Maranhão tem pior índice de cobertura vacinal contra paralisia infantil, aponta Ministério da Saúde

vacina.jpgCom apenas 55,48% das crianças com idade entre zero e cinco anos imunizadas na última campanha de vacinação contra a poliomielite, realizada sábado passado, o Maranhão apresenta um dos piores índices de cobertura vacinal entre todos os estados brasileiros. Os números fazem parte de um balanço parcial divulgado hoje pelo Ministério da Saúde.

Para se ter uma idéia, o Distrito Federal, Unidade da Federação que apresenta melhor desempenho, vacinou 88,46% de suas crianças contra a pólio, popularmente conhecida como paralisia infantil. No levantamento, o Maranhão não aparece sequer nas posições intermediárias e, junto com a Bahia, ocupa as últimas colocações do ranking de cobertura vacinal no Nordeste.

O vizinho Piauí, por exemplo, aparece com índice entre 60% e 69%, enquanto Pernambuco está no patamar superior, com 82,7% de crianças vacinadas.

A poliomielite foi erradicada do Brasil há quase 15 anos. A doença se apresenta de forma endêmica apenas em regiões da Ásia e da África. Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão são exemplos de países onde casos de paralisia infantil ainda são comuns.

Com um percentual tão baixo de cobertura vacinal, o Maranhão corre o risco de voltar a uma realidade vivida atualmente apenas por países com índice de extrema miséria.         

Pleno do TJ vai referendar aposentadoria de Madalena Serejo

pleno1.jpgA sessão plenária administrativa do Tribunal de Justiça desta quarta-feira, 18, irá referendar o pedido de aposentadoria da desembargadora Maria Madalena Alves Serejo. A magistrada se aposenta após 37 anos de magistratura.

A vaga de desembargador aberta será provida por antiguidade, com edital a ser divulgado amanhã. O juiz da 5ª Vara da Família de São Luís, Raimundo Nonato Magalhães Melo, é indicado com o provável sucessor.

A promoção por antiguidade e a posse do novo desembargador ocorrerão em sessão extraordinária do Pleno, na quinta-feira,19.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Tribunal de Justiça do Maranhão.

Inquirição adiada

Com base em informações publicadas pela Assessoria de Comunicação do Tribunal Regional Eleioral (TRE), divulgadas no fim da tarde de ontem (16/06), publiquei que a audiência de inquirição das testemunhas do vice-governador Luiz Carlos Porto no processo em que é pedida a cassação dele e do governador Jackson Lago seria realizada hoje.

À noite, quando precisei me desligar das atividades jornalísticas, veio a informação sobre o acordo firmado entre os advogados das coligações “Maranhão – A Força do Povo” e “Frente de Libertação do Maranhão” para adiar a inquirição para o próximo sábado, a qual não tive acesso.

Portanto, faço a retificação.

     

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima