CPI da Carceragem adia vinda ao Maranhão
Dutra apontará falhas
do sistema prisional
do Maranhão
Integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura denúncias de irregularidades no sistema prisional do país adiaram sua vinda a São Luís. Os deputados haviam agendado para hoje visita ao Complexo de Pedrinhas, onde inspecionariam as instalações físicas e avaliariam o modelo de gestão adotado na penitenciária e nos presídios ali instalados.
Segundo um integrante da CPI, a viagem à capital maranhense foi adiada por causa de um contratempo. Ele informou que, possivelmente, na próxima segunda-feira, a vinda a São Luís será reagendada.
A CPI da carceragem tem como relator o deputado federal Domingos Dutra (PT-MA), um dos principais aliados e defensores do governo estadual. Será dele a responsabilidade de apontar as falhas no sistema penitenciário do Maranhão e dos demais estados visitados pela comissão.
Cabe à sociedade maranhense ficar atenta ao teor do relatório de Dutra para que não pairem dúvidas sobre a seriedade do trabalho. É oportuno relembrar as duas rebeliões ocorridas em Pedrinhas em outubro, quando houve tiroteios, quebra-quebra e até uma diretora da penitenciária foi mantida refém.
Atualmente, os gestores do sistema convivem com um novo problema: uma greve de fome iniciada há duas semanas por presos, que reivindicam melhorias na estrutura das instalações carcerárias onde cumprem suas penas.
Comentários