Policia Civil do Maranhão tem 64 viaturas quebradas
A Polícia Civil do Maranhão tem atualmente 64 viaturas quebradas. Os veículos estão em oficinas mecânicas para conserto. Muitos estão em estado praticamente irrecuperável. A informação é de uma fonte de dentro da própria polícia.
Há algumas semanas, a secretária de Segurança, Eurídice Vidigal, anunciou com pompa e entusiasmo a entrega, pelo Governo Federal, de 170 viaturas para reforçar o policiamento no estado. Dias depois, na solenidade em que o coronel Francisco Melo reassumiu o Comando do Policiamento Metropolitano, realizada no Palácio dos Leões, apenas 70 veículos foram apresentados.
Com tantas viaturas sem condição de uso, a conclusão a que se chega é que as novas servirão tão somente para reposição da frota. Ou seja, o número de veículos continuará insuficiente, para alegria da bandidagem, que, diante da precariedade do sistema de segurança, sente-se à vontade para agir.
Telefones das delegacias passaram sete dias cortados
Depois de passar sete dias cortados por falta de pagamento, os telefones de todas as delegacias de polícia do Maranhão voltaram a funcionar anteontem. Nos dias em que o serviço esteve interrompido, delegados, agentes, escrivães e demais funcionários das distritais, regionais e especializadas puderam apenas receber chamadas.
O corte dos telefones prejudicou sensivelmente o trabalho policial. As investigações ficaram comprometidas. Muitas ocorrências não tiveram andamento porque delegados ficaram impossibilitados de fazer os contatos para fundamentar pedidos de prisão ou outros procedimentos.
Esse é o retrato da segurança pública do Maranhão, um sistema em que os seminários, debates e mesas-redondas dizem uma coisa e a realidade mostra outra completamente diferente.
Comentários