Após denúncias, ambulâncias do Samu serão disponibilizadas à comunidade
Após denúncia feita pelo jornal O Estado do Maranhão de que sete ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) permaneciam paradas na sede da unidade desde que foram compradas, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) finalmente disponibilizará os veículos à comunidade.
O anúncio foi feito no início desta tarde pelo assessor da Semus, Marcos Pacheco. Segundo ele, as ambulâncias estarão circulando ainda hoje.
Adquiridos com recursos do Ministério da Saúde, os veículos jamais haviam deixado o pátio do Samu, na área Itaqui-Bacanga. A alegação da Prefeitura é de que a documentação referente ao seguro das ambulâncias estava pendente.
Por causa da frota reduzida, os atendentes do Samu vinham sendo obrigados a priorizar as ocorrências consideradas mais graves. Invariavelmente, quando havia mais de um caso extremo a atender ao mesmo tempo, os socorristas escolhiam aleatoriamente o paciente a quem prestariam assistência.
Não raro, vítimas de acidentes de trânsito permaneciam agonizando em via pública. Não foram poucas as que morreram por falta de atendimento, à espera de resgate do Samu.
Espera-se que com a disponibilização das ambulâncias, o trabalho de socorro esteja ao alcance de todos os que precisem.
Comentários