador confirmou a este blog, ainda há pouco, que a Câmara Municipal já tem preparada toda a documentação para contestar administrativamente o resultado do recenseamento. O mesmo vereador informou que caso não haja uma resposta favorável no âmbito administrativo, o Legislativo municipal procurará a via judicial.

Caso o IBGE tivesse atestado a existência de 1 milhão de habitantes em São Luís, o acréscimo no valor do repasse constitucional à prefeitura poderia atingir R$ 32 milhões.

Sem fazer licitação, Detran contrata fundação


gaúcha para emitir carteira de motorista no MA

A Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência (Fatec), vinculada à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), passará a aplicar, a partir do próximo dia 17, os exames teóricos e práticos para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pelo Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA). Funcionários da instituição começaram a chegar ontem a São Luís para montar a estrutura de trabalho, que será implantada a partir da próxima semana.

A página da Fatec na internet informa que a instituição tem como missão “atender às necessidades da sociedade por meio de ações de promoção e apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico, à pesquisa, à transferência de tecnologia e qualificação de recursos humanos, em apoio às atividades da Universidade Federal de Santa Maria, observando os princípios de qualificação, competência, ética e exelência profissional”.

A fundação tem uma extensa lista de clientes, entre os quais os Ministérios da Saúde, Educação e Ciência e Tecnologia, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Governo do Rio Grande do Sul, Departamento Estadual de Trânsito daquele estado (Detran/RS), entre muitos outros.

REPERCUSSÃO NEGATIVA – A contratação da Fatec sem licitação e o fato de o Detran ter dado à instituição as atribuições de aplicar os exames teóricos e práticos para a emissão da CNH não agradou aos donos de Centros de Formação de Condutores (auto-escolas) locais. Eles denunciam que, além de a fundação não ter enfrentado concorrência para ganhar o contrato, a mesma, ao aplicar os exames de direção veicular, infringirá o artigo 148 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que proíbe às instituições terceirizadas pelos Detrans de todo o país aplicar exames de tráfego, ficando as mesmas responsáveis apenas pela parte teórica do processo de emissão da carteira de motorista.

Busca

No Twitter

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima